10 dicas para ser aprovado em concursos na área de Educação
2 minutos de leitura

10 dicas para ser aprovado em concursos na área de Educação

Os concursos públicos na área de educação são oferecidos em todo o Brasil. Se preparar para eles exige uma atenção voltada para a realidade de trabalho dos docentes. Uma ressalva é que você precisa entender que não adianta se ater aos conteúdos gerais que constam nas diversas áreas de conhecimentos dos concursos públicos, e sim se concentrar nas especificidades daquele que pretende prestar e também no órgão responsável pelo exame.

Considero que o segredo é estudar fortemente os conteúdos que o edital exige. Outra dica é fazer várias questões de anos anteriores com foco ao cargo almejado. Feito isso, você já estará muito à frente dos demais concorrentes e com um direcionamento muito mais específico.

Então, você que vai prestar o concurso na área da educação e quer uma ajuda para direcionar os seus estudos a fim de conquistar esse objetivo, leia a seguir estas 10 dicas:

1º passo: Leia todo edital

Como dito anteriormente, fique atento aos detalhes do edital e estude somente o que ele exige. Não se esqueça de estudar também sobre o órgão competente do concurso para o qual você está se preparando. Geralmente, esses órgãos possuem prova de títulos.

2º passo: Avalie sua rotina diária

O ideal é fazer uma análise em sua rotina diária, contando com o seu horário de trabalho e as demais atividades que executa. Desta forma, conseguirá programar melhor o seu tempo disponível para estudos.

3º passo: Escolha as Fonte de estudos

Escolha uma fonte principal para cada matéria (livro, apostila, curso presencial, curso online e outros) e, juntamente com eles, acrescente no máximo duas secundárias para não ficar perdendo tempo procurando material na hora dos estudos. A internet pode ser uma ferramenta para complementar seus estudos.

4° passo: Monte um cronograma

Com base na sua rotina diária e na fonte de estudos, distribua as disciplinas por ordem de importância (peso). Isso faz com que você estude todos as disciplinas.

Estude todo o edital

É muito comum confiar nas disciplinas que já sabemos deixando-as de lado, isso não é o melhor. Lembre-se que essas disciplinas podem ser o nosso diferencial.

Intercale os estudos

Já foi comprovado que intercalar as disciplinas, facilita a aprendizagem, portanto, faça desta forma.

Faça intervalos

A cada 30 minutos de estudos, dê 10 minutos de descanso. A produtividade aumenta e diminui a fadiga mental.

Faça resumos

Além de ajudar na aprendizagem, facilita as revisões. Resumos como mapas mentais ajudam na memorização e é imprescindível. Revise, revise e revise. Quem não revisa, esquece. Nossa memória é limitada! Revise com 24h após a aquisição do conteúdo, depois revise semanalmente. Essa tática FUNCIONA!

Acredite

O pensamento gera sentimento, que, por sua vez, gera comportamentos e ações. Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados. Então, tenha pensamento positivo e você chegará lá!

Artigos relacionados

Qual a relação entre teatro e sala de aula? Alguma vez você já parou para pensar que pode existir uma relação entre teatro e sala de aula? "Eu adoro fazer essa relação", conta o professor Daniel Vieira, que dá aulas em vários cursos do IPOG, entre eles na Pós-Graduação do IPOG em Formação de Professores...
As vantagens de investir no estudo à distância A globalização é um dos elementos que nos leva a enxergar a educação permanente como uma necessidade, sendo possível que cursos à distância incorporem os avanços tecnológicos. Ensino Convencional X Ensino à Distância O ensino convencional é o nível de...
Pós-graduação: conheça os setores que estão em alta no mercado O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso fazer um curso de especialização não apenas faz a diferença no currículo, como se torna exigência básica para quem almeja dar uma guinada na carreira. Segundo dados da 54ª edição da Pesquisa Salar...

Sobre Renato Gomes

Professor do curso MBA Essential Master Coaching