Quando você lê “Inteligência Artificial” (IA), qual a primeira coisa que vem em sua mente? Você imagina que é um futuro distante e que não vai fazer parte da sua vida tão cedo? Se você pensa isso, significa que está na hora de entender mais sobre esse assunto.
Você não pode ficar em pleno século XXI com incertezas e sem saber realmente o que é Inteligência Artificial, como funciona e como ela está presente no nosso dia a dia. Nesse artigo vamos esclarecer um pouco mais sobre o assunto. Boa leitura!
O que é “inteligência artificial”?
De forma simples, a inteligência artificial (IA) é a capacidade de uma máquina ou de um programa de computador aprender, pensar e agir como seres humanos. É um ramo da ciência da computação que cria algoritmos de aprendizagem para simular capacidades humanas.
É o uso da computação para entender a inteligência humana e construir dispositivos com capacidade para pensarem e executarem tarefas como nós e para nós.
(Deseja atualizar seus conhecimentos nesta área? Confira a nossa proposta!)
De acordo com a Pesquisa IT Leaders 2017, realizada pela revista Computerworld, a inteligência artificial assume posições de destaque e prioridade para os próximos anos. A IDC Brasil prevê que em 2018 a Inteligência Artificial irá crescer 50% em relação a 2017.
A IA possui alto potencial de transformação e entrega de resultados competitivos para o negócio. Estamos num excelente momento para gestores de TI capitalizarem oportunidades de crescimento em Inteligência Artificial e colocar em prática estratégias para empregar soluções para as necessidades comerciais.
Muitas empresas precisaram e ainda precisam remodelar seus negócios para aplicar a Inteligência Artificial. A IA já está presente hoje em diversos setores, como saúde, construção, transporte, entretenimento, entre outros. Grandes exemplos de sua aplicação são: veículos autônomos como os produzidos pela Tesla, reconhecimento automático de voz, tradução instantânea, reconhecimento facial e assistentes de voz.
Inteligência Artificial e Aprendizado da máquina são o mesmo conceito?
A inteligência artificial é um grande guarda-chuva, são muitos termos relacionados com esse conceito. Dessa forma, Inteligência Artificial e Aprendizado da Máquina não tem o mesmo significado, são termos usados de forma integrada. A IA é mais ampla, é o destino, já o aprendizado da máquina é uma aplicação, é um caminho que faz parte da IA.
Machine Learning: aprendizado de máquina
O Machine Learning (ML), aprendizado da máquina em inglês, tem a habilidade de aprender comportamentos a partir ações realizadas anteriormente por humanos. Smartphones, carros, computadores, TV’s, eletroeletrônicos e eletrodomésticos estão sendo alimentados com um grande volume de dados e reconhecendo padrões nesses dados para executar experiências e tarefas feitas, anteriormente, por pessoas. É o aprendizado por meio de exemplos e experiências.
A Inteligência Artificial, aprendizado de máquina já fazem parte da nossa rotina e a tendência é de a cada vez mais mudar a forma de nos relacionarmos com o mundo e de como os consumidores se envolvem com as empresas, de forma totalmente conectada.
Big Data: dados que alimentam a Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está sendo impulsionada cada vez mais pelo aumento do fornecimento de dados. Estamos falando de “Big data”. Aplicativos, sites, softwares e plataformas virtuais estão capturando e processando dados o tempo todo, e isso tem um enorme valor para o mercado.
O Big Data mudou completamente a forma das empresas lidarem com informações. Hoje, o seu resultado de pesquisa na Internet, os anúncios de produtos e serviços direcionados a você são baseados em recursos de Inteligência Artificial que já tem referência em muitos dados sobre você.
Quando você acessa a Netflix e se depara com uma lista de filmes recomendados para você, é pura Inteligência Artificial em ação, a plataforma monitora as escolhas que você faz, insere-os em um algoritmo de aprendizado e sugere filmes com base em seus interesses.
O que os gestores de TI inicialmente devem analisar antes de pensar em implementar recursos com Inteligência Artificial no negócio:
– Analisar quais aplicações em IA já estão concluídas, em andamento e as que não deram certo. É necessário acompanhar esse mercado de perto.
– Identificar as áreas do seu negócio que podem resultar em maior impacto e também as que possuem maior necessidade de recursos em IA.
– Investir em ferramentas, treinamento, pessoas e recursos certos para a coleta e processamento de dados. Como exemplo, a infraestrutura em nuvem pode ser uma grande aliada nesse processo.
Inteligência Artificial na sua rotina
Veja, por meio de simples exemplos, como a Inteligência Artificial já está inserida no seu dia a dia:
Reconhecimento de voz: milhões de pessoas já usam os aplicativos de reconhecimento de voz, conhecidos também como assistentes, para executar comandos. Os mais utilizados são o Siri, Alexa e Google Assistant. Por exemplo, você não precisa digitar mais no teclado digital do celular para pesquisar no Google. Basta usar o comando ‘pesquisa por voz’. Outra função notável é que a aprendizagem desses assistentes sobre os usuários é tão contínua que chega ao ponto de antecipar as necessidades, eles perguntam se você precisa de algo.
Reconhecimento de imagem: muito popular na detecção de amigos em fotos postadas no Facebook, o reconhecimento de imagem já é bastante utilizado por outros aplicativos, sistema de segurança e até mesmo em empresas para identificação de funcionários.
Otimização de rotas: recurso bastante utilizado pelo Waze, Uber e outros aplicativos de transporte para otimizar rotas e melhorar a navegação no tráfego.
Não é difícil ver como Inteligência Artificial está fazendo parte da vida das pessoas. Vamos continuar com essa lista? Então, conte para nós como a Inteligência Artificial está presente no seu dia a dia no espaço para comentários abaixo.