O coordenador do MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações do IPOG, Flávio Sohler, é um dos participantes da 30ª Conferência Europeia de Investigação Operacional, evento que ocorre em junho, na Irlanda, com a temática “Pesquisa Operacional”.
Durante o congresso, Sohler ministrará a palestra “Aplicação da análise de riscos Fuzzy FMECA: um estudo de caso no Brasil” e compartilhará sua experiência sobre o Projeto realizado em uma hidrelétrica na Eletrobrás Furnas.
No decorrer da palestra, o professor debaterá sobre a importância da análise de risco, tomada de decisão sob incerteza e minimização de riscos em projetos de engenharia.
Análise de riscos
Para Sohler, a análise de riscos, a tomada de decisão sob incerteza e a minimização de riscos são assuntos que precisam ser discutidos atualmente.
A quantidade de projetos de engenharia que sofrem com transtornos acusados por falha de todos os tipos. Logo, analisar pontos que podem ser críticos é de suma importância para evitar danos futuros.
Para Sohler, o uso da técnica Fuzzy associada a FMECA, ou seja, Análise do Modo de Falha, seu Efeito e Criticalidade prioriza riscos e consequências e impactos em uma obra de engenharia.
Com a priorização de riscos, os profissionais conhecerão melhor quais eventos são mais críticos, minimizando a subjetividade do processo, ou seja, a análise única e pessoal, de cada especialista a respeito do projeto.
Sobre o palestrante
Flavio Sohler é graduado em Engenharia Civil, mestre em Engenharia de Produção, doutor em Psicologia Organizacional e pós doutor em Engenharia Civil. Atua na análise de projetos e riscos e possui mais de 20 anos de experiência na área.
É certificado como Profissional de Gerência de Projetos e Profissional de Gerência de Risco pelo Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos), uma das maiores instituições voltadas para profissionais da área, cuja sede fica nos Estados Unidos.
Sohler é membro do Comitê de Elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos e do Instituto de Gerenciamento de Projetos (com a sigla em inglês, PMI). Além disso, atua como coordenador e professor no IPOG nos MBA de Gestão e Modelagem de Projetos em Engenharias e Arquitetura; Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção e MBA Projeto Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações.
É autor de 5 livros, sendo eles:
- A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-estar dos Trabalhadores – livro escrito para obtenção do título de Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás);
- Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção, Sohler e Botassi: Ciência Moderna, 2017;
- Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações, Sohler e Botassi: Ciência Moderna;
- Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos, Flavio Sohler: Ciência Moderna, 2019.
Conheça o MBA de Gestão e Modelagem de Projetos em Engenharias e Arquitetura clicando na imagem abaixo:
Sobre o evento
Em 2019, o tema central da 30ª Conferência Europeia de Investigação Operacional será a análise operacional. Esta edição, conta com inovações e tem como objetivos otimizar os modelos, sejam eles matemáticos ou estatísticos, para que possam diminuir riscos de estruturas entrarem em colapso e ruínas.
A Conferência acontece entre os dias 23 e 26/6 na UCD Bilfied, que fica em Dublin, na Irlanda. O sistema de suporte à decisão, análise de decisão, otimização global, análise de negócios, previsão de séries temporais, otimização Fuzzy e análise de riscos são só alguns dos temas dos quatro dias de evento.
Na ocasião, especialistas de diversas áreas, dentre eles, engenheiros, análiticos e matemáticos, estarão reunidos em busca de melhores soluções para projetos de engenharia.