Arquitetura no Cinema: 10 filmes que você precisa assistir
4 minutos de leitura

Arquitetura no Cinema: 10 filmes que você precisa assistir

Arquitetura no cinema

Com a vida corrida que todos andam tendo, sobra pouco tempo para o lazer. Estamos sempre achando que precisamos trabalhar um pouco mais, aprender um pouco mais sobre nossa área de atuação, fazer um tanto mais…

E se fosse possível unir o útil ao agradável. Aproveitar o tempo livre para relaxar, mas de alguma maneira estar aprendendo também. Umas das possibilidades de se fazer isso é através dos filmes. Um belo enredo é capaz de entreter os espectadores e ainda ativar a imaginação, possibilitando novos aprendizados e abertura para novas possibilidades.

Por isso, o Blog IPOG fez uma seleção de 10 filmes para arquitetos e designers. Isso mesmo, é possível aprender um pouco mais sobre a arquitetura no cinema. Se você atua nessa área, então você precisa conhecer as obras selecionadas.

Vamos começar por aquelas produções disponíveis na Netflix:

1. Abstract: The Art of Design

O design é o tema central de Abstract, e será mostrado através da mente criativa de oito profissionais, entre eles um arquiteto (Bjarke Ingels, do BIG), uma designer de interiores (Ilse Crawford), uma cenógrafa (Es Devlin), uma designer gráfica (Paula Scher), um ilustrador (Christoph Niemann), um fotógrafo (Platon), um designer de tênis (Tinker Hatfield) e um designer de automóveis (Ralph Gilles).

Durante os oito episódios da primeira temporada, é possível acompanhar a rotina desses profissionais e os seus desafios, bem conhecidos por quem atua na área (cumprimento de prazos, desafio de criar novos projetos). Uma produção que, além de tratar sobre a arquitetura no cinema é interessante mesmo para quem não é da área, pois acaba se sentindo envolvido.

2. Slingshot

Um documentário importante para quem busca estratégias de sustentabilidade. Slingshot mostra a atuação de Dean Kamen, o inovador CEO da Deka, em busca da solução de um problema mundial: a indisponibilidade de água potável. Problema que milhões de pessoas enfrentam e que leva tantas outras a morte.

Dean Kamen não é somente um homem de negócio de sucesso, mas um inventor por excelência. O documentário é um exemplo de como grandes empresas têm um papel importante na superação da pobreza. Além disso, a casa inteligente do inventor rouba a cena no filme. Uma obra que vale a pena assistir, pois faz todos pensarem sobre a necessidade de mudarmos a mentalidade e refletirmos mais sobre soluções sustentáveis para o planeta.

3. As casas mais extraordinárias do mundo

É Arquitetura no cinema que você quer? Bem, esse documentário não está nas telonas, mas vale a pena estourar a pipoca para assistir. A nova série já tem dado o que falar entre os amantes da Netflix. Trata-se de um seriado britânico que mostra ao longo dos episódios, algumas casas com projetos… Nada convencionais.

Os apresentadores são o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin. A dupla viaja o mundo visitando casas com arquiteturas pra lá de originais. Os episódios são divididos por localização, sendo que o primeiro é focado em casas que ficam nas montanhas, o segundo na floresta, o terceiro na costa e o quarto no subsolo.

O bacana é que os apresentadores também entrevistam tanto os moradores como os arquitetos, para entender um pouco mais sobre a realidade de quem pensou esses “projetos diferentões” e a realidade de quem vive neles. Sem dúvida, esse é um filme que todo arquiteto e designer deve assistir.

4. NOVA: Ground Zero Supertower

One World Trade Center é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, em Nova York, Estados Unidos. É o edifício mais alto nos Estados Unidos, com altura de 541,3 metros. O novo arranha-céu que surgiu no lugar das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos chama a atenção e é o foco do documentário que, em 52 minutos, mostra como essa obra grandiosa e simbólica foi construída.

5. Secrets of Great British Castles

O historiador Dan Jones explora famosas construções britânicas, incluindo os seis castelos mais famosos da Grã-Bretanha: Warwick, Dover, Caernarfon, Torre de Londres, Carrickfergus e Stirling e o dia a dia de seus ilustres moradores, como reis, rainhas, príncipes e princesas. A série conta com 12 episódios, divididos em duas temporadas. Quer exemplo mais bacana sobre como trabalhar a arquitetura no cinema?

 

6. Minimalism: A Documentary About the Important Things

Esse documentário aborda a questão: “menos é mais?”, e traz uma nova perspectiva sobre o materialismo. Enquanto muitos são movidos pelo consumo desenfreado, pessoas que acreditam que a felicidade não está em bens materiais são entrevistadas. Produção importante para pensar sobre as mudanças nos comportamentos de consumo e na maneira como as pessoas escolhem o lar onde vão viver.

7. Print the legend

Print the Legend explora a tecnologia por trás das impressoras 3D, e o potencial – e as controvérsias – da máquina. Mostra o fascinante e desafiador mundo da inovação e como essa já é uma realidade tecnológica.

Outras produções que mostram a arquitetura no cinema

Além dos filmes e documentários que estão na Netflix, inúmeras obras também abordaram a arquitetura no cinema. Por isso, listamos 3 dessa longa lista para que você se organize e não perca a oportunidade de assistir.

8. A Vida é um Sopro

Neste documentário de 90 minutos, Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos, conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Sem dúvida, essa é uma produção que não poderia faltar na nossa lista de filmes que mostram a arquitetura no cinema.

9. Eames

O Arquiteto e a Pintora (2011) Charles e Ray eram grandes parceiros na criação de projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema. Juntos eles trabalharam nas principais empresas da sua época, incluindo IBM, Westinghouse, e Herman Miller. O trabalho dessa dupla foi fundamental para a história do Design, e interferiu significativamente nos processos históricos desde modernismo até a era do computador.

10. URBANIZED

Este é um documentário sobre o desenho das cidades. Com direção de Gary Hustwit, “Urbanized” traz à discussão temas como a organização urbana, a mobilidade, o espaço público e políticas públicas na área. São ouvidas as opiniões de especialistas, arquitetos e urbanistas neste documentário de 2011.

Lembre-se, a arquitetura no cinema pode ser observada de várias maneiras. Basta você exercitar seu olhar. O filme nem precisa necessariamente abordar o assunto, mas fique de olho. Sempre existe algo a ser explorado. E aí, que filme você vai assistir hoje?

Sobre Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Católica/RS; Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ; Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França; HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França; Professor, Coordenador de Cursos e do Programa de Viagens de Estudos Internacionais do IPOG; Sócio-Proprietário do Escritório Crízel & Uren Arquitetos Associados detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico; Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhague), Hassell Studio (Cingapura), AEDAS Architecture (Cingapura), Architects 61 (Cingapura), Design Link Architects (Cingapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai); Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).