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10 de julho de 2017

Avaliação de desempenho por competências: saiba como melhorar o desempenho da sua equipe

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O ambiente organizacional depende de uma interação plena das diferentes áreas e departamentos que o compõem. Profissionais com características pessoais diferenciadas atuam em diferentes funções para, somados seus esforços, atingirem os resultados almejados. Um bom gestor precisa entender e avaliar individualmente cada um de seus colaboradores, para extrair ao máximo suas potencialidades e alcançar o máximo de desempenho.

Recentemente, as empresas passaram a se preocupar com formas de estimular a produtividade, adotando algumas remunerações e programas de benefícios baseados na avaliação de desempenho por competências. Com isso, surgiu um tipo de avaliação que olha individualmente para o perfil de cada um dos colaboradores, desenhando um mapa particularizado de suas forças e fraquezas, e como cada profissional desempenha suas tarefas na rotina de trabalho.

Como funciona a Avaliação de Desempenho por Competências?

Partindo do princípio que competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional deve possuir para executar perfeitamente sua atividade, essa avaliação busca mapear quais são os arcabouços teóricos e práticos adotados pelo profissional para desempenhar sua função.

Esse levantamento revela uma série de características importantes para os gestores como pontos fortes e fracos, além do potencial apresentado pelos profissionais. Esse processo mensura principalmente qual é a contribuição de cada um. Toda essa avaliação deve estar relacionada com as metas e objetivos determinados pela organização.

Durante o processo é possível identificar os talentos da organização e estudar formas de otimizar seu potencial. Por outro lado, também evidencia os problemas de gerência e supervisão, as insubordinações e problemas de relacionamento interpessoal. Quando o estudo das competências é bem feito ele consegue mapear deficiências de treinamento e de desenvolvimento profissional.

Diante de tais informações, fica mais fácil para os gestores desenharem soluções para os problemas identificados, como o oferecimento de capacitação sobre determinado assunto, por exemplo. Uma leitura geral do resultado do estudo de competências auxilia na implantação de estratégias de mudanças individuais e empresariais por meio programas de desenvolvimento pessoal e organizacional.

Quais as principais razões para se avaliar o desempenho dos colaboradores:

  • Sugerir as mudanças necessárias para o melhor desempenho dos colaboradores;
  • Proporcionar uma avaliação sistemática e fundamentada para os aumentos salariais, promoções e demais benefícios concedidos;
  • Justificar demissões quando necessário;
  • Oferecer um feedback aos profissionais sobre suas atuações.

Motivos para se aplicar a avaliação de desempenho por competência:

As avaliações de desempenho por competência contribuem para embasar o modelo de gestão por competências e para dimensionar o desempenho dos colaboradores, tendo os talentos como referência aos demais colaboradores.

Ele também expõe pontos que precisam ser trabalhados, dificuldades da equipe e falhas em treinamentos, permitindo que se trace estratégias para melhorar o desempenho geral de equipes inteiras.

Essa avaliação também auxilia no desenho de um sistema de remuneração variável, transmitindo a mensagem clara aos colaboradores que seus rendimentos podem aumentar conforme entreguem mais resultados para a organização.

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Sobre Milton Marinho

Professor IPOG, Especialista em em Análise e Diagnóstico Organizacional e Gestão de Negócios, Mestre em Psicologia. Atua em organizações com gestão de desempenho, gestão por competências, gestão de cargos, salários e carreira, além de indicadores de gestão de RH.

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