O promissor campo de atuação do consultor econômico financeiro
2 minutos de leitura

O promissor campo de atuação do consultor econômico financeiro

consultor econômico financeiro

Em um mercado competitivo e, em constantes oscilações econômicas, é preciso ter iniciativa e determinação para construir carreiras sólidas. Algumas atividades profissionais ganham notoriedade durante a crise, justamente por contribuírem com a sobrevida de empresas que veem seu cenário ser totalmente transformado. O papel do consultor econômico financeiro é um dos que é alavancado durante estes conturbados períodos.

Como coordenador do MBA Perícia & Auditoria Econômico Financeira do IPOG observei inúmeros profissionais conquistarem projeção em cenários tidos como adversos para a maior parte das demais profissões. Isso se dá porque as empresas que estão em situação ruim precisam dar a volta por cima; e aquelas que estão se mantendo firmes, almejam sair da crise sem serem abaladas, quiçá melhor do que entraram. Ou seja, independente do perfil da empresa, ou do cenário econômico, a figura do consultor econômico financeiro se faz mais do que necessária.

Como é a atuação de um consultor econômico financeiro?

O profissional que almeja assumir esse papel precisa ter uma base sólida construída durante a Graduação em cursos das áreas empresariais ( administração, economia,  financeira/contábil, e cursos correlatos). São pessoas que buscam o aprimoramento em cursos de especialização que lhe oferecerão subsídios e conhecimentos para lidar com os seguintes assuntos:

  • Entender a movimentação financeira das empresas;
  • Analisar as variáveis que afetam os negócios;
  • Saber a parte jurídica que a empresa está submetida;
  • Ter conhecimento sobre tributos;
  • Gestão de contratos.

Consultoria na prática

Diante do levantamento dos pontos citados, é possível desenhar um diagnóstico que permitirá ao empresário reduzir custos e maximizar sua produtividade e, seu lucro. É papel do consultor enxergar todas as variáveis onde será possível redimensionar despesas e investimentos. Portanto, o consultor econômico financeiro precisa de vastos conhecimentos para saber sugerir direcionamentos às empresas.

Sua consistência virá da experiência adquirida e dos estudos que se dedicar, aliado à uma visão ampla sobre as diferentes áreas que impactam no dia a dia de seu cliente. Durante o MBA Perícia & Auditoria Econômico Financeira são apresentadas avançadas ferramentas de Tecnologia de Informação para contribuir com a otimização dos resultados da empresa.

Quando uma empresa está em crise ela precisa de uma avaliação pormenorizada sobre seu funcionamento. Será papel de o consultor analisar suas relações com seus fornecedores, como é a procura pelo produto ou serviço oferecido, valores cobrados, quais sistemas mais utiliza internamente, para poder desenhar o que pode ser melhorado.

Já uma empresa que está indo bem, também precisa do consultor para torná-la ainda melhor. Seus estudos vão permitir, por exemplo, sugerir um financiamento que lhe renda juros mais baixos, renegociação da dívida com custos mais baixos, antecipação de pagamentos que lhe rendam bons descontos, uma forma inovadora de trabalhar com seus colaboradores. Enfim, meios que lhe garantam o crescimento contínuo e mais consistente.

Como entrar no mercado da consultoria econômico financeira?

O profissional precisa criar a demanda, pois muitos empresários necessitam das soluções apresentadas pela consultoria, mas muitas vezes, estão tão atarefados com as atividades do dia a dia que acabam não se atentando para isso. Principalmente as empresas que estão evoluindo bem, mas que podem perfeitamente ficarem ainda melhores.

Uma das importantes dicas que ofereço é saber trabalhar o networking, estar presente em eventos que reúnem possíveis clientes, e adotar uma postura profissional que transmita confiança para conseguir apresentar uma proposta de trabalho. Todo profissional que entra no mercado com consistência se torna um agente multiplicador de clientes, conquistando oportunidades após oportunidades.

Sobre Marcus Teodoro

Economista, Especialista em administração Financeira, Mestre em Agronegócios (ênfase Economia e Finanças). Perito judicial atuante no TJ-Go, Perito extrajudicial. Membro da Sociedade Brasileira de Perícia, Auditoria, Avaliação Econômico e Financeira. Coordenador e Professor do MBA Perícia e Auditoria Econômico-Financeira do IPOG.