Por que investir em franquias pode ser um bom caminho?
4 minutos de leitura

Por que investir em franquias pode ser um bom caminho?

franquias

Segundo os números da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o desempenho do setor de franquias no país apresentou crescimento de 5,1% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017, com faturamento de R$ 38,762 bilhões.

Os dados apontam para um cenário em crescimento e colocam as franquias em posição atrativa para investimentos. E se você possui sangue empreendedor na veia, mas não sabe se as franquias são um bom negócio para se trabalhar, iremos trazer algumas informações importantes que podem te ajudar nessa decisão.

Convidamos o empresário e farmacêutico Evandro Tokarski, presidente da rede de farmácias Artesanal, e especialista em Liderança Integral & Gestão Organizacional (FranklinCovey) do IPOG, para falar sobre o tema. Há 37 anos à frente da empresa, Evandro traz consigo a experiência de quem comanda 48 lojas, das quais 25 são franquias, espalhadas por Pará, Tocantins, Minas e Goiás.

Franquias é um caminho mais seguro para o empreendedorismo?

Prontamente ele traz um dado interessante: de acordo com a ABF, a cada dez nascimentos de empresas, sete delas fecham antes de dois anos. “É um dado preocupante, visto os custos com os investimentos”, destaca.

Outro dado da ABF, ainda segundo Evandro, diz que 85% das empresas que surgem a partir de franquias tem maiores possibilidades de sucesso. E a justificativa? “A pessoa que monta uma franquia recebe maiores orientações e informações e até manuais que contribuem na abertura e manutenção de um negócio que, na prática, já existe e funciona bem”, destaca.

O exemplo da rede de franquias da Artesanal

Sem dúvidas que não ser um franqueado não é sinônimo de fracasso, mas, como aponta Evandro, as franquias representam uma aposta um tanto quanto segura. No caso da rede Artesanal, existe todo um trabalho para identificar nas pessoas interessadas um perfil empreendedor, além de contribuir com as seguintes questões:

  • O interessado em ser franqueado tem a possibilidade de atuar na empresa por três dias, para ter noção de seu funcionamento e dinâmica;
  • A rede fornece manuais de operação, relacionadas às áreas de atendimento, entrega, manipulação, departamento financeiro, marketing, programação, todo um arcabouço que ajuda a montar e manter uma empresa.

Pontos positivos e negativos de uma franquia

É claro que abrir uma franquia não são só vantagens. Existem alguns pontos negativos, assim como em qualquer tipo de negócio. E já que o objetivo é te ajudar a decidir por algo que melhor atenda suas necessidades, seguem algumas desvantagens para se pensar:

Autonomia limitada

Franquias são empresas que seguem um padrão da franqueadora, portanto poucas são as possibilidades de inovação. Caso você seja um potencial empreendedor inquieto, extremamente criativo e preocupado com atualizações e criações de marca, abrir uma franquia talvez não seja o melhor caminho para você.

Taxa

O franqueado, obrigatoriamente, precisa pagar uma taxa à franqueadora no início do contrato e também sobre os lucros da empresa no decorrer de seu funcionamento. Se não for um problema pra você, invista!

Manuais

Como já falamos acima, as franquias seguem um padrão da franqueadora, em todos os aspectos. Ou seja, os processos são desenhados e devem ser cumpridos como manda o manual, portanto, o risco de não dar a devida importância a essas regrinhas pode comprometer o negócio.

Agora, alguns pontos positivos:

Orçamento

Além do investimento inicial de algumas franquias ser bastante acessível – algumas a partir de 3 mil reais – os custos com marketing, por exemplo, são divididos entre todos os franqueados, o que reduz muito as despesas!

Manutenção

Além dos outros pontos positivos que citamos no início do texto, como o total apoio e orientação da franqueadora na abertura de uma franquia, quem opta por esse negócio pode participar de treinamentos constantes com consultores e receber mais apoio administrativo durante a manutenção do negócio.

Está interessado em abrir uma franquia?

Se liga nas dicas do Evandro:

1 – Invista em conhecimento

Não basta ter dinheiro para investir, procure entender os processos do empreendedorismo, desenvolva competências de empreendedor, invista em conhecimentos sobre gestão. Abrir uma empresa é fácil, mas para mantê-la em pé é preciso saber como e onde pisar.

2 – Não invista em uma franquia só porque ela é mais barata

Essa dica é muito importante! Muitas pessoas se tornam franqueadas mais pelo preço do investimento inicial do que pelo gosto por uma determinada empresa ou segmento. Escolha um negócio com o qual você se identifique. Sua escolha tem que ter um sentido forte e satisfatório.

3 – Conheça a legislação sobre franquias

Uma boa dica é acompanhar o site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a qual normatiza as franquias. Por lá, é possível acessar inúmeras informações sobre o negócio, dados, pesquisas e muito mais. Ponto importante, segundo Evandro: verifique se as empresas que você tem interesse são associadas à ABF.

Outro site que merece atenção é o Endeavor, que fornece informações e muito conteúdo sobre empreendedorismo para os micros, pequenos, médios e grandes empresários.

A partir de uma pesquisa realizada com diversos franqueadores de diferentes empresas, a Artesanal, empresa de Evandro Tokarski, foi premiada duas vezes por apresentar aprovação maior que 85%, tornando-se reconhecida como uma das melhores franquias para se investir.

Então se atente às dicas de Evandro e as coloque em prática!

Os segmentos que melhor se desempenharam em 2018

De acordo com o levantamento da ABF, em relação ao primeiro trimestre de 2017, os segmentos que mais se destacaram no setor de franchising foram:

  • Alimentação, com crescimento estável, eficiências das operações e investimento em ações de comunicação;
  • Hotelaria e Turismo, com destaque para o E-commerce e alta no turismo internacional;
  • Entretenimento e lazer, com bom desempenho nos ramos de brinquedos e games;
  • Serviços e Outros negócios, com destaque para serviços de logística.

E então, você gosta da proposta das franquias? Já decidiu por alguma? Compartilhe conosco nos comentários e nos diga em qual segmento pretende investir.

Confira também o ebook gratuito sobre as 4 Disciplinas da Execução – Princípios essenciais para a sua empresa, que relata a experiência de Evandro com a metologia 4DX e aborda as práticas comprovadas para atingir a excelência na execução dentro das organizações.

Sobre Evandro Tokarski

Farmacêutico, empresário e presidente da rede farmácias Artesanal