Consultoria: Deixe o seu legado
2 minutos de leitura

Consultoria: Deixe o seu legado

Consultoria

Muito se ouve falar em consultoria, mas o que poucos sabem é que um consultor pode atuar em inúmeros setores dentro de uma empresa. Este profissional está apto a identificar, prevenir e auxiliar na correção de problemas dentro da empresa. Ele pode fazer trabalhos temporários ou de forma continuada, depende muito da necessidade do empresário.

Pedimos para o especialista em estratégias e coordenador do MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças do IPOG, Camilo Cotrim, descrever e analisar o mercado de consultoria.

Para ele, esta área é promissora, porém é preciso cautela e muito preparo profissional. O coordenador alerta, também que, entrar no ramo sem uma especialização profunda na área e sem densidade técnica podem fazer com que a sua carreira afunde, ao invés de prosperar.

Você precisa entrar numa empresa, cobrar pelo seu trabalho, mas, em contrapartida, deixar algo em troca. Fazer com que a empresa se beneficie do seu serviço. Quanto mais empresas beneficiadas, mais clientes terá. Afinal, tudo que é bom se propaga sozinho”, afirma o coordenador.

Uma das formas de prosperar na profissão é conseguir alcançar o objetivo de se contratar um consultor: ajudar a empresa a diagnosticar, solucionar problemas pontuais e alcançar resultados positivos. Por isso, para você que pensa em seguir a carreira de consultor o coordenador dá três dicas primordiais:

  • Faça SEMPRE um relatório de chegada:

Neste relatório você irá apontar os diagnósticos feitos, descrever os gaps encontrados na empesa e a situação que ela estava quando iniciou o trabalho de consultoria;

  • Não se esqueça de fazer uma relatório de saída:

É com este relatório que você irá demonstrar a efetividade do seu trabalho. É com ele que o empresário saberá os resultados do serviço prestado, verá a prosperidade da empresa e saberá se valeu a pena ter te contratado ou não;

  • FOQUE em algo:

Ser consultor é o que você realmente almeja ser?

Então foque em qual ramo irá prestar a consultoria, estude profundamente este ramo e faça uma carta de clientes.

É importante iniciar em uma carreira de transição, ou seja, ter um trabalho que lhe sustente e ingressar aos poucos como consultor. Esta profissão cresce à medida que o seus clientes aumentam. Aqui ainda vale, na maioria das vezes, as indicações, por isso é comum ter um crescimento lento no começo da carreira.

Em 2015 a Associação Brasileira de Consultores (ABCO) publicou a pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil 2015, respondida por mais de 900 consultores de todo o país, a qual revelou que os consultores com graduação, MBA’s e especialização são 71,5%.

Sobre Camilo Cotrim

Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.