5 Dicas para ser um bom gestor organizacional
3 minutos de leitura

5 Dicas para ser um bom gestor organizacional

gestor organizacional

Grande parte dos colaboradores anseia em um dia alcançar o papel de gestor, e quando esse alvo é conquistado é motivo de muita alegria, quem já passou por essa experiência sabe. Porém, algo que deve estar claro é que não existe uma fórmula pronta para se tornar um bom gestor. Cada situação pede características diferentes e próprias do negócio, que dificilmente poderão ser utilizadas em outros ramos.

Para ser um gestor bem-sucedido, é essencial ter paixão pelo que se faz. Assim, torna-se muito mais fácil vencer as barreiras diárias e, principalmente, motivar a equipe. Uma pessoa que não acredita e não defende o projeto pelo qual faz parte não consegue enfrentar todos os desafios da sua função, e isso reflete diretamente na sua produtividade.

A coordenadora do curso de Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional, Gláucia Yoshida, destaca que para ser um bom gestor organizacional é preciso compreender a missão de descobrir seu propósito de vida e saber se os seus valores condizem com a organização que irá representar, para ter o compromisso de estar na linha de frente, liderando pessoas, pois o desenvolvimento dos colaboradores é algo imprescindível para esse profissional.

Para quem quer trilhar essa carreira, a especialista orienta ainda ter resiliência, que é a capacidade de se adaptar a diversas situações, mesmo que adversas. Pois, em cada ocasião, e até mesmo nas mudanças de equipe, é que o gestor poderá se adaptar, de forma que não haja prejuízo nos processos de trabalho.

Gláucia aponta algumas competências essenciais de bons gestores, que são a boa comunicação, a assertividade, a capacidade técnica na área que irá atuar e o compromisso de ser um eterno estudioso. Segundo ela, bons profissionais dessa área atuam com confiança, parceria e transparência.

Confira mais cinco dicas para ser um gestor bem-sucedido:

Propósito

Um passo importante para se tornar um bom gestor no mercado atual é definir um propósito.  Há casos onde os significados são mais difíceis de se revelar. Se o médico tem a função de salvar vidas e o professor de prepara cidadãos, o que faz um pedreiro que constrói uma Catedral? Assenta tijolos? Constrói um prédio? Ou colabora com a fé no mundo? Cada projeto, iniciativa ou mudança de rumo dentro de uma organização precisa ganhar um capítulo específico de discussão de propósito. Por isso, faz-se necessário então, que o gestor identifique fatores que possam contribuir para o propósito identificado pela organização, mostrando sempre a concepção de unidade para a equipe.

Trabalho

Engajar no trabalho é um dos grandes desafios dos gestores para obtenção de resultados superiores dentro das organizações. Existe um mundo novo, trazendo obstáculos também nunca vistos. É preciso entender o cenário atual e as expectativas dos colaboradores, além de criar uma conexão com aspectos mais intangíveis da organização, como cultura organizacional, qualidade de vida, local físico, sistemas de reconhecimento, alinhamento com os valores e possibilidades de carreira.

Formações paralelas

As formações paralelas à área de atuação dão tanto a segurança da escolha quanto a experiência necessária para não ter que iniciar algo sem nunca ter feito, sem nenhuma bagagem. As carreiras com múltiplo paralelismo têm como característica básica a existência de várias trajetórias ou eixos profissionais.

Capacidade de aplicar Feedforword

Feedfoward é um método de aprendizagem que utiliza a visão de um objetivo a ser alcançado, que aponta para o futuro – para aquilo que a pessoa pode ser, é uma abordagem muito utilizada também nos processos de coaching. Nas situações em que o colaborador está com uma dificuldade ou problema de desempenho, por exemplo, o gestor pode iniciar a conversa estimulando-a a imaginar como será quando tiver superado aquela dificuldade ou atingido o resultado esperado. Isso o levará a criar uma visão de futuro inspiradora para si.

Tornar-se dispensável na equipe

O gestor de sucesso é aquele que se faz desnecessário junto a sua equipe. É a pessoa que tem como tarefa principal desenvolver seus liderados a, dentro da organização, tornarem-se independentes, viverem por conta própria, caminharem com as próprias pernas. É evidente que esse “ser dispensável” tem seus limites porque existem tarefas que devem ser feitas pelo líder especificamente, como definir objetivos, controlar o resultado final e etc. Mas, no que diz respeito a tarefas dos liderados estes devem estar preparados para realizá-las de maneira independente. E isso é conseguido quando o líder sabe usar, e usa, a ferramenta chamada de delegação. O gestor inseguro é aquele que diz: “você não pode fazer nada sem mim”. O gestor seguro é aquele que diz: vá em frente e se precisar conte comigo”.

Artigos relacionados

Entenda o que é MBA e dê um upgrade na sua carreira agora mesmo “O que é MBA?” - perguntou-se a Joana ao ser interrompida por um anúncio exibido no intervalo de uma videoaula no YouTube. Joana é publicitária recém-formada e já notou que ter apenas uma graduação não é o suficiente para quem deseja se destacar no mercado de...
Como lidar com os conflitos do meu trabalho? "Como lidar com conflitos do meu trabalho?", essa pergunta com certeza já fez parte dos seus pensamento. Numa empresa as pessoas não precisam ser melhores amigas, mas elas precisam entender que para trabalhar lá elas devem deixar as questões pessoais de lado e...
Como a infraestrutura de transportes e rodovias pode ajudar na retomada do crescimento do Brasil Um dos principais desafios hoje no Brasil está centrado nos gargalos apresentados pela falta de infraestrutura de transportes e rodovias. Sempre procuro estabelecer um comparativo da eficiência dos modais brasileiros com a de países de mesmo porte territorial ...

Sobre Hernani Vaz Kruger

Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, pelo Hospital Sírio-Libanês - IEP. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Goiás. Especialista em Administração Hospitalar pela São Camilo e em Auditoria de Serviços de Saúde pelo IAHCS e Instituto Francisco Ludovico. Professor Auxiliar do Departamento de Medicina da PUC-Goiás. Professor de cursos de graduação e pós-graduação, tendo atuado na Universidade Estadual de Goiás, nos cursos de Gestão de Organizações de Saúde, Gestão Pública e Ciências da Computação, e na Uni-Anhangüera, no MBA de Administração Hospitalar, e atualmente no IPOG, no curso de Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, entre outros. Representante do Estado de Goiás, no Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, e Diretor da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar DF/GO. Palestrante e Consultor. É Diretor Administrativo do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz – HUGO, maior hospital público do Estado de Goiás, sob a gestão da OSS Instituto GERIR.