Novidade para a literatura da Engenharia: Lançamento do livro “Gestão e Modelagem de Projetos”
3 minutos de leitura
08 de março de 2019

Novidade para a literatura da Engenharia: Lançamento do livro “Gestão e Modelagem de Projetos”

O professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Flávio Sohler, traz mais uma novidade para a literatura técnica do segmento da Engenharia: o livro Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos.

O livro reúne grandes e conhecidos profissionais do mercado, com experiência tanto no Brasil quanto no exterior em projetos dos mais diferentes ramos de negócios, abordando os temas fundamentais e importantes para a excelência em gestão de projetos.

A obra destina-se aos profissionais que lidam com o aspecto da gestão de projetos nos mais diferentes níveis, desde os mais simples até os mais complexos, abrangendo públicos mais experientes, estudantes e até mesmo aqueles estão no início da carreira.

Abordagem do livro

Composto por 24 capítulos, o livro destaca os principais aspectos de gestão que devem ser observados nos projetos de engenharia e arquitetura. São tratados temas como:

  • Integração de projetos;
  • Escopo;
  • Cronograma,
  • Custos e prazos,
  • Qualidade,
  • Riscos,
  • Recursos,
  • Aquisições e contratos,
  • Viabilidade econômica,
  • Planejamento e controle de empreendimentos utilizando MS-Project,
  • Construção enxuta,
  • Técnicas agregadas de escopo,
  • Gestão e produtividade na construção,
  • Gestão e impactos ambientais em projetos,
  • Ferramentas para projetos,
  • Retorno de investimento na implantação de escritórios de projetos,
  • Preparação para a certificação Project Management Professional (PMP),
  • Gestão de escritórios e projetos de arquitetura.

Gerenciamento de Projetos: uma breve contextualização

O gerenciamento de projetos surgiu há várias décadas através de iniciativas como o Project Management Institute (PMI) e o International Project Management Association (IPMA).

O PMI surgiu nos Estados Unidos e o IPMA na Europa. Atualmente, estão distribuídos em diversos países do mundo, através dos capítulos do PMI e das associações do IPMA.

O Instituto e a Associação foram criados por profissionais que desejavam ter uma maior organização, planejamento e controle de seus projetos nos mais variados segmentos da atividade empresarial.

Com isso, os programas de certificação como PMI-PMP e IPMA-C também cresceram, pois era necessária uma comprovação do saber específico dos gerentes de projetos em relação ao gerenciamento de projetos.

Particularmente no ramo da engenharia e arquitetura, o gerenciamento de projetos começou a ser difundido vários anos após a criação do Instituto e da Associação.

Estes empreendimentos são normalmente caracterizados pela alta complexidade de seus projetos; altos riscos; problemas de planejamento e controle normalmente acarretando perda de prazos, aumento de custos e perda de qualidade; utilização de muitos fornecedores tendo como consequência a dificuldade de controlar suas entregas simultâneas e diversos tipos de contrato, aquisições e contratações; dificuldade da integração de todas estas etapas e participantes do projeto.

Este livro trata especificamente destas questões em particular, sendo escrito por diversos especialistas em cada área do conhecimento, podendo ser utilizado tanto como livro texto em graduação ou pós-graduação, mas também como livro adicional aos profissionais que trabalham diretamente com projetos de engenharia e arquitetura.

Além das melhores práticas mundiais preconizadas pelo PMI e IPMA sobre o gerenciamento de projetos, são disponibilizados diversos capítulos que também são conhecimentos imprescindíveis aos profissionais destas áreas de negócio.

Desejamos a todos uma boa leitura e que o livro realmente possibilite que tenhamos cada vez melhores projetos.

Sobre o autor do livro

Flávio Sohler é pós-doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil  (Portugal), Doutor em Psicologia Organizacional, Mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Civil. É certificado pelo Project Management Institute-USA (PMI) como PMP e RMP, coordenador do Escritório de Riscos para projetos de Geração e Transmissão da Eletrobas Furnas e coordenador e professor dos cursos de Engenharia do IPOG.

O Engenheiro Civil também é autor dos livros:

  • A influência da Cultura Organizacional, suporte e Coping do Bem-estar (2015);
  • Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos (2016);
  • Gerenciamento de Obras: Qualidade e Desempenho da Construção (2017);
  • Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações (2018).

Gestão e Modelagem de Projetos

O livro Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos é da editora Ciência Moderna e o livro já está disponível para vendas pelo site: www.lcm.com.br.

 


Sobre Flavio Augusto Settimi Sohler

Pós-Doutor em Engenharia Civil-TUHH (Alemanha) e LNEC (Portugal); Cursou doutorado em engenharia civil na UFRGS; Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO; Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ; Pós-Graduado em Análise de Sistemas-PUC-RJ e Project Finance-USP; Graduado em engenharia civil pela PUC-RJ. Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção; MBA Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações; MBA em Negócios Imobiliários & Inteligência de Mercado

Comentários