Especialização traz qualificação necessária ao currículo
2 minutos de leitura

Especialização traz qualificação necessária ao currículo, seja em cenário de crise ou de crescimento econômico

Antes de falarmos sobre a especialização, você sabia que assim como vem acontecendo em outros segmentos, o de educação também tem sentido os reflexos da instabilidade econômica que o país enfrenta? Um exemplo bastante nítido é o do setor de pós-graduação que, segundo estimativas realizadas a partir da Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG) e associados, vinha registrando expansão significativa no número de novas matrículas até 2014.

Somente no Estado de São Paulo houve crescimento de aproximadamente 15%. Contudo, desde 2015 o setor tem sofrido retração, a qual se estendeu até o ano passado. A boa notícia é que 2018 tem sido um momento de recuperação e a queda só não foi maior porque, segundo o presidente da ABIPG, Marcelo Saraceni, tem havido uma migração para cursos de especialização de baixo custo.

Além disso, houve um ligeiro aumento na procura pelos cursos de educação a distância. “Essa instabilidade na economia, aliada à redução da oferta de emprego, tem desestimulado e criado um clima de insegurança por parte dos alunos, que fica receoso de assumir um compromisso de longo prazo”.

Por outro lado, o presidente da ABIPG ressalta que as instituições de ensino têm se organizado para agregar diferenciais aos seus programas que sejam capazes de atrair um número maior de alunos. “Investir em educação de qualidade é fundamental, principalmente em momentos como este, em que ter um bom currículo faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego.

E as escolas, cientes disso, precisam estar cada vez mais preparadas para oferecer programas que atendam às necessidades do aluno e do mercado. Da mesma forma, as empresas precisam enxergar que a capacitação de seus quadros funcionais é o caminho mais efetivo para o sucesso dos negócios”, complementa Saraceni.

A importância de profissionais com especialização no mercado

Com uma leve melhora nos índices econômicos e ínfima geração de empregos, as contratações devem seguir em ritmo moderado e seletivo, o que torna a disputa por uma vaga no mercado mais acirrada. Nesse sentido, muitos profissionais têm voltado seus esforços para a especialização e qualificação.

É uma escolha que ajuda a melhorar o currículo e o portfólio do profissional, colocando-o em uma posição mais à frente daqueles que não se preparam para os cenários futuros de prosperidade no mercado de trabalho.

O mercado tem se mostrado cada vez mais segmentado, uma vez que a procura por profissionais tem seguido critérios mais limitados e específicos, voltado para uma busca altamente especializada. Trata-se uma demanda por qualificação disponível em termos de pós-graduação, mesmo que ainda haja a necessidade de pessoas mais generalistas para atuarem em determinadas áreas.

Mesmo que a situação econômica não esteja boa na realidade brasileira e independente do momento, aquele que busca por capacitação profissional não tem nada a perder. Desta forma, ele estará preparado para propor soluções de recuperação e estará qualificado para enfrentar os piores cenários.

E quando a situação estiver economicamente favorável, sua atuação poderá usufruir de grandes possibilidades e oportunidades de inovação e crescimento dentro de uma empresa. As instituições de ensino, portanto, também devem acompanhar esses movimentos para garantir cursos de qualidade, atualizados e inovadores.

Artigos relacionados

Fique de olho nas profissões que estão em alta em 2017 O ano de 2016 terminou e muita gente não conseguiu encontrar uma vaga de emprego. Com os orçamentos reduzidos, algumas empresas continuam tentando diminuir os gastos e equilibrar as contas. Mas, de acordo com uma pesquisa da revista Exame.com, o ano de 2017 já...
O conhecimento aplicado à ascensão profissional O mercado de trabalho não oferece mais espaço para o amadorismo. Hoje em dia, portar um diploma de curso superior é apenas o primeiro passo dado rumo à ascensão profissional. A experiência adquirida no exercício da profissão, está sendo, cada vez mais, somada ...
Inspiração de professores fez arquiteto repensar a carreira Em 2015, Fábio decidiu que faria a Pós-Graduação em Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço do IPOG em Belo Horizonte. A princípio, o maior objetivo dele era se atualizar e conhecer novas técnicas para aplicar no mercado. "Queria me aprimorar c...

Sobre Marcelo Saraceni

Mestre em Administração. Presidente da Associação Brasileira de Instituições de Pós Graduação, Diretor Geral da ESAD Escola de Administração e Negócios, Consultor e Gestor responsável pela concepção, planejamento e implementação de programas de pós graduação em colaboração com a Universidade de Brasília, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Universidade Federal do RJ e diversas outras Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, com MBA em Marketing e RH pela ESAD e Gestão Empresarial pela FGV, MBA Extension Foundation Disciplines pela Ohio University e Mestre em Administração de Empresas pelo ISCTE - Portugal. Coordenador do MBA EaD Gestão, Inovação & Negócios de Instituições de Ensino do IPOG.