Gestão tributária: entenda como fazer na pratica e com excelência
2 minutos de leitura

Conheça 3 técnicas para fazer uma eficaz Gestão Tributária

Gestão tributária na prática

Administrar um negócio nem sempre é tão fácil quanto parece. E sem dúvidas, a Gestão Tributária é um dos assuntos que podem dar muita dor de cabeça para muitos contadores e também em empreendedores.

O Coordenador do MBA em Contabilidade e Auditoria e Gestão Tributária do IPOG, Fellipe Guerra, esclarece que o dever de realizar a danada da Gestão é responsabilidade da área de tributos da empresa. Contudo, para realizar essa função com excelência é necessário estar atento a 3 técnicas que vão contribuir, e muito, para a execução do trabalho.

As técnicas podem ser aplicadas na minha microempresa?

Antes de compreendermos quais são as técnicas e como elas são executadas, é importante desmistificar outra questão muito importante. As etapas podem ser aplicadas apenas em empresas de grande porte?

Fellipe Guerra esclarece que as técnicas podem ser executadas em microempresas e até mesmo em empresas de grande porte que possuem ações na bolsa de valores. “Isso ocorre porque elas se adaptam a realidade de cada negócio”, ressalta Fellipe.

Mas, afinal o que é Gestão Tributária?

A gestão tributária é um processo de gerenciar os aspectos tributários de uma empresa. Isso deve ocorrer tanto no que diz respeito as obrigações principais como obrigações acessórias. O objetivo é garantir segurança jurídica para a organização e fazer com que a empresa pague os impostos corretamente e aproveite os benefícios fiscais.

Além disso, é essencial fazer a prestação correta de informações fiscais visando não sofrer autos de infração. Agora que a gente já relembrou o conceito do tema, vamos as dicas?

Técnicas para colocar a Gestão Tributária na prática

Realizar a gestão tributária na prática e com excelência só é possível por meio das técnicas, garante o Professor do MBA em Contabilidade e Auditoria e Gestão Tributária. Pegue o papel e anote, as etapas são: Compliance fiscal, planejamento tributário e auditórias preventivas. Vamos saber o que significa casa uma das técnicas?

Compliance fiscal é deixar as informações tributárias da empresa em conformidade com a lei. Fellipe Guerra pontua que a primeira técnica diz respeito a obedecer exatamente ao que fala a legislação tributária seja no cumprimento das obrigações principais ou acessórias.

“É você seguir exatamente a determinação da legislação das obrigações tributárias. O contador precisa realizar o preenchimento dos livros e documentos fiscais”, afirma.

O Planejamento Tributário visa fazer com que a empresa pague o mínimo de tributo possível, mas dentro da legalidade.

Auditorias preventivas: é quando de maneira preventiva e ou antecipada o profissional de contabilidade verifica todas as informações fiscais da entidade. O objetivo desta ação é garantir que quando o Fisco for realizar a verificação não encontre nenhum tipo de inconsistência. Caso o órgão fiscalize e encontre alguma irregularidade, a empresa será autuada.

Gostou do tema e quer saber mais? Assista agora o Webinar gratuito com o tema: SPED como ferramenta de gestão tributária

Artigos relacionados

Judicialização da saúde no Brasil em números O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Relatório Justiça em Números 2017, ano-base 2016 e os resultados, de forma geral, mostram que as ações judiciais continuam crescendo e a judicialização da saúde segue o mesmo ritmo. A judicialização da saúde c...
15 dicas rápidas para gerenciar custos em uma unidade de saúde Gerenciar os cursos de uma unidade de saúde não é uma das tarefas mais fáceis. A ordem do atual cenário econômico é economizar. Os gestores de instituições de saúde encaram diariamente o desafio de gerenciar custos dos hospitais para garantir a sustentabilidad...
Como o acompanhamento farmacoterapêutico contribui para melhorar a saúde do paciente usuário de medi... Mesmo após as orientações realizadas por médicos durante uma consulta e pelo farmacêutico no momento da dispensação do fármaco, ainda não são suficientes para garantir que o paciente faça o uso correto dos medicamentos em casa. Para evitar qualquer problema de...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.