IPOG na InterFORENSICS: confira as principais contribuições do evento para os profissionais de Computação Forense
3 minutos de leitura

IPOG na InterFORENSICS: confira as principais contribuições do evento para os profissionais de Computação Forense

A InterFORENSICS 2017 foi um sucesso. Nos três dias de evento, mais de 1300 pessoas participaram da ampla programação de palestras, workshops, apresentação de trabalhos, reuniões, lançamentos de livros e visitação em estandes de empresas e instituições.

Para Evandro Lorens, diretor da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) e da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e idealizador e organizador da conferência, a InterFORENSICS foi uma aposta importante e planejada. “Planejamos e trabalhamos duro para conseguir chegar nesse modelo. Tínhamos certeza que o evento como um todo seria um sucesso. Trabalhamos para oferecer qualidade nas 10 trilhas de conhecimento. O congresso foi um sucesso. Atingimos os nossos objetivos”, destaca Evandro.

Além disso, a conferência contou com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais e promoveu a integração entre a comunidade de ciências forenses.

Para Helio Buchmüller, Presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) e idealizador e organizador da conferência, o evento foi excelente. “União é a palavra chave da interFORENSICS. Conseguimos reunir em um mesmo ambiente peritos criminais, juízes, delegados, policiais, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores, estudantes, profissionais das ciências forenses e empresas que atuam nesta área”, ressalta Helio.

Computação Forense

A InterFORENSICS promoveu ótimos debates com temas relacionados à computação forense. Além de workshops e apresentações de trabalhos, o evento ofereceu mais de 10 palestras.  Os conteúdos abordados tiveram relação com o grande volume de dados que a investigação precisa lidar, como as moedas virtuais vão afetar o trabalho da computação forense pela falta de rastreabilidade e a influência da segurança e privacidade nessa área.

Além disso, técnicas de combate à pirataria e recuperação de dados, desafios da computação forense para a Internet das Coisas, análise de dispositivos criptografados, correlação de evidências digitais, computação em nuvem e crimes cibernéticos foram temas importantes apresentados na conferência.

Outra contribuição marcante foi em relação ao recente ataque cibernético WannaCry.  Considerando que o crime aconteceu há duas semanas, a conferência conseguiu trazer informações novas e de altíssima qualidade.

Aproveitamos o evento e conversamos com o advogado especialista em direito digital e crime cibernético, Fernando Peres, sobre os principais desafios para a investigação de crimes digitais. Confira a entrevista:

Quais os principais desafios dessa área no cenário atual?

É discutível que existe um número cada vez maior de adeptos na internet e das mais diferentes tecnologias. Temos um grande problema ainda da educação dos usuários, isso faz com que o número de crimes aumente de forma desproporcional.

Existe um conceito muito equivocado sobre liberdade de expressão e o que pode ou não fazer na internet. E existe ainda a falsa sensação de impunidade de muitos criminosos. Muitos acreditam que podem cometer crimes e não serão identificados. E é por isso que esse conhecimento das análises periciais e da inteligência investigativa se tornam cada vez mais importante para o sucesso das investigações.

Minha especialidade é perícia forense computacional, com isso, os equipamentos de informática adquirem novas tecnologias sempre. Se as perícias, investigações e as análises não acompanharem a evolução dos equipamentos, a investigação acaba se tornando mais difícil. Existe, além de tudo, uma necessidade muito grande de adquirir conhecimento sobre produção de provas e a práticas periciais.

O que você achou do evento?

O InterFORENSICS é uma referência na área de perícias forenses. É importante sempre estar atualizado com os estudos, teorias, práticas e com as novas tecnologias.

A próxima edição da InterFORENSICS será em 2019. “As expectativas para o próximo evento são as melhores, queremos ter mais trilhas, mais palestrantes e participantes. Nós queremos ver o quanto avançamos como pessoas, como grupo de trabalho e ver como nós evoluímos a ciências forenses nesses dois anos”, complementa Evandro Lorens.

A participação do IPOG no InterFORENSICS foi muito importante. Queremos compartilhar com você todo o aprendizado que conquistamos com o evento por meio de publicações no blog dos temas abordados na conferência. O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com o seu sucesso profissional na área de computação forense.

Artigos relacionados

Criptomoeda: Conheça os benefícios e saiba como adquirir a moeda digital Criptomoeda é um dos tipos de moeda digital. Ela é criada por meio do cálculo de um algoritmo criptográfico. Da mesma forma que moedas como o Real (R$) possuem características físicas e numerações para evitar falsificações, as criptomoedas contam com mecanismo...
Prática da enfermagem do trabalho: estudo sobre a saúde do trabalhador da Perícia Criminal e Ciência... A Perícia Criminal é uma atividade multiprofissional, e envolve várias áreas do saber, sendo de suma importância a união de profissionais graduados em diferentes áreas, para que se possa ter uma visão e atuação mais complexa na investigação de fatos ocorridos...
IPOG na InterFORENSICS: aluna de Computação Forense e Perícia Digital é destaque no evento A programação do InterFORENSICS contou com apresentações de trabalhos científicos de várias áreas das ciências forenses.  Dos quase 200 trabalhos enviados para participar da conferência, 30 foram selecionados para a apresentação oral. O artigo “Análise compara...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br