Seis passos para ser um empreendedor contábil
3 minutos de leitura

Seis passos para ser um empreendedor contábil

Empreendedor Contábil

Se você já pensou em abrir o seu próprio negócio no segmento contábil, mas sempre parece faltar algo para impulsionar suas ações, talvez esteja na hora de rever alguns fatores.

Pense: suas ideias dificilmente são esboçadas ou planejadas, ou quando esse processo acontece você não consegue colocá-las em prática?

Se isso tem acontecido com você, saiba que existem muitos outros profissionais passando pela mesma situação. Empreender realmente não é fácil. Qualquer obstáculo pode ser um empecilho para agir, e isso também acontece na área de contabilidade. Muitos profissionais que atualmente contam seus cases de sucesso no segmento contábil já tiveram que enfrentar grandes desafios no início da carreira.

Nesses casos, é importante refletir:

Será que um futuro brilhante não está sendo interrompido por falta de coragem de dar o primeiro passo. Existem diversos motivos para você sair hoje mesmo da zona de conforto e se preparar para ser um protagonista nesse mercado”.

Um deles, e talvez a mais motivadora, é o fato da Contabilidade ser a quarta profissão que mais cresce no mundo e oferece vantajosas oportunidades de trabalho, de acordo com o próprio Conselho Federal de Contabilidade.

E antes de aproveitar essas oportunidades e iniciar o seu negócio, que tal conhecer os seis passos para ser um empreendedor contábil?

Conheça outros empreendedores

Se você realmente pretende iniciar o seu negócio como empreendedor contábil, não tenha receio de conhecer outros profissionais que atuam nesse mesmo mercado, pois eles serão fonte de conhecimento e inspiração.

No nosso blog já apresentamos algumas historias de contadores de sucesso: Conheça os desafios e superações de Kariny Pereira na carreira contábil e o crescimento profissional de Solanne Sandes!

Busque entender o que está dando certo e o que não está indo tão bem assim para esses profissionais. Compreenda como eles lidam com os principais desafios e convertem problemas em soluções. Seja um profissional contábil ativo e não tenha medo de ir a campo.

Além disso, essa proximidade pode resultar em muitas parcerias benéficas para o seu negócio. Quem sabe em um encontro de empreendedores não surja um possível sócio ou até mesmo clientes. Pense nisso!

Planeje o negócio contábil

É importante que o seu plano de negócio esteja muito bem definido antes de partir para a ação. Com isso, todas as demais atividades ficarão mais claras e possíveis de serem realizadas.

Uma técnica bastante simples e moderna para  planejamento do seu escritório de contabilidade é o  Business Model Generation (BMG), em português, Geração de Modelo de Negócio. Para usá-la, os profissionais baseiam-se nos conceitos de design thinking (técnicas que os designers usam para resolver problemas), em um framework que abrange nove blocos de avaliação.

Foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder, e visa ajudar os empreendedores a identificarem formas de se diferenciar e inovar no mercado em que atuam.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Cargos de liderança e gestão exigem muita inteligência emocional. E quanto mais você tiver uma intenção empreendedora, mais vai precisar desenvolver essa competência.

É preciso melhorar aspectos como: Autocontrole, Empatia, Foco, Propósito, Autenticidade e muito mais. Os resultados são diversos e logo são percebidos a partir do aumento da produtividade e engajamento da equipe.

Conheça profundamente a legislação tributária e trabalhista

Conhecer a legislação tributária e trabalhista é um requisito básico para quem pretende evitar problemas judiciais e atuar de forma muito mais assertiva e consciente nesse segmento. Portanto, invista em conhecimento!

Esse conjunto de regras e procedimentos são considerados requisitos para o exercício da profissão contábil. Estar atualizado, por dentro das alterações da legislação contribui para o processo de elaboração das demonstrações e dos relatórios, ajudando ainda a evitar muitas outras penalidades ou prejuízos à empresa.

É importante ainda que o Contador lembre-se: a contabilidade é a principal linguagem no mundo dos negócios e por isso todas as mudanças dessa área devem ser acompanhas de perto para permanecer em um mercado cada vez mais competitivo.

Busque ser um líder inovador na Gestão Contábil

Profissionais que buscam atuar constantemente de forma inovadora no segmento contábil conseguem impulsionar o seu negócio com muito mais facilidade.

E para ser um profissional com essa característica, é necessário prever possibilidade para o futuro e tomar decisões que realmente estejam de acordo com as estratégias da empresa.

Para ser um líder inovador na gestão contábil é preciso ainda incentivar a inovação para a sua equipe, construir relacionamentos positivos com os públicos da empresa, analisar o mercado e buscar constantemente por novos conhecimentos. Para se atualizar, conheça os 10 melhores livros de contabilidade para você ler e aprenda como ter sucesso profissional na área contábil.

Conheça as metodologias de gestão tributária

Profissionais que pretendem empreender na área contábil precisam estar cientes que uma de suas funções é atuar na gestão de tributos das organizações, de modo que consigam reduzir gastos e garantir a segurança das informações das empresas.

Um importante tema que tem impacto direto na gestão tributária das empresas é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Com implantação do SPED e diversas outras tecnologias fiscais, o risco da não conformidade aumenta significativamente, por isso, é necessário conhecer detalhadamente cada um dos projetos do SPED.

Gostou e quer saber como ser mais assertivo nessa área? O Webinar SPED como Gestão Tributária pode te ajudar a entender melhor os impactos positivos do SPED no seu negócio e potencializar suas competências.

 

 

Sobre Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, Fortes Tecnologia, NTW Contabilidade e Bizdocs (Portugal). Autor da série Big Brother Fiscal (o primeiro livro sobe SPED). Realizou mais de mil palestras e treinamentos no Brasil, USA e Europa. Mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos. Coordenador do MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária.