Qual a importância da Governança de TI para um negócio?
2 minutos de leitura

Qual a importância da Governança de TI para um negócio?

A tecnologia transforma, inova e evolui o mundo dos negócios. O aumento da capacidade computacional exige que as organizações se preocupem com uma estrutura de TI para suportar todos os processos do negócio com o objetivo de aumentar a sua vantagem competitiva no mercado. E é nesse aspecto que entra a essencialidade da Governança de TI.

Para saber mais sobre esse assunto, leia esse artigo.

O que é Governança de TI?

A técnica é parte integral da Governança Corporativa de uma empresa e tem a função de alinhar a estratégia de TI com as estratégias do negócio para assegurar que todos os investimentos de TI sejam adequados para o alcance das metas e objetivos organizacionais e traga retorno, segurança e conformidade com os processos estabelecidos.

A Governança de TI fornece uma estrutura planejada e diretrizes para a liderança aplicar em todos os níveis do negócio e integrar todas as ferramentas e iniciativas de TI com a estratégia para gerar valor e alcançar metas e objetivos.

Indicadores para uma Governança de TI bem sucedida

  • Alinhamento estratégico;
  • Entrega de valor;
  • Gestão de risco;
  • Gestão de recursos;
  • Mensuração de desempenho;

Quais benefícios que uma Governança de TI bem sucedida pode proporcionar ao negócio?

  • Inovação;
  • Produtividade;
  • Qualidade;
  • Redução de custos;
  • Flexibilidade

Por que uma empresa precisa de Governança de TI?

Falhas em TI podem colocar em risco a credibilidade da empresa com os consumidores; um acidente ou erro em TI pode afetar a segurança da informação e confidencialidade de processos; diferentes projetos de TI sem um alinhamento estratégico e procedimentos para seguir podem trazer prejuízos financeiros para um negócio.

Esses são alguns exemplos de uma gama de erros que podem ocorrer em uma organização sem uma Governança de TI consolidada.

A Governança de TI entra em campo para solucionar problemas de alinhamento organizacional em relação a TI e às estratégias do negócio, por meio da identificação de áreas interessadas em iniciativas de TI, mapeamento dos graus de tomada de decisão de cada setor e criação de modelos e padrões de governança para que todas as áreas façam o uso adequado de TI e que tenha um bom retorno sobre os investimentos.

Dessa forma, uma Governança de TI com padrões e processos bem definidos, garante a segurança de sistemas e processos, a integridade de dados e mitigam os riscos do negócio.

Quando a Governança de TI é eficaz?

O primeiro aspecto mais relevante das organizações que tem sucesso usando a estratégia é o alinhamento com todas as áreas do negócio. Todas as inciativas de TI precisam ter interdependência com o planejamento estratégico e serem avaliadas constantemente.

Para garantir um modelo de Governança de TI eficaz, é necessário ter o envolvimento e apoio da alta gestão, com padrões estabelecidos e responsabilidades definidas para aplicação em toda a organização. Os principais frameworks (conjunto de padrões, ferramentas e boas práticas) da Governança de TI são: Cobit (Control Objectives for Infoirmation and related Technology), ITL (Information Technology Infrastructure Libary) e PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Também vale ressaltar a importância de gerenciar os riscos que o negócio está exposto e direcionar a tomada de decisões de forma assertiva.

Na leitura desse post você viu o quanto a Governança de TI é fundamental para o sucesso do negócio. Então aproveite essa necessidade de mercado e transforme-a em uma oportunidade de carreira. Com o MBA Executivo em Gestão de Tecnologias da Informação do IPOG você vai aprender como implementar uma Governança de TI de sucesso.

Artigos relacionados

Como é feita a análise forense do Sistema Operacional Windows? Visto que todo computador necessita de um sistema para iniciar suas funções, você já parou para pensar como os peritos digitais investigam crimes em sistemas operacionais? Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, nesse artigo vou esclarecer como...
Curso de linguagem SQL: desenvolva seu potencial para conquistar vagas de T.I. Já pensou em se tornar um especialista em banco de dados de forma rápida? O curso de linguagem SQL do IPOG pode ajudar você a potencializar sua carreira. A formação de curta duração conta com professores da graduação e pós-graduação, renomados na área, par...
3 habilidades essenciais para profissionais de Gestão de Tecnologias da Informação. Você já possui a... Para gerir uma empresa com excelência é crucial a integração da área de Tecnologias da Informação (TI) com a gestão estratégica do negócio e lideranças das pessoas para obtenção dos melhores resultados. Para isso, o profissional de Gestão da Tecnologia da Info...

Sobre Marsal Melo

Professor IPOG, Analista de Sistemas, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Administração de Empresas (UFG). É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Equipes, Processos e Projetos.