REVIT Software: AS vantagens desta ferramenta na hora de projetar
3 minutos de leitura

REVIT Software: Entenda as vantagens desta ferramenta na hora de projetar

REVIT Software

A tecnologia tem somado, e muito, para ajudar nas nossas atividades diárias, seja na vida pessoal ou profissional. E é sobre um desses avanços na área da Engenharia Civil que vamos conversar hoje.

Se você acompanha o nosso blog, então já sabe sobre a importância do BIM (Building Information Modeling ou, no português, Modelagem de Informações de Construção). E neste texto, vamos falar sobre o REVIT. O software é um programa que funciona com a tecnologia BIM e que pertence a mesma empresa que criou outra ferramenta bem famosa, o AutoCAD.

BIM: breve resumo

Se você ainda não está tão por dentro desta metodologia, não tem problema. O BIM tem conquistado espaço pois ele é o conjunto de ferramentas que substituirá o tão tradicional CAD, softwares que também possuem a sua importância e que substituíram os projetos feitos à mão, com lápis e papel.

A metodologia é considerada mais inovadora por oferecer projetos mais completos e permite toda a construção da obra virtualmente. Conheça mais sobre essa metodologia clicando aqui.

Como funciona o REVIT?

O software é utilizado principalmente para fazer modelos a fim de planejar, projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestruturas. Para quem pretende adotar esta tecnologia, o REVIT apresenta recursos para a área de arquitetura possibilitando ferramentas para os projetistas.

A tecnologia pode ser aproveitada também nas áreas de engenharia de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos, engenharia estrutural e construção. Dessa forma, o REVIT auxilia em projetos, modelagem 3D, com geração automatizada de plantas, elevações, cortes e maquete eletrônica.

Vamos usar o exemplo da projeção de um prédio. A principal vantagem do programa, em comparação ao AutoCAD, é que quando se projeta com o primeiro software é possível, ao mesmo tempo, ir documentando e criando um modelo computadorizado do edifício. Com o ‘prédio virtual’ é possível fazer a simulação de uma construção de verdade.

Este processo é muito importante para os profissionais tanto de arquitetura quanto de engenharia civil, pois se torna um documento para extração de tabelas, lista de materiais e até de orçamentos a partir do método BIM.

Quando se insere um objeto no projeto se torna possível observar melhor qual acabamento poderá ser utilizado, numerações específicas e evitar surpresas durante a obra. Como por exemplo, falta de material e até mesmo a produção paralisada no canteiro devido a algo mal projetado. Lembrando que o BIM é muito importante para a compatibilização de projetos.

Como falamos acima, com o REVIT, uma maquete eletrônica é criada enquanto se projeta o que permite essa facilidade de observação. Outra vantagem é a atualização rápida. Quando se faz alguma alteração como a retirada de uma porta, por exemplo, as modificações aparecem imediatamente no edifício virtual.

O software oferece também a opção de colaboração no qual é possível ter acesso aos modelos e garantir uma melhor coordenação e agilidade no trabalho. Sendo assim, a equipe pode compartilhar o projeto e cada membro pode ter acesso ao documento de onde estiver. Isso acaba facilitando, e muito, a comunicação do grupo.

Vantagens do REVIT

Além das vantagens citadas no tópico anterior, com o REVIT é possível desenvolver projetos até 70% mais rápidos. Sabemos que as obras precisam ter prazos de entregas muitas vezes apertados, por isso unir a agilidade com a qualidade se torna tão primordial.

Além disso, quando bem projetado, é possível evitar muitos desgastes na obra, o que faz com que a equipe não precise perder tempo com situações inesperadas. O software apresenta a facilidade de disponibilizar informações variadas como planilhas orçamentárias, quantitativos, cortes automáticos, vistas automáticas, perspectivas eletrônicas de qualidade, entre outros.

Principiante ou não, o programa atua simplificando o trabalho e permite uma grande eficácia no projeto já que a margem de erro é quase nula. Além da otimização de tempo, o REVIT pode ser usado em qualquer tipo de obra independente do seu tamanho. O programa foi construído para visualizar problemas, soluções, além de coordenar e colaborar.

REVIT E AutoCAD

O AutoCAD começou a ser usado a partir da década de 1980 e com o passar dos anos, tornou-se enraizado no DNA de muitas empresas a ponto de ser uma ferramenta primordial para as atividades diárias de diversos profissionais. O REVIT surgiu quase 20 anos depois e tem ganhado aceitação nas áreas de design, arquitetura e engenharia civil.

O AutoCAD é uma ferramenta que usa linhas para criar geometria básica que representa os objetos da vida real. Já com o Revit, você usa a geometria equipada com informações da vida real.

O AutoCAD ainda é uma ferramenta excelente para o desenho em 2D onde apenas o trabalho de linha precisa é necessário. Por sua vez o REVIT é indispensável para a modelagem e desenho em 3D.

E você, o que usa no seu trabalho?

O mercado está constantemente cobrando que os profissionais estejam sempre atualizados em sua área. Isso ocorre tanto para os recém-formados quanto para aqueles que já têm uma longa carreira e experiência na área.

Por isso, é sempre importante estar atento as novas práticas, atualizações entre outros. O BIM já é uma metodologia muito cobrada nos escritórios. E quem aplica, sabe bem as vantagens.

Quer realmente compreender a extensão de sua funcionalidade e importância para o planejamento e execução de obras? Então conheça o MBA Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto do IPOG.

Sobre Alan Araújo

Arquiteto e Urbanista pela UFPB. Mestre em BIM e Realidade Virtual/Realidade Aumentada. Técnico em Edificações pelo ETFPB (2002). Membro do Comitê ABNT para criação da CIE-134 – BIM. Elaborador do template ABNT para Revit. BIM Manager e diretor/sócio no Grupo Bloco e na ProjetoAcg. Trabalha com Projetos em BIM, treinamentos e palestras por todo o Brasil. Certificado Autodesk – Profissional e proprietário da ProjetoAcg como Centro Autorizado Autodesk.