Perícia Contábil: áreas de atuação e como se especializar
4 minutos de leitura
16 de setembro de 2020

Perícia Contábil: o que é e como se especializar

Perícia Contábil: o que é e como se especializar

Em tempos nos quais as empresas estão sendo cada dia mais observadas tanto por órgãos de fiscalização quanto por clientes, a área de perícia contábil segue em expansão como instrumento eficaz de avaliação e combate às práticas criminosas envolvendo o universo da contabilidade e das finanças.

Na memória mais recente, temos as diversas fases da operação Lava Jato, em que peritos contábeis, em colaboração com outras perícias, foram cruciais na elucidação de ações fraudulentas e crimes de colarinho-branco. 

No entanto, a perícia contábil tem um mercado de atuação bem mais amplo do que esse contexto, e sua regulamentação enquanto atribuição do contador data de 1946, pelo Decreto-Lei nº 9295

Conhecer sobre essa atividade é algo que interessa tanto a contadores quanto à gestão empresarial como um todo. Pensando nisso, elaboramos este artigo contendo alguns insights importantes, além de informações sobre o mercado de trabalho nesta área e como buscar especialização para dar um upgrade na carreira.

Boa leitura!

O que é e como funciona a perícia contábil?

A perícia contábil é o grupo de procedimentos técnicos e científicos que, com base em exames e investigações diversas, faz o levantamento e avalia provas que subsidiarão laudos ou pareceres apresentados para a solução de um litígio, em vias judiciais ou extrajudiciais.

Os exames consideram para análise, principalmente, extratos e outros documentos que possam indicar delitos nas esferas financeira, trabalhista e de cálculos em geral.

Algumas das atividades ilegais apuradas pelo perito contador são:

Mercado de trabalho: os tipos de perícia contábil

Não é apenas no vasto contexto da Justiça Estadual, Justiça do Trabalho e Justiça Federal que há atuação pericial; cisões e fusões empresariais também estão entre os cenários mais comuns de atuação.

Contudo, para entender melhor o mercado de trabalho, é importante saber quais os tipos de perícia em contabilidade existentes.

Em linhas gerais, as perícias contábeis podem ser divididas em judiciais e extrajudiciais.

A perícia contábil judicial é aquela em que o profissional atua sob indicação do juiz, prestando suporte especializado e ofertando laudo a ser anexado ao processo, que auxiliará no amplo entendimento da questão jurídica e o juiz em suas decisões. 

Apesar de essa atuação ocorrer de forma isenta, as partes podem também contratar um perito assistente técnico que também emite um parecer sobre o laudo perito indicado pelo juiz. O objetivo é sempre assegurar o máximo de lisura e as melhores condições para que o juiz dê solução ao litígio.

No caso da perícia contábil extrajudicial não há a solicitação de um juiz ou mesmo um processo judicial. São três os tipos:

Perícia arbitral:

ocorre quando há necessidade arbitragem para dar solução mais célere a um desacordo entre as partes. Assim, a perícia pode ser solicitada pelo juiz, e um perito independente é nomeado mediante acordo dos interessados.

Perícia estatal:

aquela controlada pelos órgãos públicos do Estado. São exemplos as perícias criminais estaduais e federais, bem como as realizadas por peritos do Ministério Público.

Perícia voluntária:

engloba aquela que é contratada por empresas de forma voluntária e sem que haja um litígio em questão. É o caso das fusões empresariais que citamos acima. Nesse processo, uma auditoria e uma perícia contábil podem ser solicitadas em caráter comprobatório.

Principalmente em tempos de compliance, o contador tem um mar de possibilidades de atuação profissional tanto na esfera governamental e pública quanto de maneira privada, atuando em empresas, para magistrados e pessoas físicas ou jurídicas.

Contudo, para poder atuar e ser um bom perito contábil é preciso atender a alguns requisitos. Confira:

Por que se especializar?

Embora um curso de graduação ofereça bases importantes na formação em contabilidade, a atuação pericial requer uma solidez maior no conhecimento teórico-prático e das normas vigentes, especialmente considerando a variedade de questões que o profissional pode ser convidado a avaliar e emitir laudos técnicos.

Além disso, para quem deseja investir em concurso público, melhorar o currículo para adquirir mais experiência ou ainda abrir o próprio negócio, a busca por formação mais aprofundada, como uma especialização de nível superior, é um investimento estratégico.

Dica de curso: MBA em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil no IPOG

Pensando em formar contadores para a realidade e desafios do mercado, o IPOG criou o MBA em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil

Trata-se de uma formação de ponta a ponta que vai muito além da gestão tributária nas empresas, instrumentando para a era da tecnologia da informação e capacitando no que há de mais moderno nas técnicas contábeis do mercado.

Na formação curricular, além de um módulo dedicado à NBC, há também o estudo da Perícia Contábil e Financeira, Técnicas de Elaboração de Laudos e Pareceres e Perícia Judicial e Extrajudicial. É um MBA que com certeza vai trazer destaque ao seu perfil profissional e impulsionar sua carreira.

Se você tem interesse em dar o próximo passo e expandir suas opções profissionais, fale conosco e descubra tudo o que o IPOG tem a oferecer.

Gostou deste artigo sobre perícia em contabilidade? Confira mais 3 títulos que também podem interessar:

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento de excelência no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo.

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro docentes de excelência. A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira e de vida.  

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Conta quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançássemos o status que temos hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com que sempre sonhou!

Artigos relacionados

Dia do Contador: O papel indispensável deste profissional!  Você sabia que, há 72 anos, o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que permitiu a criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil, especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais? Pois é, e o interessante é que a data em qu...
Mercado contábil: veja como o MBA contribuiu com o avanço profissional de Marília Em um mercado bastante competitivo, a área de contabilidade exige do profissional grandes estratégias nas tomadas de decisões, principalmente diante da modernidade das informações. E para isso, não se tem outra saída, é preciso se qualificar para acompanhar as...
Auditoria digital: tudo o que você precisa saber As obrigações tributárias para as organizações passam por constantes mudanças e, considerando as complexidades e os riscos envolvidos nesse cenário, é preciso apostar nas melhores soluções para conduzir os processos e evitar problemas que comprometam e subtra...

Sobre Fellipe Guerra

Contador, consultor empresarial, especialista em SPED e professor do curso de MBA Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.

Comentários