Aluno IPOG é aprovado em Certificações de Planejador e ANBIMA
4 minutos de leitura
07 de dezembro de 2018

Aluno IPOG é aprovado em Certificações de Planejador Financeiro e ANBIMA em Investimentos

Certificações Financeiras

Ao passar em 10º lugar em um concurso do Banco do Brasil, em 2014, Mario Henrique Ramos viu sua vida tomar um novo rumo. Na época ele estava no terceiro ano de Engenharia de Produção na Unifae de São João da Boa Vista, (SP), mas se descobriu profissionalmente dentro de uma agência bancária.

Hoje, aos 29 anos de idade, ele trabalha com investimentos pessoais e tem trilhado esse caminho há quatro anos. Nesse tempo, por sentir necessidade em se qualificar e conquistar mais esse mercado, ele investiu na Educação a Distância para estudar o MBA Mercados Financeiros e de Capitais, no Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG.

O objetivo com a especialização é atuar no mercado financeiro com uma visão muito mais estratégica e profissionalizada e o MBA já tem trazido resultados significativos para sua vida.

Ele nos contou que, com apenas sete meses de MBA, conseguiu alcançar a aprovação da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, uma das entidades com maior base de dados sobre os mercados financeiro e de capitais no Brasil e uma importante fonte de referência para as principais mídias do país.

Eu fui o primeiro da sala a terminar a prova e consegui acertar 83% dela. E o mais legal é que todos os assuntos abordados na avaliação da ANBIMA foram estudados no MBA do IPOG”, conta.

Certificações Internacionais representam reconhecimento!

A aprovação é, para ele, uma grande conquista, uma vez que o mercado reconhece o selo CEA (Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA).

Em seu próximo passo, Mario conquistou a Certificação de Planejador Financeiro – CFP, em apenas seis meses depois de sua primeira certificação. Agradecido, Mario pretende continuar investindo em sua qualificação com a pós-graduação em Gestão de Liderança, na qual ele iniciou ainda em 2018.

No Brasil, poucas pessoas possuem essas certificações, são apenas 4 mil na certificação ANBIMA e cerca de 3,5 mil na Certificação de Planejador Financeiro”, afirma Mario.

Ao mencionar sobre o seu processo de preparação para a prova do CFP, Mário conta que teve um grande mentor que colaborou com o seu ensino, o professor Marco Harbich, também certificado com as mesmas qualificações que o discípulo.

Essa prova de Certificação de Planejador Financeiro é internacional, e de maior reconhecimento no mercado financeiro. Eu como professor, por exemplo, tenho essa certificação e uso para dar aula. E dentro do MBA que Mario procurou, a certificação representa o reconhecimento do trabalho feito por ele”, afirma o professor do MBA Mercados Financeiros e de Capitais.

A Certificação de Planejador Financeiro representa a maior certificação que um profissional na área pode adquirir. “É o ápice do mercado financeiro. Aqueles que querem trabalhar com gestão de contas, planejamento financeiro pessoal, por exemplo, precisam dessa certificação”, assegura o professor Marco.

Além disso, para realizar o exame, o aluno passa por uma prova extremamente difícil e longa. Nessa prova as pessoas buscam uma excelência de mercado e prestação de serviços no mercado financeiro.

“Já dei aula para mais de 10 mil pessoas, certamente outros alunos já passaram nessa prova, mas foi esse que voltou e gravou o vídeo para agradecer a contribuição”, conta o professor Marco Harbich.

Marco esclarece ainda que o MBA foi e é extremamente relevante para quem quer trabalhar dentro do mercado financeiro.

“Nós professores buscamos trazer a prática do mercado. Unimos a teoria com a prática. E trazemos a reflexão ao aluno, para que ele saiba como utilizar isso no mercado, e como aproveitar o MBA para adquirir certificações. É um MBA extremamente relevante para isso, e tem uma atuação com resultados, como o que observamos sobre o Mario”, destaca o professor do MBA Mercados Financeiros e de Capitais.

Por que fazer o MBA em Mercados Financeiros e de Capitais?

Na época em que Mario selecionava a instituição de ensino para se qualificar no mercado financeiro, ele viu no IPOG uma grade curricular prática e profunda em relação às outras instituições de ensino.

“Além de ser um MBA focado no mercado financeiro, os conteúdos ensinados estão relacionados a questões que ainda estão se desenvolvendo no Brasil”, pontua Mario Henrique Ramos. Trata-se de um mercado em crescimento e totalmente promissor e o IPOG, por meio de sua pós, tem trazido qualificação atualizada e profunda.

Voltado para investidores, analistas, consultores e atuantes da área financeira, o MBA oferece aos profissionais, mesmo àqueles que não formaram na área, mas possuem o interesse te atuar neste campo, amplos conhecimentos sobre gestão de recursos financeiros, ativos e mercados de capitais.

Para além disso, o curso apresenta uma grade atualizada, com conteúdos que preparam o profissional para a obtenção de certificações financeiras como a própria ANBIMA (CPA-10/20, CEA e CGA), ANCORD (AAI – Agente Autônomo de Investimento), IBCFP (CFP) e APIMEC (CNPI).

Apesar de o Brasil ainda estar em processo de ampliação e crescimento na área, o mercado é para quem está preparado e atualizado com as novas tendências, conhecimentos e práticas do campo financeiro e de investimentos.

Por meio de sua experiência da pós-graduação, Mario tem conseguido atuar na orientação assertiva de clientes, operações em bolsa, além de aprofundar seus contatos com profissionais que estão no ramo e que compartilham suas experiências práticas de mercado. “Tanto a teoria, quanto a prática são muito interessantes”, considera.

Almejando novas qualificações: Chartered Financial Analyst

Para melhorar sua qualificação, Mario pretende agora tirar a Chartered Financial Analyst, a chamada CFA, que em 2016, apenas 800 brasileiros a possuía, e é uma das certificações mais cobiçadas do mercado financeiro.

“Apenas no Banco do Brasil, apenas 10 funcionários possuem essa certificação em todo o país”, afirma Mario, que almeja atingir o próximo objetivo o mais rápido possível.


Artigos relacionados

Como encontrar uma ideia inovadora para empreender Nada como o primeiro passo. Quantas vezes na sua vida você tomou uma decisão muito importante sobre o que acreditava ser um caminho a ser seguido, mas logo se deparava com a visão da nova jornada e tomava um choque de não saber como percorre-la? Muitas vezes p...
O que as pessoas bem-sucedidas fazem para alcançar o sucesso? Qual é o segredo por trás das pessoas bem-sucedidas? Será que existe segredo? Receitas? Tabelas? Em um universo que parece oferecer oportunidades para muitos, o que tornam essas pessoas tão distintas? Como as pessoas sem recursos, formação e experiência, conse...
4 melhores formas de se inspirar para empreender De tudo que você quiser fazer da sua vida, e graças a Deus cada vez existem mais possibilidades, o empreendedorismo certamente é um dos caminhos mais difíceis. Apesar de muitas vezes a imaginação da maioria tem outra ideia ao verem em revistas e histórias de g...

Sobre Mario Henrique Ramos

Cursou 3 anos de Física com ênfase em computação pela Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Engenharia de Produção pela Unifae. Assistente de Negócios da empresa Banco do Brasil S.A. e Especialista em Investimentos ANBIMA CEA.

Comentários