5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes
2 minutos de leitura

5 dicas super práticas para motivar pessoas e gerenciar equipes

IPOG, Motivar pessoas, Gerenciar equipes

Ser capaz estar atento às suas necessidades, motivar pessoas e gerenciar equipes é uma regra essencial para o crescimento de uma organização. Mesmo sabendo que muitas vezes as pessoas trabalham pelo dinheiro, mas não é apenas o incentivo financeiro que vai garantir o melhor desempenho dos profissionais. Um bom gestor deve motivar cada colaborador, descobrir o que eles apreciam e o que os deixam mais felizes no seu ambiente de trabalho.

Por melhor que seja um produto ou serviço, ambos só podem ser produzidos se existir um profissional competente e satisfeito por trás. O fato de a equipe estar devidamente alinhada aos objetivos da organização pode ser decisivo para a sobrevivência do negócio no mercado. Por isso, é preciso estar atento a satisfação dos colaboradores para promover a eficiência, aumentar a rentabilidade e a capacidade de crescimento.

Se você tem dúvidas de como motivar sua equipe, observe as cinco dicas da coordenadora do curso de MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching do IPOG, Cyndia Bressan, e garanta o engajamento do seu time:

1) Envolva os colaboradores em novos projetos

Mesmo que os colaboradores não concordem com a finalização do projeto, quando eles estão envolvidos desde o início eles se comprometem mais, tem a responsabilidade de ajudar e se sentem mais ativos no processo.

2) Seja transparente com propósitos de mudanças

Em qualquer alteração na empresa, mantenha a transparência. Isso traz tranquilidade para a equipe e, ao mesmo tempo, mantém o colaborador motivado na execução de suas tarefas.

3) Ouça seu colaborador

Tenha um tempo para conhecê-lo, para conversar com ele, para saber suas inspirações, sejam elas profissionais ou não. Conheça os seus anseios, seus desejos, seus sonhos e até mesmo as suas dificuldades. Tudo isso pode ajudá-lo a gerenciar melhor o seu colaborador.

4) Tenha feedbacks sistemáticos com sua equipe

Essa é uma forma de dizer como está indo o desempenho de cada colaborador. Aproveite o momento para elogiar, fazer algumas correções e, ao mesmo tempo, ajudar a sua equipe a se sentir mais tranquila.

5) Ajude seu colaborador no próprio autoconhecimento e desenvolvimento de conhecimentos

Incentive-o a participar de palestras, fazer cursos de graduações, pós-graduações: tudo isso vai abrir a mente dele para o mundo. Assim, ele vai se conhecer melhor e, em contrapartida, apresentar resultados mais satisfatórios no trabalho.

Artigos relacionados

Confira as melhores aplicações para investir em 2017 Você sabe quais são as melhores aplicações para investir ? Com a chegada de um novo ano surge o desejo de mudanças, de começar novos projetos, seja na vida pessoal ou profissional. E já que o cenário não foi tão favorável para os negócios em 2016, devido à cri...
Formei! E agora, por que devo fazer uma especialização? A experiência adquirida em uma graduação há um bom tempo deixou de ser o principal motivo para conseguir um bom cargo nas organizações e até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Hoje em dia, os recrutadores dão vantagens para aqueles que possuem algum ...
Você sabe qual é a importância da Margem de Contribuição para a sua empresa? Entenda! O novo ano que se aproxima tem trazido boas perspectivas para a economia brasileira, apesar de que algumas pesquisas apontam para uma retomada ainda gradual do consumo. Mesmo assim, o cenário que se estabelece tem sido positivo para o crescimento do empreended...

Sobre Curadoria - Cyndia Bressan

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora dos cursos: MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados do IPOG