Tributos Diretos e Indiretos: o que são e como fazer a gestão
4 minutos de leitura

Tributos diretos e indiretos: qual a melhor forma de trabalhar com tributação e impostos?

Tributos e impostos são a mesma coisa? Qual a diferença entre tributos diretos e indiretos

Esses são pontos de atenção comuns entre contribuintes em geral e profissionais da área tributária, como os contadores. Afinal, são muitos impostos diferentes, com relações complexas, e o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo.

Em 2019, a arrecadação de impostos bateu recorde, chegando a 35,17% do PIB (Produto Interno Bruto). O último pico tinha sido em 2008, com 34,76%.

Em linhas gerais, o tributo é uma obrigação pecuniária, estabelecida por lei, e que recai sobre os contribuintes. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento estatal, uma vez que esses recursos, em teoria, devem subsidiar bens e serviços públicos.

Segundo a Constituição Federal, os tributos nacionais são divididos em cinco tipos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. 

O imposto é um tipo de tributo não vinculado, isto é, o Estado o cobra, mas não está associado à atividade estatal específica. 

Mas, e os tributos diretos e indiretos? É sobre eles que discorreremos a seguir, incluindo a melhor forma de gerir, especialmente no contexto empresarial. Boa leitura!

O que são tributos diretos e indiretos?

Os impostos que pessoas físicas e jurídicas pagam rotineiramente são divididos em diretos e indiretos.

Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. Ele é indireto pelo fato de não considerar a renda de uma pessoa, mas sim quanto ela consome. 

Em resumo, o ponto de atenção são as transações de mercadorias, ou seja, esse imposto incide sobre o que é consumido (roupas, produtos alimentícios, tecnologia, medicamentos etc.). Assim, é cobrado de maneira indireta às pessoas.

O ICMS, por exemplo, é um tributo indireto, pois o imposto é aplicado somente sobre a parte da renda que é usada no consumo. Pesquisas do Ipea costumam demonstrar que esse tipo de imposto é prejudicial aos mais pobres porque consome a maior parte de sua renda. 

Além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o ISS (Imposto sobre Serviços) é outro exemplo de tributo indireto.

Já os tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda da pessoa. Esse imposto segue o princípio da proporcionalidade: quanto maior a renda, maior será o valor do imposto. Um bom exemplo é o IR (Imposto de Renda).

Esse tipo de tributo é aplicado levando em conta patrimônios e receita alcançada durante um período.

O imposto direto não pode ser transferido a outra pessoa e está vinculado diretamente ao CPF ou CNPJ do contribuinte. O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) são também exemplos desse tipo de tributo.

Assim, está posto que a diferença entre tributos diretos e indiretos está principalmente na forma como esses impostos chegam ao contribuinte.

>> Leia Também: Impactos sobre inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculos do PIS e COFINS

Trabalhando com impostos diretos e indiretos: como funciona a gestão tributária?

Na gestão empresarial, é crucial saber que a contabilidade pode ir além do levantamento de dados sobre receitas e despesas mensais. No ramo fiscal, o contador se incumbe de gerenciar os tributos e é capaz de orientar a tomada de decisões que pode resultar em otimização e ganhos.

A contabilidade tributária auxilia a evitar as multas oriundas da sonegação de impostos, realizando o pagamento de tributos em dia e com apuração correta. 

Além disso, com a contabilidade fiscal é possível avaliar regularmente se o enquadramento tributário do negócio é o mais adequado. Afinal, são comuns as mudanças na legislação, e a chance de conseguir um benefício fiscal implica redução da carga tributária, ou seja, economia.

Por exemplo, o ICMS tem alíquotas que variam nos estados, os municípios possuem regras próprias e isso tudo pode gerar espaço para otimizar de forma legal o pagamento de impostos.

O contador é a pessoa que precisa conhecer o seu cliente para saber quais tributos diretos e indiretos, ou impostos em geral, impactam nas contas e são recolhidos. 

As apurações de cada imposto têm demandas particulares; por exemplo, alguns tributos são apurados antes do balanço e outros depois. Por isso, o alinhamento entre contador e cliente é fundamental.

A importância do planejamento tributário

O contador é uma fonte de saber sobre tributação. Por isso, é importante seguir as publicações oficiais e se atualizar sempre para conseguir a gestão mais eficaz.

No entanto, especialmente na gestão de negócios, é vital que a outra parte tenha algum conhecimento na área também. Afinal, quem toma as decisões são os clientes.

Outro ponto crucial é a questão do planejamento fiscal. O lucro de uma organização pode sofrer muito se as decisões forem tomadas sem essa organização prévia.

Assim, pelo menos anualmente, é importante avaliar e ajustar a projeção de recolhimento de impostos para o próximo ano, assegurando um lastro para administrar com inteligência os tributos.

Em tempos de SPED Fiscal, uma gestão financeira e tributária embasada em planejamentos evita problemas como a malha fina, por exemplo.

E então, preparado(a)?

Se você está considerando uma especialização em contabilidade para alcançar sucesso profissional e mais expertise na área fiscal, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG pode oferece à sua qualificação.

Gostou deste artigo sobre tributos diretos e indiretos? Confira mais 3 títulos que separamos para você:

Esses e muitos outros assuntos você encontra no blog do IPOG!

Artigos relacionados

Inspirando Carreiras: Aluno IPOG relata sucesso profissional com empreendedorismo contábil O empreendedorismo contábil tem conquistado espaço e valorização no mercado nacional. De acordo com dados de setembro de 2017 do Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil existem mais 61 mil organizações contábeis, divididas entre sociedades, empresários, M...
Podcast: Sacadas de Contador para Contador Você já deve saber que o SPED tem demandado dos profissionais contábeis uma nova atuação em relação aos processos contábeis e tributários das empresas, certo? Mas como protagonizar essa atuação e se capacitar para ela? Foi com o intuito de trazer essas respost...
Teto do ICMS: nova legislação pode reduzir preço do combustível e da energia elétrica A lei federal que trata do teto do ICMS foi sancionada no último dia 23 de junho de 2022, com apoio da maioria dos parlamentares durante a tramitação na Câmara e Senado. Com a nova mudança, o governo federal pleiteia reduções mais significativas em serviços e...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.