Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde
2 minutos de leitura

Estratégias eficazes para aumentar a visibilidade de consultórios de saúde

consultórios de saúde

Como a área de saúde trabalha com clientes que muitas vezes estão vulneráveis ao procurar os profissionais, a humanização do atendimento faz a diferença e auxilia para aumentar a visibilidade do seu consultórios de saúde. “A conexão emocional entre paciente e profissional de saúde permite que o tratamento flua de maneira mais tranquila”, explica  Andréa Tirlone, professora do curso de aperfeiçoamento em Excelência em Saúde –  do IPOG.

Hoje, há no mercado inúmeras clínicas que investem em chaves de sucesso para engajar clientes, tornando-os fidelizados. A especialista explica que, para isso, é importante investir um tempo em planejamento estratégico do negócio. Veja aqui algumas dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade de consultórios de saúde:

  • Cuide do ambiente do consultório para que o cliente se sinta acolhido.
  • Apresente as técnicas existentes no consultório.
  • Estabeleça ações periódicas de marketing, sempre respeitando o código de ética profissional relativo a área que atua.
  • Invista em comunicação efetiva para lembrar os clientes da importância dos retornos periódicos e da prevenção.

A professora destaca que dentre os fatores limitantes que o profissional de saúde enfrenta em seus estabelecimentos estão: a falta de conhecimento dos princípios básicos de administração e marketing, e também a falta de percepção de que os estabelecimentos de saúde são empresas que precisam ser gerenciadas para alcançar o retorno esperado.

A tendência dos profissionais é direcionar a atenção apenas para a área técnica, “ocorre que após captar o cliente e atendê-lo, os profissionais acabam, na maioria das vezes, negligenciando ações de manutenção dos clientes, perdendo a oportunidade de fidelizá-lo junto ao consultório ou clínica”, explica.

O marketing de indicação ainda é o mais eficaz, permite que o próprio cliente compartilhe suas experiências e motive outras pessoas a buscar as mesmas oportunidades.

É fundamental ainda que o profissional defina o público-alvo a ser atendido e estabeleça as estratégias adequadas de abordagem”, ressalta Andréa.

Confira 10 dicas que podem ajudar a aumentar a visibilidade do consultório e fazer de você um profissional de saúde com muito sucesso:

  1. Mude paradigmas, entenda os estabelecimentos de saúde como empresas
  2. Invista em estratégias de marketing
  3. Selecione a equipe de trabalho de acordo com a cultura organizacional
  4. Invista na manutenção e obtenção de clientes
  5. Mantenha o ambiente de consultório limpo e organizado
  6. Atenda no horário, respeitando os compromissos do cliente
  7. Invista em tecnologia e conhecimento para demonstrar segurança nas atividades realizadas
  8. Tenha planos de tratamento compatíveis com o público-alvo
  9. Estabeleça conexões emocionais com seus clientes
  10. Invista em programas de qualidade e pesquisas periódicas

Gostou das dicas?  Desejamos a você uma pesquisa muito produtiva e bons estudos.

Artigos relacionados

Quais procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos o Farmacêutico Esteta pode realizar? A saúde estética tem a função de promover a saúde por meio do equilíbrio entre corpo, mente e saúde com a realização de recursos e procedimentos estéticos. É uma área crescente no mercado, que atinge um grande público e a cada vez mais conquista novos adeptos....
Você sabe o que é Perícia de Tráfego? Quando uma pessoa está em processo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma das etapas é a realização de exames médicos obrigatórios, como visão, audição, respiração e pulsação. O profissional responsável por esses exames é o Perito Médico d...
Você conhece o Termo de Consentimento Informado? Entenda a importância do documento para pacientes e... Omitir informações para o paciente relacionadas à alguma intervenção médica, além da possibilidade de prejudicar a integridade física e moral de uma pessoa, o médico pode responder judicialmente por responsabilidade civil, ou seja, ter a obrigação de reparar p...

Sobre Andréa Tirlone

Coordenadora dos cursos de MBA "Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental" e "Engenharia Sanitária e Ambiental" do IPOG.