Contabilidade para franquias no Brasil: você já está por dentro do tema?
3 minutos de leitura

Contabilidade para franquias no Brasil

contabilidade para franquias

Antes de falarmos sobre a contabilidade para franquias, você sabia que abrir este tipo de negócio é considerado um mistério para muitos profissionais? Neste artigos vamos desmitificar esta questão. Para quem deseja empreender, todas as oportunidades de negócio devem ser estudadas antes de dar o primeiro passo.

E para os profissionais de contabilidade, esse conhecimento é mais que fundamental. Afinal, eles assumem o importante papel de orientar o caminho que a empresa deve percorrer para prosperar.

No caso das franquias, mesmo que esse modelo tenha algumas particularidades que precisam ser consideradas pelo profissional contábil e pelo empreendedor, o foco continua em garantir que as empresas atuem em conformidade com as obrigações legais.

A contabilidade para franquias vem para provar que há muito que se fazer nesse segmento por parte dos profissionais da área. Entre os afazeres, principalmente contribuir para que empreendedores entendam o que é necessário realizar antes de abrir uma franquia e também possam se estabilizar e crescer no mercado.

Franquias no Brasil

De acordo com levantamento realizado em 2017 pela Associação Brasileira de Franchising, existem aproximadamente 3.000 redes de franquias operando no Brasil em números de marcas. Também são mais de 140 mil unidades franqueadas em número de estabelecimentos.

A expectativa é que o setor acelere cada vez mais nos próximos anos. Apenas em 2018, estima-se que ocorra um crescimento de 3% em número de franquias e 10% em faturamento. O impacto será diretamente na geração de empregos e nas demandas dos profissionais de contabilidade.

Principais particularidades da contabilidade para franquias

Sob o viés da contabilidade, esse modelo é sim mais complexo e específico, se diferenciando dos aspectos contábeis do comércio tradicional.

Acontece que nas franquias há dependência de uma determinada marca, o que impacta diretamente nas obrigações legais. Algumas condições no quesito fiscal, contábil e societária são bem diferenciadas, por exemplo.

A atuação do profissional de contabilidade se torna ainda mais necessário diante de aspectos como declaração de imposto de renda, participação dos lucros, entre outros.

Cuidados ao abrir uma franquia

Considerando as particularidades de abrir uma franquia e garantir a conformidade com a lei a partir da atuação do profissional de contabilidade, apontamos alguns cuidados essenciais.

Identificação

Um dos primeiros pontos que devem ser observados pelo profissional é se o modelo de franquia realmente coincide com o seu perfil. Por mais que abrir uma franquia possa ser lucrativo e não necessite de criar uma marca do zero, caso opte por um segmento que não tenha tanto interesse ou a mínima experiência, essa decisão pode ser frustrante. Por tanto, lembre-se de avaliar o seu nível de afinidade com o negócio.

Treinamento

Geralmente, quando uma franquia é aberta, são realizados diversos treinamentos com equipes para alinhamento de particularidades administrativas, de contabilidade, dentre outros assuntos pertinentes para manter a unidade do negócio. Porém, estes treinamentos não costumam ser mantidos para garantir a aplicabilidade do que foi orientado. Quando a franquia amadurece, muitas vezes ocorre uma confusão de expectativas e realidade.

Consultas e referências

Entender o que outros franqueados fizeram para o negócio prosperar, compreender como identificaram as oportunidades de mercado, os desafios que enfrentaram e como se prepararam para lidar com as dificuldades é fundamental antes de tomar a decisão de abrir uma franquia. Profissionais contábeis, consultores empresariais que executam diariamente atividades relacionadas a franquias também podem esclarecer muitas dúvidas e minimizar incertezas.

Planejamento fiscal e tributário

O profissional que pretende abrir sua franquia deve estar atento quanto ao planejamento fiscal e tributário. Esse investimento costuma ser mais intenso quando o negócio está iniciando, porém, para assegurar a estabilidade da empresa e fazê-la crescer, é necessário que todo o processo relacionado ao planejamento seja constantemente revisto.

E se você pretende abrir uma franquia ou já deu esse passo tão importante, compartilhe sua experiência com a gente nos comentários. Se você é contador e oferece serviços nesse segmento, nos conte também quais são os outros cuidados importantes ao abrir uma franquia para atuar sempre em conformidade com as obrigações legais.

Confira o nosso ebook “Como ter sucesso profissional na área contábil?”

Artigos relacionados

Imposto de Renda Pessoa Física: tire suas dúvidas Chegou a hora de prestar as contas com a Receita Federal. O Fisco aceitará as declarações de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 de 2 de março a 28 de abril. A quitação pode ser feita pelo programa, em computadores, e também pelo aplicativo par...
Atenção contribuintes: a Declaração do Imposto de Renda 2018 começa em 1º de março! O Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é um tributo obrigatório que deverá ser declarado por quem recebeu rendimentos assalariados acima de R$ 28.559,70 em 2017. E o contribuinte que se enquadra neste perfil precisa estar atento aos prazos, uma vez...
Quando e por que uma empresa precisa de Auditoria Financeira? A Auditoria Financeira é uma das profissões que mais crescem no Brasil devido sua importância para o restabelecimento de normas e adequação dos serviços para a sociedade. Quer entender mais sobre esse setor e as demandas desse profissional? Seja você empree...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.