Controladoria e finanças: conheça seu papel na gestão empresarial
5 minutos de leitura

Controladoria e finanças: conheça seu papel na gestão empresarial

Controladoria e finanças: conheça seu papel na gestão empresarial

Muitas empresas reconhecem a importância da controladoria e finanças no impacto de suas ações. Uma área que, por meio da transparência nos processos, pode trazer inúmeros benefícios para a organização.

Velocidade e segurança nas informações e suporte para as tomadas de decisões são alguns deles. Para além disso, controladoria e finanças estão inter-relacionadas, o que agrega eficiência, lucratividade, produtividade e redução de custos. 

O que é controladoria?

A controladoria é uma área da Ciência Contábil, porém possui estreita relação com a administração. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em controladoria administrativa e controladoria contábil.

A metodologia usada na controladoria é baseada no processo de controle, por meio de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focados no planejamento e no orçamento traçados pela organização.

Assim, a controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional.

Controladoria e finanças, por sua vez, executam na prática o trabalho que vai além dos aspectos burocráticos. São cálculos, controles financeiros e de custos operacionais, contratação de colaboradores, compra de materiais ou monitoramento das finanças.

Diante desse contexto, as principais funções dessa área são:

  • desenvolver, manter e sistematizar planos operacionais condizentes com os objetivos organizacionais, isto é, que estejam relacionados à missão da companhia;
  • organizar, avaliar e compreender os dados coletados a fim de tomar decisões mais assertivas e gerar as demonstrações exigidas por stakeholders;
  • atualizar custos gerenciais do negócio para que as informações se mantenham seguras e sirvam de base para o controle da empresa; e
  • supervisionar impostos e manter um relacionamento com auditores externos e internos, ao mesmo tempo que monitora as funções de tesouraria.

Portanto, essa é uma função estratégica e com papel gerencial. Ela precisa ser executada por um controller.

Esse profissional, especialista em Gestão de Negócios e Controladoria, precisa ter conhecimentos amplos. Esses conhecimentos precisam garantir a avaliação de indicadores gerenciais e um detalhamento claro das informações.

A importância da controladoria e finanças na gestão empresarial

A controladoria tem papel fundamental na gestão empresarial. Ela controla os diversos setores por meio do planejamento, da organização e da execução dos projetos. 

Como missão, a controladoria deve prover a continuidade das organizações e tem como um de seus objetivos suprir as necessidades de informações aos gerentes.

Foi pela controladoria que muitas organizações brasileiras evoluíram em termos de estrutura e modelos culturais. Pois foi a partir dessa metodologia que se passou a agir de maneira proativa, eficiente e de acordo com as normas, legislação e procedimentos pertinentes.

Isso requer do profissional desta área, o controller, uma formação sólida e postura nos estilos pessoais e gerenciais, dando forte valorização aos perfis de liderança e à cultura motivacional.

Assim, é possível criar atitudes e comportamentos necessários a mudanças, inovações e sobrevivência no mercado.

Conheça as atribuições

De maneira geral, a controladoria e finanças engloba toda a parte administrativa e financeira da empresa. 

A controladoria realiza a organização das operações financeiras e contábeis, além do controle e do monitoramento das atividades. Neste âmbito podemos citar:

  • gerenciamento de custos;
  • formação do preço de venda;
  • elaboração de estratégias para captação de recursos;
  • análise da produtividade e desempenho dos colaboradores; e
  • fluxo de caixa.

Assim, as atribuições realizadas por um controller são:

  • monitoramento da contabilidade fiscal;
  • organização e estruturação de operações e processos para atingir a meta;
  • elaboração de orçamentos e previsões da empresa;
  • desenvolvimento de projetos;
  • coordenação: delegação de tarefas, de modo a buscar eficiência nas atividades;
  • organização do planejamento tributário e participação no planejamento estratégico;
  • controle: mensuração da qualidade e da eficiência, relacionando o previsto com o realizado; e
  • elaboração de relatórios gerenciais para a tomada de decisões.

Dessa forma é possível entender que a controladoria e finanças atua em todas as áreas administrativas da empresa, em que o resultado é a precisão das informações para a tomada de decisão.

Mas para que esse sucesso seja efetivamente alcançado, o profissional controller precisa estar bem equipado de uma especialização na área.

Por que fazer um MBA em Controladoria e Finanças

A Gestão de Negócios está inserida na área de finanças e administração. Ela é responsável por gerenciar ações e atividades financeiras que irão otimizar os lucros e resultados do negócio, tornando-o mais maduro.

Por ser uma função que irá otimizar os resultados financeiros de uma empresa, é bastante indicada para aqueles negócios que querem alcançar um novo patamar.

O mercado de trabalho nesta área exige um profissional que possua as informações sobre diversas áreas de conhecimento, além dos conceitos fundamentais do planejamento financeiro.

De modo geral, as empresas esperam que seus colaboradores estratégicos sejam qualificados em todos os diferentes aspectos de uma organização. Assim, este é um dos requisitos importantes: as habilidades gerenciais. 

É justamente o MBA que traz essa abordagem mais ampla. Por isso, é um curso procurado por executivos, empresários, empreendedores e gestores.

O MBA em Controladoria e Finanças é uma especialização bastante versátil, em que o profissional especialista é capaz de atuar em ONGs, empresas privadas ou públicas, empresas de contabilidade e auditoria, entre outras opções.

Se você está pensando em investir no MBA em Controladoria e Finanças, o curso pode ajudar você a pensar nos problemas pelos quais seu CEO está passando e atuar mais estrategicamente para auxiliá-lo, uma vez que um MBA atua fortemente justamente entre as áreas de administração e finanças.

Conheça o MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas

O curso de MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas do IPOG oferece o desenvolvimento de habilidades técnicas. Elas sustentam o processo de tomada de decisões, ampliam as habilidades de gestão e finanças e a capacidade de liderança.

É por meio dele também que são trabalhados os processos que envolvem o poder de decisão, transformando-o em um efetivo agente de mudanças nas organizações e com real capacidade de entregar valor às empresas.

O curso se propõe a formar especialistas com abundância de ferramentas de apoio à tomada de decisões (dezenas de ferramentas serão disponibilizadas), desenvolvendo sua capacidade analítica e de implementação.

Um curso voltado também para profissionais, executivos e líderes que visam compor um time de alta performance em vendas.

Para quem é este curso?

Pensado para profissionais que buscam atuar nas áreas executiva, de gestão, financeira e estratégica das organizações e para aqueles que queiram iniciar o caminho de Consultoria Independente ou Assessoria Estratégica.

É um curso recomendado aos profissionais das diversas áreas ligadas ao mundo empresarial e que buscam compreensão de conteúdos práticos de negócios e de melhor preparo técnico.

Ter um MBA no currículo é crucial para quem deseja dar um grande passo na carreira profissional.

Ainda que exija tempo e dedicação, o tempo investido vale o retorno pessoal e profissional que é proporcionado. Com planejamento e responsabilidade é possível conciliar a rotina com os estudos e se manter à frente dos concorrentes!

Para mais informações sobre o curso, entre em contato conosco!

Agora que você já sabe o que é controladoria e finanças e quer aprofundar o seu conhecimento, com certeza você vai gostar destes outros artigos:

Quer ler mais? Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. 

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior. Além disso, tem em seu quadro de docentes excelentes professores de renome no mercado.

A proposta do IPOG é de um ensino humanizado, que estimule o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimize o seu plano de carreira.

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, com quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com que alcançasse o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar o profissional com o qual sempre sonhou!

Artigos relacionados

Profissional de Contabilidade, você sabe por que também precisa desenvolver Inteligência Emocional?... Independente da sua atuação profissional, desenvolver a Inteligência Emocional pode ser o grande segredo para traçar uma carreira de sucesso. Essa competência muitas vezes demonstra o seu nível de maturidade para lidar com situações diversas, enfrentar desafio...
9 características de empreendedores de sucesso: qual delas você tem? O coordenador do MBA Inovação, Empreendedorismo & Estratégia Competitiva, Joe Weider, conduziu uma jornada empreendedora na capital goiana, e nós claro acompanhamos tudo para trazer para você os melhores momentos. Durante sua palestra, Joe fez um balanço s...
Business Model Generation: inovação no modelo de negócios O modo de fazer negócios mudou. Com tantas informações e com a rapidez das informações, seja por meio da internet ou graças à globalização, as empresas estão repensando a forma de criar e entregar seus produtos e serviços. O Business Model Generation (BMG)...

Sobre Camilo Cotrim

Mestre em Contabilidade pela FUCAPE Business School. Pós-graduado em Estratégia; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Especializou-se em Finanças/Sebrae, em Franchising/ Franchising University/SP e Lead Assessor – MCG/Batalas. APG Sênior Amana-Key. Especialização, MBA em Gestão Organizacional Franklin Covey/IPOG; formado em administração pela PUC/GO. Formação de Conselheiro pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Iniciou sua carreira no Sistema Sebrae em 1991 permanecendo por 11 anos, onde exerceu cargos de consultor, instrutor de treinamentos e gerente de projeto. De 2001 a 2007 atuou no segmento da educação superior onde exerceu cargo de Diretor Administrativo Universidade Salgado de Oliveira – (Universo), assumindo também as funções de Professor na graduação, pós-graduação, coordenador de pós-graduação, coordenador de Estágios e professor da graduação até 2015. Em 2007 assumiu a função de diretor no Hospital São Francisco de Assis, prestando também assessoria e consultoria a entidades de classe hospitalares em Goiás. Empreendeu como sócio em indústria de pequeno porte, empresa de consultoria (Dókimos), (Ressonância Magnética); Foi sócio da Dr. Atende JÁ!. Atualmente exerce a função de Conselheiro e realiza mentoria a executivos para preparação para sucessão familiar. Coordena o curso MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. É professor de pós-graduação no IPOG. Sócio da ELLEVTI Inteligência em Negócios; Sócio da Prospera.

Comentários