Como funciona a Avaliação Neuropsicológica em idosos?
2 minutos de leitura

Como funciona a Avaliação Neuropsicológica em idosos?

A população está vivendo por um tempo maior e isso é muito bom. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa nascida no Brasil em 2016 tem a expectativa de viver, em média, até os 75 anos. O estudo realizado em 2011 pelo IBGE sobre o envelhecimento no Brasil aponta que a população idosa, pessoas com 60 anos ou mais, corresponde a 23,5 milhões de brasileiros.

Tem uma música do Arnaldo Antunes que diz: “A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer”. E concordo muito com essa frase, realmente, não há nada mais moderno que envelhecer. E chegar nessa fase da vida é uma grande conquista, mas também é um grande desafio.

Juntamente com o processo do envelhecimento, as doenças envolvidas e associadas ao envelhecimento também se tornam mais frequentes. E dentre essas doenças estão as demências. A Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que contribui com o tratamento dessas doenças.

Portanto, nesse artigo abordarei as principais contribuições da avaliação neuropsicológica em idosos e a sua relação no tratamento de demências. Se você quer se informar sobre esse assunto, continue a leitura desse artigo.

Qual a importância da Avaliação Neuropsicológica em idosos?

A Neuropsicologia se compromete, na avaliação com idosos, identificar se as habilidades cognitivas, que são a atenção, linguagem, memória, percepção visual e outras funções executivas, se conferem com aquilo que é esperado para determinada faixa etária ou se elas estão apresentando algum prejuízo além do esperado para a idade do paciente.

O cérebro envelhece e então algumas habilidades cognitivas podem se alterar. Por exemplo, é comum um idoso ficar mais lento, a qualidade da atenção ser um pouco mais limitada, ele pode ter uma dificuldade de velocidade de processamento de respostas. Mas isso só até certo ponto. Não é esperado que isso seja tão intenso e nem é esperado que ele tenha dificuldades significativas para gravar novas informações, para ter raciocínios e assim por diante.

Avaliação neuropsicológica para tratar a demência

A avaliação neuropsicológica em idosos contribui, e muito, para a identificação dos processos demenciais. E cada vez mais, nós Neuropsicólogos contamos com repertório de testes e instrumentos que estão sendo validados pra população brasileira, contemplando essa faixa etária mais avançada.

Um fator muito importante que o profissional precisa saber que esse tratamento não engloba apenas a necessidade de compreender o envelhecimento cognitivo saudável, mas também compreender o perfil cognitivo de cada demência. Como exemplo, a demência de Alzheimer, demência vascular, demência frontotemporal, dentre outros tipos da doença. É fundamental compreender as patologias e acompanhar esse paciente, porque mesmo que a demência não tenha cura, ela tem um tratamento para amenizar os seus impactos.

As intervenções medicamentosas precisam ser associadas às intervenções não medicamentosas. Dentre elas a reabilitação cognitiva, que visa minimizar o impacto das demências no dia a dia do idoso e da família. Além das estratégias de treino cognitivo para tentar diminuir a velocidade da progressão da demência.

Se você tem interesse em atuar nessa área, a Pós-Graduação em Neuropsicologia do IPOG tem um módulo dedicado sobre a avaliação neuropsicológica do adulto e idoso. Por meio de aulas teóricas e práticas você aprenderá estratégias, testes, técnicas, instrumentos e ferramentas e estará apto para atuar no tratamento de adultos e idosos.

E você, o que achou desse conteúdo? Compartilhe nos comentários a sua opinião. Aproveite e leia também o artigo Neuropsicologia Infantil: dificuldades de aprendizagem, diagnóstico e intervenção.

Artigos relacionados

4 carreiras para especialistas em Saúde Pública Foi-se o tempo em que concluir uma graduação era sinônimo de sucesso profissional. Cada vez o mercado de trabalho fica mais exigente e, para acompanhar o ritmo e não ficar de fora, é necessário se manter atualizado e tornar-se especialista em determinado assun...
Quais procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos o Farmacêutico Esteta pode realizar? A saúde estética tem a função de promover a saúde por meio do equilíbrio entre corpo, mente e saúde com a realização de recursos e procedimentos estéticos. É uma área crescente no mercado, que atinge um grande público e a cada vez mais conquista novos adeptos....
Como o farmacêutico pode atuar no mercado de suplementos alimentares? Os suplementos alimentares está cada vez mais ajudando atletas, praticantes de atividades físicas, idosos, gestantes e pessoas com alguma carência nutricional a ter uma vida mais saudável e com mais qualidade de vida. O mercado de suplementação alimentar vem ...

Sobre Rejane Soares Ferreira

Psicóloga pela UnB, Mestre em Psicologia pela UnB, Neuropsicóloga pela PUC, Curso de Avaliação e, Tratamento da Dor Crônica pela USP,  Curso de Psicogeriatria pela USP e Professora do curso de Pós-graduação em Neuropsicologia do IPOG.