Sistema IPED: Conheça as principais funcionalidades do software utilizado na investigação da Operação Lava Jato
4 minutos de leitura

Sistema IPED: Conheça as principais funcionalidades do software utilizado na investigação da Operação Lava Jato

Sistema IPED, Investigação, Tecnologia

Corporações policiais de todo o mundo desenvolvem e utilizam softwares para apoiar investigações, gerenciar diversos tipos de informações, cruzar dados e gerar relatórios precisos que dão subsídios para a realização da prova material, objetivo maior da perícia criminal.

Como exemplo, com grande representatividade no Brasil, temos o Sistema IPED, software desenvolvido pelo Perito Criminal Federal e professor do curso de Pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital do IPOG, Luís Filipe da Cruz Nassif, com o apoio de outros peritos, para a investigação da Operação Lava Jato. Quer saber mais informações sobre essa ferramenta forense? Confira lendo esse artigo!

Software utilizado na investigação da Operação Lava Jato

A Operação Lava Jato, maior investigação contra a corrupção e lavagem de dinheiro do sistema político do Brasil, conta com o trabalho especializado de mais de 100 peritos federais, que a cada etapa do caso, enfrentam novos desafios.

A atuação da Polícia Federal (PF) recuperou bilhões de reais e condenou vários criminosos. De 2014 a 2016, foram produzidos mais de 400 laudos na área de informática e analisados mais de 4 mil dispositivos digitais e 1,2 milhão de gigabytes.

Diante da complexidade e grandiosidade do caso, os peritos da Polícia Federal tiveram que desenvolver novas ferramentas para analisar o grande volume de dados coletados e gerar laudos periciais com a agilidade solicitada pelo Poder Judiciário.

E para acelerar o processamento de dados e atender as exigências da Lava Jato, o Perito Criminal Federal, Luís Filipe da Cruz Nassif, com o apoio de outros peritos, desenvolveu o Indexador e Processador de Evidências Digitais (IPED).

Conheça as principais características e funcionalidades desse programa

Sistema IPED

É um sistema para indexação e processamento de evidências digitais, que busca e organiza dados de interesse em arquivos visíveis, ocultos, apagados e fragmentados que estejam em dispositivos como discos rígidos, pendrives, cartões de memória, SSDs, CDs, DVDs e outros tipos de mídias de armazenamento.

Ao organizar os dados, o IPED permite que sejam feitas buscas instantâneas por palavras chave e a classificação e visualização rápida de conteúdos de imagens e vídeos, além de recuperação de mensagens de chats, de redes sociais e de e-mail que tenham sido gravados no dispositivo, ainda que temporariamente.

A atividade de processamento de dados de mídias de armazenamento é hoje a principal atividade da perícia computacional e da análise forense digital e a principal fonte de provas materiais de fatos e crimes que ocorrem com o uso de computadores, tablets e smartphones.

O mercado conta com algumas ferramentas importantes para esse tipo de atividade, mas o maior destaque do IPED frente aos demais produtos é a alta velocidade de processamento, relevante e necessária para grandes volumes de dados dispostos em mídias de alta capacidade como as que tem sido usadas nos dias atuais.

Este software computacional forense foi desenvolvimento na linguagem de programação java. Possui uma interface simples, intuitiva e integrada para análises e exames periciais detalhados dos dados armazenados em diferentes mídias, como: computadores, pendrives, cartões de memória, CD’s, DVD’s, entre outros dispositivos. Sabe quais são vantagens de utilizá-lo?

Alta escalabilidade

Possibilita o processamento de dados em vários computadores.

Alta velocidade de processamento

A taxa de processamento é superior a 300GB/h e permite a análise de dados de forma simultânea em até cem dispositivos diferentes. As informações para averiguação ficam disponíveis em um dia após a execução desse processo.

Cálculo e consulta à base de Hash

Essa função possibilita a identificação de arquivos duplicados.

Categorização

Permite a organização dos dados por meio de uma classificação por tipo e formato de arquivo.

Detecção de criptografia

Identifica automaticamente os arquivos codificados em diferentes tipos, como: pdf, doc, xls, ppt,zip, rar, 7z e pst, entre outros formatos.

Extração e exportação de Arquivos

O programa permite a exportação e extração de arquivos de interesse durante o processamento de dados para incluir informações no laudo pericial ou relatório de análise.

Geração de Relatórios

Após a análise, o programa dispõe de recursos para geração de relatórios de fácil leitura com os resultados obtidos.

Identificação de nudez

Essa funcionalidade contribui com investigações relacionadas aos casos de pornografia infantil. O programa realiza análises e exames que detectam a nudez em imagens.

Indexação

Permite a pesquisa por palavras-chaves dos dados coletados.

Multiplataforma

O programa pode ser executado em mais de um sistema operacional, como: Windows, Linux e MacOS.

Ordenação, Filtragem e destaque de itens

Possui funções para ordenar, filtrar e atribuir marcações nos arquivos resultantes da análise.

Portabilidade

O sistema pode ser executado em diferentes locais e dispositivos, como: discos rígidos externos, pendrives e mídias ópticas.

Processamento em batch

Processamento e extração de dados de modo automático, sequencial e em qualquer dia e horário. O software permite enfileirar todos os materiais que precisam ser analisados, reduzindo assim o tempo de paradas para inserção de novos dados no sistema.

Reconhecimento óptico de caracteres

Localiza palavras em documentos digitalizados em formato de imagem e permite a pesquisa e a indexação dos dados contidos no arquivo.

Recuperação de arquivos apagados

Por meio do recurso Data Carving, recupera mais de 40 tipos de formatos de arquivos que foram deletados nos dispositivos analisados.

Visualização integrada de arquivos

O software permite a visualização de forma integrada de arquivos de vários formatos no sistema de análise.

Visualização de imagens e vídeos

O programa exibe diversos formatos de imagens e vídeos em miniatura durante o processamento com o objetivo de gerar uma visualização geral da galeria de arquivos.

Além dessas funcionalidades, o sistema IPED impactou na redução de custos para a Polícia Federal, visto que, anteriormente, a corporação utilizava outro programa com tecnologia forense que custava aproximadamente R$30 mil por licença de uso para cada computador.

Softwares utilizados em investigações forenses

É importante que você conheça também o NuDetective, software usado pela Polícia Federal em investigações contra pedofilia, desenvolvido pelo Perito Criminal Federal e professor do curso de Pós-graduação em Computação Forense e Segurança da Informação do IPOG, Pedro Monteiro da Silva Eleutério e pelo Perito Criminal Federal Mateus de Castro Polastro.

Para saber mais sobre esse software, as principais características e como ele funciona, lei o post ‘NuDetective: ferramenta forense de combate à pedofilia’.

Além do Sistema IPED e NuDetective, existem diversos softwares que são utilizados pela Polícia Federal e por corporações policiais em todo o mundo, como exemplo o EnCase, FTK, UFED Touch, DFF, Xplico.

Para saber informações detalhadas sobre essas ferramentas, você precisa ler o artigo: Conheça as principais ferramentas utilizadas na investigação forense computacional.

O desenvolvimento de novas ferramentas ou aprimoramento de softwares utilizados em investigações policiais representa um avanço para a área de Computação Forense no Brasil e  excelentes oportunidades para os profissionais que se especializam nessa área para solucionar os novos desafios que surgem em cada investigação.

Se você tem o objetivo profissional de ingressar nesse mercado ou de aprimorar seus conhecimentos nessa área, conheça a Pós-graduação em Computação Forense e Segurança da Informação e se especialize.

Artigos relacionados

Perícia digital: como a especialização contribui para a solução de crimes virtuais A perícia digital tem ganhado destaque nos últimos anos justamente por tratar de um setor muito presente no nosso modo de vida: o on-line. Contudo, apesar de promissora, a área tem um déficit de profissionais qualificados, que já não acompanha mais as nece...
Representação Facial Humana: conheça as técnicas utilizadas pelos papiloscopistas A Representação Facial Humana é um método técnico-cientifico de apoio à identificação humana em um processo de investigação policial.  É um importante instrumento para a elucidação de crimes, que, em muitos casos, direciona o início de uma investigação. Por is...
Indústria 4.0: a era dos sistemas inteligentes e da convergência digital Você já sabe o que é Indústria 4.0? Então, vem com a gente! Smartphones, tablets, computadores, máquinas, sistemas automatizados, inteligência artificial, tudo isso está se tornando tão comum em nosso dia a dia que nem nos damos conta de como a tecnologia tem...

Sobre Walber Pinheiro

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em Porto (Portugal) e coordenador do curso de Computação Forense e Perícia Digital do IPOG.