Conheça as oportunidades que surgem com a crise
2 minutos de leitura

Conheça as oportunidades que surgem com a crise

Nem todo cenário de crise é catastrófico. Pegando carona em um dos jargões de auto ajuda que defende que a crise nos fortalece, para um investidor que consegue enxergar oportunidades inteligentes, esse momento é ideal para se investir.

Óbvio que estamos falando de pessoas que se preparam para as oscilações de mercado e sempre mantêm uma certa reserva financeira. Aqueles que dependem do levantamento de crédito para poder fazer aplicações, esses não conseguiram ter o mesmo sucesso.

Mas se você é uma pessoa que busca sempre manter uma reserva financeira, que pensa no futuro considerando as oscilações naturais da economia, os possíveis cenários de recessão, então você pode tirar muitas vantagens da crise. Entenda o porquê.

Como posso lucrar durante a crise?

Veja bem, se os tempos são de crise, logo os preços tendem a ter uma queda natural, pois o consumo cai em todos os setores da economia. Com as ações na bolsa de valores, por exemplo, isso também acontece. Portanto, neste momento, é possível vislumbrar uma série de ações com forte tendência a valorização, sendo negociadas a preços abaixo do mercado.

O cenário da crise também propicia que a macroeconomia reaja, portanto, a atual queda de juros a patamares de um dígito aciona o gatilho para quem quer investir.

Se você se identifica com o mercado imobiliário, dê uma olhada ao redor e veja quantas oportunidades estão sendo oferecidas, com descontos extremamente vantajosos. Esse é o melhor período para se constituir patrimônio neste sentido.

Além disso, o período atual que se encontra o Brasil, de discussão de reformas estruturantes, cria no mercado uma euforia, um olhar positivo sobre o que está por vir. Mesmo com toda a crise política, há uma expectativa de que se está colocando a casa em ordem, logo a segurança jurídica dos investimentos também é resguardada.

Quais os tipos de investimentos mais comuns?

Se você se convenceu de que deixar o dinheiro parado na poupança não é o melhor negócio, que tal avaliar algumas das opções que oferecem maior rentabilidade?

Bolsa de Valores

Considerado lugar para quem não tem medo de se arriscar, a aplicação na bolsa de valores, quando bem analisada e feita de forma inteligente, pode render ganhos muito expressivos. Atualmente, encontra-se em oferta ações com alto poder de valorização, sendo negociadas a valores muito vantajosos.

Mas lembre-se de que para se aventurar neste tipo de aplicação, é preciso contar com a ajuda de uma corretora. Mesmo os trades, que fazem por conta própria a destinação de seus investimentos, também precisam da figura do corretor para auxiliá-lo nas transações.

Tesouro direto

Tido como o investimento mais seguro e um dos mais rentáveis também. Hoje no Brasil existem mais de 30 tipos de títulos diferentes para se aplicar. Se você conseguir aguardar o prazo máximo de sua validade, por exemplo, em média um ano, ele chega a render até 40% do valor investido.

Renda fixa

Uma das modalidades de investimentos de títulos públicos e, dependendo do tipo, ainda é isento de imposto de renda. Uma aplicação que te diz de imediato qual será o seu percentual de ganho.

Dicas para investir com segurança:

  • Busque sempre a ajuda de um especialista;
  • Se informe exatamente sobre os valores, taxas e recolhimentos que serão realizados sobre o percentual de ganho para ter a noção exata de quanto vai lucrar;
  • Todas as modalidades podem ser aplicadas tanto para curto, médio e longo prazo. Defina exatamente o tempo que pretende deixar o dinheiro aplicado e veja qual das aplicações lhe trará maior retorno.

 

Sobre Bruno Ribeiro

Associado à Associação Nacional de Corretora de Valores e Títulos Imobiliários (Ancord), Autor do livro "Bolsa de Valores - Guia Prático", Agente Autônomo de Investimento certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Auxiliador do Programa de Qualificação de Operacionais (PQO) da Bovespa no estado de Goiás, Coordenador e professor do MBA em Mercado de Capitais do IPOG e professor do Curso de Curta Duração do IPOG em Master em Investimentos com Ênfase em: Bolsa de Valores, Tesouro Direto/Renda Fixa.