Case de Sucesso: Empreendendo na área de Contabilidade
4 minutos de leitura

Case de Sucesso: Empreendendo na área de Contabilidade

Empreendedorismo na área de contabilidade

Cada vez mais tem se falado em profissionais interessados em empreender na área de Contabilidade. E não é à toa! Ela é a quarta profissão que mais oferece oportunidade de trabalho no mundo, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade.

Essa ciência da informação está presente em diversas atuações no mundo dos negócios!

Qualquer decisão de uma empresa, organização ou até mesmo de uma família necessita de informações que ela oferece. Considerando que decisões baseadas em dados reais significam uma possibilidade de acerto muito grande.

E é por conta desse mercado fértil que muitos profissionais têm buscado investir no seu próprio negócio ou ainda apostado em formas de melhorar a sua atuação na área.

Relato de um Empreendedor Contábil

Para compreender um pouco mais sobre essa realidade, Israel Frota, aluno da especialização de Contabilidade do IPOG, explica sobre como tem vivenciado o Empreendedorismo na área de Contabilidade.

Israel atua como profissional contábil há mais de 13 anos e muito antes de se formar já convivia com a contabilidade. “Venho de uma família de Contadores… tios, primos e meu pai, que foi o primeiro a me levar para dentro de um escritório e me apresentar a profissão que futuramente seria a minha maior paixão”, relata.

No período em que estava conhecendo a profissão, Israel passou por outros setores do escritório, como digitador e auxiliar contábil, e aproveitou para conhecer tudo de perto.

“Hoje, sou sócio diretor dessa Empresa Contábil Familiar, que já possui mais de 37 anos de história, a Frota Contabilidade, situada em Tianguá-CE”, relata com orgulho.

Com a intenção de crescer e expandir seus conhecimentos para um público ainda maior, deu mais um passo importante na área de Contabilidade e atualmente também é Diretor Presidente da sua própria Empresa, a Israel Frota – Assessoria Contábil, com sede na cidade de Sobral-CE.

“A Israel Frota Assessoria Contábil, que está a cerca de dois anos no mercado, surgiu de um sonho antigo e da minha necessidade de expandir horizontes e voar mais alto”, diz.

O especialista explica que ambas as empresas têm como atividades principais a assessoria e consultoria contábil, onde são executados serviços de Contabilidade (gestão Contábil), de cunho Fiscal Tributário, de Departamento Pessoal, Paralegal (legalização de empresas), de Consultoria Tributária e Societária, entre outas atuações.

Afinal, o que contribui para o sucesso profissional de quem é da área?

Para Israel, o grande segredo para obter oportunidades diferenciadas nesse segmento é buscar conhecimento e formas de aplicá-lo. “Durante todos esses anos, sempre venho buscando me especializar e me tornar cada dia mais perito no que faço”, conta.

“Considero as empresas em que atuo como diferentes, pois sei a bagagem de conhecimento que carrego e o quanto estou disposto a aprender. Então, entendo que o nosso diferencial é não só o conhecimento, mas a aplicabilidade do mesmo na manutenção da saúde das Empresas de nossos Clientes”, exemplifica.

“Costumo dizer que em minha jornada profissional e pessoal, nunca vou saber de tudo, pois sempre quero estar buscando aprendizado, para assim oferecer o melhor serviço aos meus parceiros, colaboradores e clientes”, diz Israel.

Além de empresário contábil, o especialista também é Conselheiro Suplente do Conselho de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC e Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tianguá – CDL e também, membro da Comissão de Estudos do SPED do CRC-CE.

Como está o mercado hoje área para quem deseja empreender nesse segmento?

A área da contabilidade é muito vasta no que tange ao empreendedorismo, considera Israel.

“Todos os dias, surgem novas mudanças, são alteradas e criadas as mais diversas legislações e isso exige profissionais aptos a arregaçar as mangas e ir para dentro do escritório de contabilidade”, comenta.

Vale salientar, que o povo brasileiro é um dos mais empreendedores do mundo, portanto, quanto mais empresas abrirem, mais profissionais contábeis serão requisitados, quer seja para fazer trabalhos mais “comuns”, como uma escrituração fiscal, como para atuar em áreas mais específicas, como perícia, auditoria, treinamentos focados aos empresários e profissionais.

Se eu puder dar um conselho, eu digo: Empreendam!”

Contribuições do IPOG

Israel relata que o IPOG tem grande influência no que se refere ao empreendedorismo ligado à inovação contábil, pois a cada conhecimento novo  adquirido, ele consegue chegar com mais bagagem e mais aptidão para atender à demanda de seus clientes. Isso, acabou o tornando conhecido e a cada dia mais requisitado.

“O conhecimento adquirido em sala de aula aplico quase que diariamente, seja tirando dúvidas de colaboradores e colegas, ou buscando formas de evitar que os problemas da atual conjuntura do Brasil afetem meus clientes” explica.

Qual a importância de ter profissionais especializados nessa área para as organizações?

O profissional contábil é quem gere toda a vida financeira da empresa, diz Israel. Ele atua como um cientista que está sempre em busca de melhorias para a saúde. Sem o contador ou com um profissional medíocre exercendo essa função, as empresas adoecem, até encontrarem um especialista que vai curá-las.

Sem um contador atuando diretamente com os diretores das empresas, mostrando como vai o seu faturamento, impostos, finanças, patrimônio e afins, as empresas morrem.

Se a empresa de grande, médio, pequeno porte, ou mesmo um microempreendedor, todos precisam da contabilidade.

Dicas para quem deseja seguir nessa área:

  • Seja humilde, responsável e cordial com seus clientes e colaboradores, pois eles são a alma da sua empresa;
  • Saiba que você não é detentor de todo o conhecimento, nunca se sinta acima de tudo e de todos,
  • Saiba que sempre você terá algo a aprender, seja no âmbito profissional, espiritual ou pessoal;
  • Se souber de algo novo, repasse, pois se você entender que é realmente bom no que faz, você nunca terá concorrentes, mas sim, colegas de profissão.

O que o os profissionais e o mercado ganham com esta formação?

Os ganhos são tremendos, mas o mais importante, considera o especialista, é que os clientes vão saber que o profissional que está o auxiliando é extremamente competente e conhecedor do que faz, e que eles não devem temer ao entregar a saúde de seus bens a eles”, conta o empreendedor.

Resumo dessa jornada profissional

Para Israel, a frase é: “Em constante Expansão”.

Sobre Israel Frota

Diretor da empresa Frota Contabilidade, Diretor Presidente da Israel Frota – Assessoria, Contábil, Conselheiro Suplente do Conselho de Contabilidade do Estado do Ceará – CRC, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tianguá – CDL e membro da Comissão de Estudos do SPED do CRC-CE.