Qual o melhor serviço de computação em nuvem para implantar em seu negócio?
3 minutos de leitura

Qual o melhor serviço de computação em nuvem para implantar em seu negócio?

Os grandes avanços e inovações da tecnologia mudam constantemente o mercado, e para acompanhar as novas práticas de trabalho, as empresas precisam da expertise do setor de Tecnologia da Informação (TI) para adequarem processos às novas realidades. Um grande exemplo que ganhou força e promoveu uma transformação tecnológica na área corporativa é a Computação em Nuvem, ou Cloud Computing.

A computação em nuvem vai muito além do uso de provedores de e-mail, Dropbox, ICloud e Google Drive. O sistema online fornece serviços de computação para o armazenamento de arquivos, acesso e desenvolvimento de aplicações e execução de programas em dispositivos que estejam conectados à internet, em qualquer lugar e horário, com múltiplos acessos, sem a necessidade de ocupar a memória de um computador com a instalação de algum programa.  Todas as informações ficam disponíveis em nuvens, ou seja, na Internet.

  • Ganhos em Nuvem

Mobilidade, flexibilidade, escalabilidade, economia de recursos com hardwares e softwares e otimização dos ambientes são algumas das vantagens do Cloud Computing que transformou o modo de visão corporativa pela área de TI.

Os serviços computacionais oferecidos pela Nuvem podem ser implementados em todos os departamentos de uma instituição e contribuem para reduzir custos, otimizar tempo e aumentar a produtividade e o lucro. Além disso, abrange também a estratégia para uma melhor conexão com clientes e parceiros.  As empresas que oferecem esses serviços são chamadas de provedoras de nuvem.

  • Tipos de serviços

A tecnologia computacional oferece inúmeras possibilidades de serviços de computação em nuvem. Para alcançar as metas propostas e garantir rentabilidade e vantagem competitiva no negócio, o profissional de TI precisa analisar qual o melhor serviço online que irá agregar real valor na empresa.

Os principais serviços de computação em nuvem se dividem em três categorias:

  • Software as a Service (SaaS)

O SaaS, software como serviço, é o modelo de cloud computing mais disseminado atualmente e permite o uso de aplicações online. Quando você acessa o Gmail ou uma rede social como o Facebook, está utilizando esse serviço.

Com o uso do software como serviço, os colaboradores de algum departamento da empresa podem ter acessos simultâneos em programas e arquivos online em telefones, notebooks, tablets e computadores que estejam conectados à internet, sem a necessidade da instalação física do aplicativo em um único dispositivo fixo.

Esse tipo de serviço também proporciona a redução de custos, pois não há a necessidade de adquirir diferentes licenças e pagar taxas de instalação para vários dispositivos.  Existem modelos que cobram de acordo com o uso e também há planos gratuitos com restrição de funções, depende muito do tipo de programa e fornecedor.

Existem vários tipos de soluções em SaaS disponíveis no mercado que podem ser aplicadas em vários setores da sua companhia e atender várias necessidades de forma personalizada, até mesmo para uso de clientes. A Oracle, HP e SalesForce são alguns exemplos de empresas que oferecem software como serviço.

  • Platform as a service (PaaS)

O PaaS, plataforma como serviço, é uma solução da computação em nuvem que fornece uma plataforma para o desenvolvimento e gerenciamento de softwares através da internet. O serviço possui alta capacidade de armazenamento e processamento, segurança e sistemas de linguagens de programação para desenvolver, compilar, implantar, atualizar e executar outras funções em uma aplicação em nuvem.

Talvez sua empresa precise de um software para a solução de um processo, e por alguma limitação, o modelo SaaS não consegue atender a demanda necessária.   Desta forma, com o PaaS, profissionais de TI podem criar aplicativos personalizados em nuvem para obter vantagens competitiva no negócio. Esse serviço também oferece redução de custo, visto que exclui a necessidade de adquirir um hardware fixo para a execução da tarefa. Os principais provedores de PaaS são: Google App Engine, Cloud Foundry e SalesForce.

  • Infrasctruture as a Service (IaaS)

O IaaS, infraestrutura como serviço, é um modelo de computação em nuvens focada na contratação de infraestrutura de TI, servidores ou  máquinas virtuais como serviço. Ou seja, você pode adquirir capacidade de hardware através da aquisição de servidores virtuais e acessar e gerenciar todos os dados armazenados e aplicativos instalados pela internet.

A principal vantagem desse serviço é a alta escalabilidade. O custo de contratação é variável de acordo com o uso.  A IBM, o Google Cloud e a Amazon Web Services estão entre os principais provedores de IaaS.

Para utilizar ou implantar qualquer serviço de computação em nuvem, é fundamental que o profissional de TI avalie o impacto e a relevância para a empresa. Uma aplicação mal planejada pode gerar resultados negativos para o negócio. É preciso utilizar a tecnologia para inovar, otimizar processos, reduzir custos e gerar ótimos resultados financeiros.

Artigos relacionados

Como o trabalho da Perícia Criminal atua na resolução dos Cybercrimes De acordo com um relatório emitido em 2019 pela empresa de segurança digital McAfee, entidades brasileiras chegam a perder 10 bilhões de dólares por ano em cybercrime.  O alto número abarca diversos crimes virtuais. Alguns exemplos são roubos de valor, propri...
Luminol: descubra como esse produto é utilizado em cenas de crime Desenvolvido por O. H. Albrecht, em 1929, o luminol é uma substância química que emite luz azulada quando entra em contato com íons de ferro presente na hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.  O luminol é muito usado ...
Segurança e privacidade em Internet das Coisas (IoT): como aumentar a confiança do usuário? É fato que a forma de interação física em todo o mundo mudou. Hoje, as casas estão automatizadas, a iluminação, temperatura, TV's, fechaduras e portas podem ser controladas por um smartphone, geladeiras sinalizam a necessidade de abastecimento de alimentos. Es...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br