Fundamentos de gestão de projetos: entenda a importância
3 minutos de leitura

Planeje seu sucesso a partir dos Fundamentos de Gestão de Projetos

Certa vez, Benjamim Franklin disse que “se você falha em planejar, planeja falhar”. Uma afirmação que nunca teve tanto sentido, principalmente em um cenário como o do Brasil, onde segundo o IBGE, mais da metade das empresas fecha as portas após 4 anos.

Portanto, em um contexto onde todas as empresas necessitam executar ações para buscar seus objetivos, as soluções passam então por projetos! E para que isso aconteça, é necessário que os profissionais envolvidos neste processo tenham domínio sobre os fundamentos de gestão de projetos.

Liderança, competência na gestão de projetos e gerenciamento estratégico do negócio  também são talentos indispensáveis a uma carreira bem-sucedida.

Segundo o professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e Presidente do PMI-GO, Marsal Melo, o Gerenciamento de Projetos é fundamental para otimizar os resultados das empresas.

“Em tempos de crise, além de entregar os projetos no prazo e nos custos planejados, será ainda mais importante saber se estes projetos executados são os mais aderentes à organizações”, explica o professor.

O PMI

O PMI – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados.

Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamado PMBoK que está em sua 6ª Edição, o qual ao longo dos anos vem sendo aprimorado de acordo com as boas práticas identificadas no mercado.

Portanto, é muito importante estar ligado a esta instituição que desde 1969 vem influenciando empresas, pessoas e carreiras através de suas publicações e ações em prol do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo.

Depoimento: Como é atuar com Fundamentos de Gestão de Projetos

Josane Maria Gomes é especialista em Gestão de Projetos e se vê em sua área de atuação como um “maestro” que coordena e acompanha as ações necessárias para que uma orquestra seja bem conduzida e alcance o sucesso ao ter os aplausos do público no final da apresentação.

Para ela, o foco deste profissional deve estar em planejar, acompanhar e controlar as ações necessárias para que um projeto alcance seu objetivo dentro de suas restrições básicas: prazo, custo e qualidade. Realizada pessoal e profissionalmente após a especialização e atuação na área, Josane destaca:

O profissional de gestão de projetos precisa estar sempre se atualizando e deve estar antenado com as tendências de mercado. O mundo está em constante evolução e novas tendências de gestão surgem para complementar os métodos e melhores práticas”.

Como aprender sobre os Fundamentos de Gestão de Projetos

Por isso, o IPOG utiliza no MBA Gestão de Projetos as metodologias propostas pelo PMI, as quais vêm atraindo um grande interesse dos gestores e profissionais de empresas, não só das áreas de engenharia e tecnologia, como de todas as organizações que buscam aprimorar a elaboração, a implementação, o gerenciamento e o controle de projetos, sejam elas do setor industrial, de serviços ou do agronegócio.

“Em sua constante busca por melhores resultados, as organizações têm demandado cada vez mais versatilidade e competência dos profissionais, aderente à proposta do triângulo de talentos proposto pelo PMI”, ressalta o professor do IPOG.

Triângulo de Talentos PMI

Triângulo de talentos do PMI

O triângulo de talentos do PMI é composto por habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, habilidades de liderança e habilidades de gestão estratégica de negócios. Cada uma dessas habilidades requer conhecimentos, métodos e ferramentas que o gerente de projeto deve dominar para aumentar a atratividade de seu perfil para as organizações.

Por exemplo, a matriz curricular do MBA Gestão de Projetos do IPOG hoje é aderente a esse pensamento do PMI justamente por entender essa necessidade dos profissionais que atuam no mercado e que precisam ter domínio sobre os Fundamentos de Gestão de Projetos.

Agora que você sabe a importância de ter conhecimento aprofundado sobre esses fundamentos, que tal se informar sobre as cinco principais razoes para fazer um MBA em Gestão de Projetos. Boa leitura!

Artigos relacionados

Papiloscopia: o que é e quais os desafios para trabalhar nessa área Se você abriu esse artigo é porque, provavelmente, possui interesse em ser ou talvez já seja um Papiloscopista. Você está no caminho certo. Chegou o momento de saber as principais informações e desafios do universo da Papiloscopia. Boa leitura! Para entenderm...
Aprenda agora como fechar uma venda com cinco perguntas Fechar uma venda nem sempre é algo fácil para muitas pessoas que são iniciantes e até para quem já está nessa área há algum tempo. Isso ocorre porque muitas vezes o cliente fica indeciso sobre o produto, se é o momento certo para investir, se pode ...
Tatuagem x Mercado de Trabalho Apesar de muitos conceitos estarem mudando, ainda no século 21 o assunto que envolve Tatuagem x Mercado de Trabalho ainda gera polêmica. Do ponto de vista de algumas empresas a imagem de seus colaboradores ainda significa muito e uma tatuagem interfere bastant...

Sobre Marsal Melo

Professor IPOG, Analista de Sistemas, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Administração de Empresas (UFG). É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Equipes, Processos e Projetos.