Maximizando a Eficiência em Obras: Dicas de Especialistas
3 minutos de leitura

Maximizando a Eficiência em Obras: Dicas de Especialistas

Maximizando a Eficiência em Obras: Dicas de Especialistas

A eficiência em obras, sem sombra de dúvidas, é um dos conhecimentos mais procurados e requisitados quando o assunto é construção civil. Afinal, qual engenheiro não deseja lidar com imprevistos facilmente e garantir a entrega dentro do prazo? Ou então, reduzir os custos e aumentar a produtividade?

Quer aprender com grandes especialistas do mercado? Neste artigo, vamos mostrar como a maximização da eficiência de obras é importante no ramo da construção civil, estratégias para colocarem prática e como o MBA atua como o divisor de águas entre os profissionais do mercado. Acompanhe!

A importância de maximizar a eficiência em obras

Para começarmos, é importante que você entenda um pouco sobre a importância de maximizar a eficiência em obras. De antemão, é por meio desta estratégia que o engenheiro tem mais excelência na gestão. Assim, o recurso gera impactos nos aspectos mais importantes e valorizados na construção civil: tempo e custo de execução.

Tal resultado acontece porque a eficiência gera trabalhos mais rápidos e, consequentemente, reduz os custos devido ao aproveitamento dos recursos disponíveis. Outro destaque, está na eficácia quando o assunto é atender os prazos e entrega final da obra. Pois, mesmo diante de imprevistos, no decorrer dos procedimentos, o gestor consegue minimizar os dados, já que conta com mais agilidade no acesso às informações e atualizações.

Estratégias para maximizar a eficiência em obras

Se você é um profissional da construção civil e deseja seguir na área de gerenciamento de obras, bem como diminuir o seu ritmo de trabalho como autônomo, listamos  algumas estratégias infalíveis para colocar em prática!

Planejamento otimizado das atividades

A primeira estratégia está em conhecer a realidade ao seu redor, portanto faça uma análise da capacidade produtiva das equipes e processos da construtora. Além disso, levante informações sobre a logística, métodos de construção, equipamentos e pessoas.

Então, documente todos os dados, determine quais serão as atividades realizadas em cada fase e alinhe os prazos para o preço inicial do orçamento não sofrer alterações e o seu trabalho acabar saindo no prejuízo.

Organização do canteiro para favorecer as frentes de trabalho

Outro passo muito relevante para maximizar a eficiência em obras é saber identificar o espaço ideal para a construção do canteiro. Portanto, antes da equipe entrar com a “mão na massa”, organize onde vai ser feita a entrada e saída dos caminhões e o lugar para fazer o descarregamento de materiais.

Priorização de processos e soluções que facilitam a industrialização e evitam desperdícios

Tanto a priorização dos processos quanto a tecnologia, reduzem consideravelmente os desperdícios, acelera o trabalho, facilita a gestão, bem como aumenta a eficiência das obras civis. Atualmente, existem muitos softwares de engenharia com recursos incríveis para coordenar todos as etapas, como:

  • registro de ocorrências;
  • controle do banco de horas trabalhados e
  • emissão de pedido de materiais sem sair do canteiro.

Ou seja, tais recursos oferecem ao engenheiro uma visão mais realista de todos os estágios da construção e os custos envolvidos.

Como o gerenciamento de uma obra impacta em sua eficiência?

Existem três pilares que medem a produtividade de uma obra: o tempo, o custo e a qualidade dentro dos parâmetros aceitáveis pelo mercado.

Assim, uma boa gestão deve envolver todas as etapas no gerenciamento, desde o planejamento das atividades, até a entrega conforme o cronograma físico-financeiro (mais um parâmetro de referência de eficiência).

Como o MBA em gerenciamento de obras, qualidade e desempenho da construção do IPOG impacta a carreira dos profissionais da área?

A especialização em Gerenciamento de Obras, hoje, é o grande divisor de águas para aumentar as possibilidades de melhorias na colocação de um profissional no mercado de trabalho, ou garantir uma promoção dentro do seu emprego atual. O MBA tem o foco em técnicas de aplicação gerencial de uma obra, com valiosos conhecimentos sobre racionalização dos processos construtivos, aumento da produtividade e melhoria na qualidade final da edificação.

O IPOG é o primeiro curso do Brasil com mais de 160 turmas (tanto finalizadas, quanto em andamento), com atividades técnicas voltadas para o mercado de trabalho, na prática, e para suprir a demanda no segmento de gerenciamento de obras. Assim, os alunos têm acesso a um conteúdo moderno, além de diversas ferramentas e metodologias profissionais.

Em outras palavras, com o MBA em Gerenciamento de Obras do IPOG, o engenheiro aprende tudo sobre como montar um excelente planejamento de obra e colocar em prática, por meio de ações gerenciais e técnicas estratégicas.

Em síntese, a eficiência em obras, atualmente, faz parte de um conhecimento muito requisitado na construção civil. Pois, é por meio de um gerenciamento eficaz que o mestre da obra consegue ter mais sucesso no seu empreendimento, com redução de custos, aumento da produtividade e facilidade em lidar com imprevistos. Logo, o MBA em Gerenciamento de Obras do IPOG é o primeiro passo para trilhar o caminho do reconhecimento profissional e suprir esta demanda.

O que acha de se especializar na sua área de trabalho? Conheça agora mesmo o MBA em gerenciamento de obras e tire todas as suas dúvidas!

Artigos relacionados

Pós-graduação em Psicologia: quais são as áreas mais promissoras? A qualificação profissional é um diferencial competitivo crucial em todas as áreas do conhecimento, e não é diferente na psicologia. Este campo vasto e multifacetado oferece inúmeras oportunidades para os profissionais que buscam se destacar e fazer a diferen...
Culture code: uma chave para alavancar resultados nas empresas Nos momentos mais desafiadores para um negócio, uma cultura organizacional bem transmitida e coesa pode ser a chave para melhores resultados. É por essa razão que o investimento em culture code, ou código de cultura, está tão em alta. Para Daniel Coyle, au...
Reengenharia: saiba como potencializar os resultados na sua organização Se você busca meios de potencializar resultados na sua organização, a reengenharia pode contribuir para esse objetivo. Apesar do termo dar a ideia de que se trata de algo aplicado a um canteiro de obras, a reengenharia nada mais é do que um sistema administrat...

Sobre Mestre SEO