Setor industrial: demanda é por profissionais modernos e capacitados
2 minutos de leitura

Setor industrial: demanda é por profissionais modernos e capacitados

Nos últimos anos o Brasil viveu períodos de sufoco no setor industrial, tendo alcançado índices altos de recessão. A boa notícia é que o cenário tem apresentado recuperação e abertura para investimentos.

Esta semana, por exemplo, a BOVESPA superou 74 mil pontos e o dólar está abaixo de R$ 3,08, ou seja, o setor está levantando bandeira verde para as empresas voltarem a investir, o que influencia diretamente a oferta de oportunidades aos profissionais especializados no setor.

Atualmente, o mercado industrial brasileiro possui mais de 350 mil empresas, as quais empregam diretamente mais de 9 milhões de pessoas e apresentam receita maior que 2,5 trilhões.

Muitos são os segmentos que compõem esse mercado: alimentícios, fertilizantes, agroindustriais, montadoras, eletromecânicas, embalagens, de couro, calçadista, petroquímica, química, eletrônicos, entre outros. Em todas elas são necessários profissionais capacitados, que saibam gerir os processos com qualidade e atendam às demandas do mercado que está em constante atualização.

Quais competências adquirir que são importantes para o setor industrial?

Para sair na frente, o profissional precisa estar atento e acompanhar as inovações e expectativas do setor. Desta forma, é preciso identificar o que é preciso amadurecer, aperfeiçoar e aprender para se tornar um candidato atraente ao mercado neste momento.

O professor Marco Túlio Bertolino, profissional da área há mais de 20 anos e coordenador do MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção, do IPOG, diz que o setor industrial precisa de profissionais que saibam otimizar a gestão dos processos e que estejam em sintonia com as novidades e atualizações que surgem.

Dessa forma, entre as competências exigidas – trazidas também para o MBA coordenado pelo professor – estão:

  • Otimização dos processos com redução de perdas e desperdícios;
  • Implementação e gerenciamento dos sistemas de: Gestão da Qualidade; Gestão Ambiental; Saúde e Segurança Ocupacional;
  • Gestão de Pessoas focada no alto desempenho;
  • Planejamento de processos, garantindo controle, desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação técnica, análise crítica e solução de problemas e
  • Know-How para alcançar mais resultados, diminuir custos e se destacar em sua carreira.

O que o MBA do IPOG pode oferecer?

Com essa captação, o profissional se tornará apto no manuseio de ferramentas como Lean Manufacturing, Six Sigmas, PDCA, MASP, além do aperfeiçoamento em Gestão de Qualidade, Responsabilidade Socioambiental, Segurança Ocupacional, entre outros temas relevantes que irão acrescentar qualidade e completude à sua formação e, consequentemente, o reconhecimento no segmento industrial.

E para quem é o MBA?

O público alvo é amplo e multidisciplinar. Podem participar profissionais de distintas áreas, como engenheiros mecânicos, de produção, de alimentos, eletricistas, engenheiros químicos, químicos industriais, administradores, farmacêuticos e qualquer outro diplomado que esteja imerso no segmento industrial.

Novidade!

Aluno IPOG, já pensou em empreender? Nós ajudamos você! Você sabia que os alunos ativos da Instituição poderão participar do módulo de Empreendedorismo, que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IPOG, na modalidade a distância. E o melhor, de forma SEM CUSTO!

Artigos relacionados

Gestão do Tempo: Melhore suas práticas e se torne mais eficiente! Já teve aquela impressão de que 24 horas são insuficientes para cumprir com todos os compromissos do dia?! Se esse sentimento é frequente na sua rotina, vai aí uma dica do coordenador do MBA a distância em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva ...
Importância de se dominar a Supply Chain e aproveitar as oportunidades de mercado Na Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, é feita a análise desde a extração da matéria prima até a entrega do produto final ao consumidor. Todos os processos pelos quais aquela matéria prima passa estão previstos na cadeia de suprimentos, e no seu desenho lo...
Fluxo de caixa: uma necessidade desconhecida Conhecer seus limites financeiros. Esta é a chave de um negócio para que ele não se afunde em um mar de dívidas. Não é à toa que o SEBRAE listou os 6 maiores erros que levam uma empresa a abrir estado de falência. E sabe qual item apareceu entre estes seis? A ...

Sobre Marco Bertolino

Químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental pela FURB, Lead Assessor pelo International Register of Certificated Auditors, possui mais de 25 anos de experiência em GESTÃO DE PROCESSOS, QUALIDADE, FOOD SAFETY e GESTÃO AMBIENTAL, com know how adquirido na gestão de operações industriais, em TQM, MASP, POPs, HACCP, GMP, Análise de Riscos e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001. É autor dos livros Sistemas de Gestão Integrados: ISO 9001 + ISO 14001 + ISO 45001, com foco em resultados; Handbook do Biscoiteiro: Ciência e Tecnologia para fabricação de biscoitos; Sistemas de Gestão Ambiental na Indústria de Alimentos; e Gerenciamento da Qualidade na Indústria Alimentícia: Ênfase em Segurança dos Alimentos.