Aluno IPOG conta como a pós-graduação contribuiu com seu desenvolvimento em perícia criminal
3 minutos de leitura

Inspirando Carreiras: perito e aluno IPOG conta como a pós-graduação contribuiu com seu desenvolvimento profissional

Buscar conhecimento por meio de uma pós-graduação tem sido o diferencial de profissionais que desejam estar mais preparados para os constantes desafios do mercado de trabalho. Uma história inspiradora é a do farmacêutico e perito criminal de Boa Vista (RR), Eduardo Aníbal, que cursou a Pós-graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses do IPOG . Ele nos contou como essa especialização contribuiu com o seu desenvolvimento profissional. Confira essa história inspiradora do aluno IPOG:

Aluno IPOG: trajetória profissional de sucesso

No início da carreira, meados de 97, Eduardo trabalhou em drogarias e laboratórios farmacêuticos. Em 2009 conquistou um antigo sonho: foi nomeado como Perito Criminal da Polícia Civil de Roraima. E então começou a fazer parte do universo das Ciências Forenses e, dentro do Instituto de Criminalística do Estado, começou a atuar em perícias em locais de crime.

Hoje ele é chefe do setor de perícias internas e se orgulha muito de toda essa trajetória profissional. Segundo o perito, seguir essa profissão é a certeza de uma carreira promissora. “É uma área fascinante e impactante ao mesmo tempo, de muito aprendizado e com uma boa remuneração. Isso me inspirou muito para prestar o concurso público. Eu amo o meu trabalho e não me imagino fazendo outra coisa”, ressalta Eduardo.

Mercado promissor

O perito acredita que existe um campo vasto para atuação nas Ciências Forenses. Ele destaca que a figura do assistente técnico está cada vez mais presente nos processos judiciais, e com isso, abre um leque de oportunidades e, de forma positiva, exige do perito oficial reforçar a qualidade dos laudos.  “O mercado está cada vez mais exigente e competitivo, por isso, a única forma de se manter nele é através da atualização do conhecimento”, orienta o perito.

Importância da especialização na carreira

A necessidade de se atualizar e adquirir conhecimento foram os principais motivos que fizeram o perito se especializar no IPOG. “Trocar experiências com os professores e colegas de pós-graduação agregou muito na minha vida profissional. Foi um diferencial na minha carreira estudar com profissionais que eu conhecia apenas nos livros, como é o caso do Professor Jesus Antônio Velho. A especialização em Perícias Criminais e Ciências Forenses contribuiu, e muito, com o desenvolvimento do meu trabalho em locais de crime”, conta o aluno do IPOG.

Case de sucesso – Perícia em local de crime

O Perito Criminal compartilhou conosco a investigação que marcou a sua carreira como perito:

“A chacina da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo que matou 33 presos foi um marco na minha carreira. Foram várias horas de trabalho em local de crime e muita tensão por conta da rebelião e da cena do crime, mas realizamos um excelente trabalho na busca dos vestígios para o esclarecimento dos fatos”, relata o aluno IPOG.

Dica de especialista

Eduardo Aníbal deixou algumas orientações para os profissionais que desejam atuar nessa área. Confira:

– Analisar bem se realmente tem afinidade para trabalhar com perícia criminal. É uma área muito impactante e você irá se deparar com cenas assustadoras.

– A concorrência para concursos públicos de peritos estão cada vez maiores por conta da remuneração atrativa. Por isso, dedique-se aos estudos.

– O perito é um cientista. O laudo deve ser produzido a partir de métodos científicos. Por isso, mais uma vez, estude muito.

– A curiosidade e a observação também devem ser companheiras do dia a dia.

– Para acompanhar as tendências, mudanças e avanços da área Forense, você precisa se especializar na área. Para ter sucesso profissional, estudar é o segredo.

Reconhecimento profissional

O aluno IPOG destacou que antigamente o perito era uma figura discreta, mas que hoje a realidade é outra: “O trabalho pericial tem sido bastante reconhecido em nível nacional e isso representa uma maior responsabilidade para os peritos, pois o nosso trabalho é base para a tomada de decisão da Justiça”, afirma Eduardo.

Para finalizar, Eduardo Aníbal reforçou que à medida que tecnologia vai se aperfeiçoando, os crimes também estão mais complexos, e é papel do perito acompanhar essa evolução. E para isso é preciso investir em treinamentos, equipamentos e especializações.

Como você pôde ler, a trajetória profissional do Eduardo Aníbal é bastante inspiradora. Faça como ele, invista em seu desenvolvimento profissional com um curso de pós-graduação ou MBA e compartilhe também a sua história aqui no blog.

Aproveite e conheça a experiência profissional do Perito Criminal e aluno do MBA em Computação Forense e Perícia Digital do IPOG, Thiago Henrique de Souza Santos, na investigação de crimes virtuais.

Artigos relacionados

Quais as tendências da transformação digital para os negócios? A transformação digital é contínua, é para o agora e para o futuro. O processo de modernização e de incorporação de novas tecnologias digitais no negócio é absolutamente essencial. São muitos os desafios da transformação digital, porém, essa jornada está reple...
“Ciências Forenses uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna” A obra “Ciências Forenses: uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna”, referência para profissionais e estudantes das Ciências Forenses, chegou em sua terceira edição. A publicação apresenta os fundamentos e a inter-relação de Ciências Foren...
Inspirando Carreiras: Perito Criminal conta sua experiência na área de Computação Forense Já pensou em seguir na área de Computação Forense? Então confira relatos inspiradores de um Aluno IPOG. O aumento da criminalidade é uma realidade assustadora. Cada vez mais criminosos se beneficiam dos recursos tecnológicos para facilitar o cometimento de cri...

Sobre Eduardo Aníbal Lopes Marreiros

Farmacêutico desde 1997, atuou em drogarias, laboratórios e hospitais em Boa Vista. Foi bioquímico da prefeitura de Boa Vista e do Estado de Roraima, foi conselheiro regional do conselho de farmácia de Roraima e atualmente é conselheiro federal suplente do CFF pelo estado de Roraima. É perito criminal desde 2009 e especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses pelo IPOG.