Projeto arquitetônico prima por soluções sustentáveis
3 minutos de leitura

Soluções Sustentáveis: Projeto arquitetônico está entre os Top 100 da Revista Kaza

soluções sustentáveis

Aproveitar as soluções sustentáveis disponíveis na atualidade é uma prática que a arquiteta Claudiana Maciel, 32 anos, leva muito a sério. Inclusive, ao defender que tal apelo deixou de ser visto como um diferencial, e se tornou um comprometimento profissional nos dias de hoje, onde o planeta se encontra tão sobrecarregado pela ação ambientalmente degradante da humanidade, nas mais diversas formas de interação com o meio.

Hoje, utilizar a tecnologia como um recurso de menor impacto ambiental é uma obrigação do arquiteto, que dispõe de inúmeras soluções sustentáveis para conferir eficiência energética, reaproveitamento de água pluvial, dentre outros mecanismos que permitem aos projetos consumirem menos recursos naturais”, reflete.

O desejo de colocar em prática essa ideia levou Claudiana novamente à sala de aula, onde ela optou pelo Mestrado em aproveitamento da água na Universidade de Brasília (UnB). Paralelo a isso, ela também está em vias de finalizar o Master em Iluminação & Práticas Projetuais em Arquitetura, sua segunda especialização. A primeira foi concluída no Instituto Europeu de Design de Torino, na Itália, onde ela se especializou em Design de Interiores.

Além de se destacar na busca pelo aprimoramento intelectual, Claudiana também vem colhendo proveitosos resultados na sua atividade profissional. Em três anos que mantém o seu escritório próprio de arquitetura no Maranhão, ela figurou em três edições consecutivas premiada em nível estadual pelo Grupo Maranhense de Decoração, e este ano integra a lista dos Top 100 da Revista Kaza, em âmbito nacional, ao se inscrever com dois projetos que marcam a sua postura como arquiteta; onde destacam-se a preocupação com a sustentabilidade, e o primoroso senso de estética para projetos de interiores. Descubram o porquê.

Soluções Sustentáveis: Residência

Um dos projetos inscritos trata-se de uma residência recém entregue pela arquiteta, na qual Claudiana teve abertura dos proprietários para inserir uma série de soluções de sustentabilidade para o seu funcionamento diário. Com 640 metros quadrados, a ampla residência foi idealizada em estilo moderno e toda preparada para reaproveitar a água da chuva. Após a sua captação, a água é direcionada para a manutenção do jardim e para lavagem de pisos, como o da garagem projetada para acomodar seis carros, e que requer um cuidado mais intenso.

Além disso, a residência conta com painéis solares suficientes para seu completo abastecimento elétrico, e ainda fornecer o excedente para a companhia energética local. Um conceito atual que transforma as residências em micro geradoras de energia para o sistema público, revertendo em crédito na conta de luz.

O primeiro piso possui um pé direito duplo de 4,2 metros que abre-se em um grande vão de 100 metros quadrados, sem sequer um pilar. Um desafio arquitetônico que custou à profissional um sistema de vigas bastante complexo. Na parte de cima, estão instaladas quatro suítes. Toda a iluminação da casa é de led e a da piscina, de fibra ótica, atendendo aos conceitos de eficiência energética.

É uma grande satisfação quando você apresenta soluções sustentáveis de eficiência energética e recebe o aval dos proprietários para dar andamento em tais propostas. Afinal, você está desenhando a forma como as pessoas vão viver e interagir com o ambiente no seu dia a dia. E transmitir esses valores muito me engrandece”, pontua.

Obra prima

Já o segundo trabalho inscrito é de um projeto de interior de um apartamento para um jovem casal, que recebeu algumas intervenções arquitetônicas para melhor atender aos propósitos dos clientes. Claudiana foi responsável por integrar a varanda e uma das suítes à sala resultando em um amplo living.

soluções sustentáveis - Projeto apartamento 2

O que mais se destaca nesse projeto de interior foi a proposta de valorizá-lo com peças icônicas de design e de obras de arte. Como destaques, podemos mencionar a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, um ícone do design brasileiro. Na curadoria da arquiteta feita junto ao casal ainda figuram peças de Jader Almeida, Aristeu Pires e Ana Neute; além de obras de arte de autoria de Di Cavalcanti e Cândido Portinari, transformando o apartamento em uma verdadeira obra de arte e bom gosto.

É um êxito pessoal imenso quando consigo mostrar ao cliente a importância de se valorizar a trajetória pessoal de grandes designer brasileiros, ainda mais quando vivemos em uma era de cópias desses artistas. Quando uma peça autoral é adquirida, você leva com ela uma história, um ícone de uma trajetória excepcional desse artista. E isso é algo que deve ser valorizado”, orgulha-se.

Conheça a história da 3P Studio, escritório de alunas do IPOG que também figura no TOP 100 da Revista Kaza deste ano.

Sobre Claudiana Maciel

Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão , Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão, Pós graduação em Interior Design pelo IED TORINO (2013), Possui MBA MASTER IPOG, Mestranda pela Universidade de Brasília -UNB em Tecnologia Sustentabilidade na área de Conservação de Água. Atuo em São Luís do Maranhão desde 2011 iniciando na Projeta Interiores e em 2015 fundou o CM ARQUITETURA E INTERIORES que atua de maneira autônoma e parcerias com a Projeta em projetos de arquitetura e interiores residenciais e corporativos.