Gestão tributária: entenda como fazer na pratica e com excelência
2 minutos de leitura

Conheça 3 técnicas para fazer uma eficaz Gestão Tributária

Gestão tributária na prática

Administrar um negócio nem sempre é tão fácil quanto parece. E sem dúvidas, a Gestão Tributária é um dos assuntos que podem dar muita dor de cabeça para muitos contadores e também em empreendedores.

O Coordenador do MBA em Contabilidade e Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, Fellipe Guerra, esclarece que o dever de realizar a danada da Gestão é responsabilidade da área de tributos da empresa. Contudo, para realizar essa função com excelência é necessário estar atento a 3 técnicas que vão contribuir, e muito, para a execução do trabalho.

As técnicas podem ser aplicadas na minha microempresa?

Antes de compreendermos quais são as técnicas e como elas são executadas, é importante desmistificar outra questão muito importante. As etapas podem ser aplicadas apenas em empresas de grande porte?

Fellipe Guerra esclarece que as técnicas podem ser executadas em microempresas e até mesmo em empresas de grande porte que possuem ações na bolsa de valores. “Isso ocorre porque elas se adaptam a realidade de cada negócio”, ressalta Fellipe.

Mas, afinal o que é Gestão Tributária?

A gestão tributária é um processo de gerenciar os aspectos tributários de uma empresa. Isso deve ocorrer tanto no que diz respeito as obrigações principais como obrigações acessórias. O objetivo é garantir segurança jurídica para a organização e fazer com que a empresa pague os impostos corretamente e aproveite os benefícios fiscais.

Além disso, é essencial fazer a prestação correta de informações fiscais visando não sofrer autos de infração. Agora que a gente já relembrou o conceito do tema, vamos as dicas?

Técnicas para colocar a Gestão Tributária na prática

Realizar a gestão tributária na prática e com excelência só é possível por meio das técnicas, garante o Professor do MBA em Contabilidade e Auditoria e Gestão Tributária. Pegue o papel e anote, as etapas são: Compliance fiscal, planejamento tributário e auditórias preventivas. Vamos saber o que significa casa uma das técnicas?

Compliance fiscal é deixar as informações tributárias da empresa em conformidade com a lei. Fellipe Guerra pontua que a primeira técnica diz respeito a obedecer exatamente ao que fala a legislação tributária seja no cumprimento das obrigações principais ou acessórias.

“É você seguir exatamente a determinação da legislação das obrigações tributárias. O contador precisa realizar o preenchimento dos livros e documentos fiscais”, afirma.

O Planejamento Tributário visa fazer com que a empresa pague o mínimo de tributo possível, mas dentro da legalidade.

Auditorias preventivas: é quando de maneira preventiva e ou antecipada o profissional de contabilidade verifica todas as informações fiscais da entidade. O objetivo desta ação é garantir que quando o Fisco for realizar a verificação não encontre nenhum tipo de inconsistência. Caso o órgão fiscalize e encontre alguma irregularidade, a empresa será autuada.

Gostou do tema e quer saber mais? Assista agora o Webinar gratuito com o tema: SPED como ferramenta de gestão tributária

Artigos relacionados

Quais os benefícios da gestão de hospitais públicos por Organizações Sociais de Saúde (OSS)? Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já afirmava em 1999 que as organizações da área da saúde são as mais complexas para gerenciar, como as OSS. Essa menção ainda é muito atual, principalmente quando nos deparamos com os desafios da gestã...
#MulheresNoComando: o empreendedorismo como espaço de realização É nítida a força dos movimentos de mulheres que se espalham por todos os setores da sociedade, uns de forma mais tímida, outros com uma atuação mais feroz, mas ambos em prol de um único objetivo: conscientizar a população sobre a importância de as mulheres ocu...
Qual o esforço computacional necessário para quebrar uma chave criptográfica? Atualmente, a criptografia moderna se baseia na premissa de que os algoritmos criptográficos são públicos e chaves criptográficas são protegidas. Quanto maior for a chave criptográfica, maior será o esforço computacional para sua quebra. Por exemplo, se tiv...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.