Arquitetura: dicas para conquistar clientes
< 1 minuto de leitura
29 de setembro de 2016

Arquitetura: dicas para conquistar clientes

IPOG, Arquitetura

Relacionar-se com o cliente é um desafio para o profissional de qualquer área do mercado. Fidelizá-lo em um mundo com cada vez mais opções tornou-se estratégia de sobrevivência. Portanto, é importante estar antenado que, de fato, a conquista começa desde o primeiro contato. Mas não basta apenas ter uma boa comunicação e disposição. No mundo da arquitetura, especialmente, o profissional precisa tomar alguns cuidados especiais no tratamento de seus clientes.

Confira algumas dicas preciosas do especialista em Arquitetura e Design de Interiores, Mário Eduardo:

Tenha postura e seja profissional: O arquiteto tem que se preocupar com a postura profissional e em como ele é visto. No mercado, é comum ouvir reclamações sobre a qualidade na entrega, no pronto atendimento, na falta de retorno, na falta de organização do tempo e de cuidado no trato direto com o cliente.

Se entregue e se dedique ao trabalho: Quando o cliente procura por arquiteto específico significa que ele está atrás do trabalho, do traço e da identidade daquele profissional. Mas, muitas vezes o arquiteto aparece mais nos bastidores do que à frente do projeto. Uma das frases mais ouvidas é a seguinte: “Contratei fulano, mas encontrei pouco com ele.  Eu gostaria que ele estivesse mais presente na obra, nas reuniões”.

Transparência: É imprescindível que o arquiteto seja transparente com seus clientes. Sempre deixe bem claro os detalhes do trabalho, os gastos, o tempo de execução.

Se coloque no lugar do cliente: Sempre pense no outro lado. Quando um cliente procura um arquiteto, em boa parte das vezes é para que ele possa realizar um sonho, seja para reformar uma casa, um consultório, um escritório ou até uma empresa. Por isso, é extremamente importante que você retribua toda a expectativa com atenção, dedicação, motivação, profissionalismo e transparência.

Artigos relacionados

10 carreiras em Arquitetura que você pode seguir depois de se formar Sair da faculdade e encarar o mercado de trabalho é sempre um desafio. Ainda mais hoje em dia em que as profissões se atualizam e se transformam constantemente. A boa notícia, é que algumas profissões oferecem diferentes possibilidades de atuação. Como por exe...
Quais as expectativas do mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores em 2019? O mercado de trabalho para o profissional que idealiza, planeja e organiza de maneira adequada e responsável os ambientes interiores residenciais, corporativos, comerciais e até cenográficos estará em grande expansão em 2019, segundo constatações de profission...
Afinal, quais são as áreas de atuação de um arquiteto? Uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem fazer um curso superior e até mesmo entre aqueles que já estão na área e exercem a função, mas que querem ampliar os horizontes no que diz respeito a profissão é: quais são as minhas áreas de atuação? Na ar...

Sobre Eduardo Pereira

Professor na pós graduação no IPOG, onde é responsável pela disciplina Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor, Projeto de Arquitetura e de Interiores: Residencial,  Design Universal dentre outras. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/UnB (2008), Professor em Graduação nos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. Sócio Diretor da empresa QUATTRO – Ensino, Design e Arquitetura, onde desenvolve cursos de desenho artístico e de softwares, como AutoCAD, Revit, Lumion, dentre outros. A empresa é ainda responsável por projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residencial, comercial e institucional.

Comentários