Pós-graduação em Supply Chain: 4 motivos para iniciá-la!
3 minutos de leitura

Pós-graduação em Supply Chain: 4 motivos para iniciá-la!

pós-graduação em Supply Chain

Se você acompanha o nosso blog já deve ter lido em um de nossos artigos o que é a Supply Chain, conhecida também por cadeia de suprimentos, e qual a sua importância para quem trabalha com logística.

E já comentamos por aqui também o quanto o mercado tem demandado por profissionais de logística qualificados, capazes de gerenciar com eficiência todas as etapas da Supply Chain.

Infelizmente, há muitos gestores desatualizados que não conseguem acompanhar as inovações na logística e, consequentemente, não proporcionam melhores ganhos para a empresa. É por isso que viemos falar de um assunto essencial neste texto: pós-graduação e qualificação.

Por que fazer uma pós-graduação em Supply Chain?

Quem responde essa pergunta é o professor Edésio Lopes, coordenador do MBA Logística, Supply Chain & Transportes. Ele explica que a criação dessa pós-graduação no IPOG, há nove anos, veio justamente para atender uma necessidade de mercado.

Cada vez mais o profissional capacitado para trabalhar com Supply Chain está sendo requisitado na sociedade, pois a principal regra de negócios das empresas atualmente tem sido um trabalho de logística eficiente”, coloca.

A questão, segundo Edésio, é que quanto mais logisticamente eficiente uma empresa for, mais competitiva ela será no mercado. “Desde uma padaria, até uma multinacional, o modelo logístico é o que define uma organização e faz com que ela tenha grande faturamentos“, diz.

Diante deste cenário de grande inovação tecnológica e competitividade, terá oportunidades o profissional que investir em especialização, e é por isso que trazemos a pós-graduação em Supply Chain como uma alternativa para você!

Abaixo listamos alguns motivos do porquê iniciar uma pós-graduação em Supply Chain, tendo como base o MBA  oferecido pelo IPOG. Confira:

1. Atualização de Conhecimentos

Em função da evolução frenética de tecnologias, houve a necessidade de atualizar a estrutura curricular da pós-graduação para oferecer um curso mais completo, atualizado e consonante com o mercado atual.

Dessa forma, sua proposta ficou mais agressiva, mais competitiva e mais voltada para as necessidades reais das organizações, possibilitando ao aluno a aprendizagem e a aplicabilidade de novas técnicas e conhecimentos de Supply Chain.

Tendo a pós-graduação em Logística, Supply Chain e Transportes do IPOG como ponto de partida, o profissional poderá estudar os seguintes conteúdos:

  • Manufatura Enxuta – que apresentará técnicas para redução do processo de manufatura e potencialização dos lucros;
  • Logística;
  • Armazenamento;
  • Movimentação de materiais dentro do Centro de Distribuição
  • Soluções de TI aplicadas à logística;
  • E-commerce;
  • Modelos de simuladores;
  • Disciplinas totalmente voltadas para a Supply Chain;
  • Cadeia de Suprimentos e sua gestão;
  • Disciplinas de Marketing;
  • Canais de distribuição;
  • Gestão de estoques, compras, suprimentos e frotas;
  • Custos Logísticos;
  • Logística Tributária e gerenciamento de tributos;
  • Terceirização das operações logísticas – quando é melhor gerenciar diretamente ou terceirizar?

Importante ressaltar que esses e tantos outros conteúdos são ministrados por professores capacitados não só teoricamente, mas que também levam para as salas de aula experiências e exemplos práticos de mercado, todos vivenciados por eles.

2. Autodesenvolvimento 

Por meio dos módulos Plenitude, os quais são oferecidos em todas os cursos de pós-graduação do IPOG, o profissional entrará em contato com:

  • Processos de descobertas pessoais e profissionais;
  • Autodesenvolvimento e autoconhecimento;
  • Desenvolvimento do alto controle;
  • Promoção de uma relação interpessoal mais positiva;
  • Geração de engajamento na busca de sentido e propósito de vida;
  • Exercício da flexibilidade, delegação e liderança, dentre outras competências.

3. Oportunidades de carreira

Carregar um título de especialista traz ao currículo um diferencial que a graduação já não sustenta. Ao iniciar uma pós-graduação em Supply Chain, você não estará somente apto a aperfeiçoar processos e atuação, mas também estará aberto a novas possibilidades de negócios e oportunidades de carreira e trabalho. E isso é ótimo!

4. Networking

A sala de aula de um curso de pós-graduação é totalmente diferente de uma sala de graduação. Isso, porque quem a torna diferente são as pessoas que a ocupam.

Tratam-se de profissionais com poucos ou muitos anos de experiência, que apresentam disposição, criatividade e recursos para embarcar em um projeto de negócio inovador ou mesmo aperfeiçoar processos de suas empresas ou das organizações em que trabalham.

Nesse sentido, não só o professor contribui nas aulas, mas os alunos, profissionais já formados, têm muito a contribuir com a construção e transmissão de conhecimento em uma pós-graduação.

Tudo isso torna o ambiente um lugar perfeito para conhecer pessoas, excelentes profissionais que possuem sonhos e objetivos consonantes com os seus e que, juntos, podem render ideias criativas e elaboração de negócios incríveis.

Vale a pena praticar o networking e conhecer cases de quem compartilha o mesmo espaço que você!

E então? Preparado(a) para embarcar em uma MBA Logística, Supply Chain & Transportes Compartilhe nos comentários seus interesses e objetivos com a realização de um MBA como este! No mais, continue conectado conosco e fique por dentro das inovações para a logística!

Artigos relacionados

MBA em supply chain: como desenvolver uma carreira logística de sucesso O setor de logística tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Devido a isso, o número de vagas e de concorrentes buscando uma colocação no mercado subiu. Por isso, quem investe em um MBA em supply chain consegue desenvolver potencialidades e ter mais sucess...
Por dentro do funcionamento da Supply Chain O termo Supply Chain foi criado para designar a cadeia de suprimentos a qual um produto é submetido. No século passado, a produção da matéria-prima e seu beneficiamento até o produto final eram feitos - em regra geral - em um mesmo local, para posteriormente s...
Importância de se dominar a Supply Chain e aproveitar as oportunidades de mercado Na Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, é feita a análise desde a extração da matéria prima até a entrega do produto final ao consumidor. Todos os processos pelos quais aquela matéria prima passa estão previstos na cadeia de suprimentos, e no seu desenho lo...

Sobre Edésio Lopes

Doutor engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o seu mestrado, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É coordenador do MBA de Infraestrutura de Transporte e rodovias do IPOG; MBA Geociências e Geotecnologias; MBA Planejamento Urbano Sustentável; MBA Executivo em Logística de Distribuição e Produção. É colaborador na IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana. Atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federias e estaduais. Atuou como professor no setor de Geodésia no departamento de engenharia civil da UFSC e trabalhou no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto em projetos de auxílio à execução de planos diretores municipais.