4 passos para escolher o melhor curso de Gestão de Negócios
6 minutos de leitura

O que levar em consideração na hora de escolher o melhor curso de Gestão de Negócios

O que levar em consideração na hora de escolher o melhor curso de Gestão de Negócios

O curso de Gestão de Negócios é essencial para aqueles que desejam empreender ou ocupar uma posição de destaque em grandes empresas. Afinal, hoje, para obter resultados relevantes é importante que o profissional seja analítico e tenha foco em estratégia.

Para conseguir chegar a esse nível, os profissionais procuram por cursos de especialização, como pós-graduação e MBA, que irão incrementar a sua bagagem de aprendizado com inteligência de mercado e know-how em processos de gestão.

Por esse motivo, escolher um curso de especialização de qualidade, renomado e que esteja alinhado com as últimas tendências do mercado é essencial.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, desenvolvemos este artigo com algumas dicas do que levar em consideração na hora de optar pelo melhor curso!

4 passos para escolher o melhor curso de Gestão de Negócios

 


Escolher uma qualificação de excelência é uma das partes mais importantes no momento de fechar negócio e investir na sua formação, no entanto, com o tanto de opções disponíveis, pode parecer uma tarefa mais complicada do que parece. Mas isso não quer dizer que seja impossível! 

Com quatro passos simples é possível diminuir as opções e ter em mãos somente aquelas alinhadas ao seu interesse.

Passo 1: Entender onde você quer atuar

O primeiro passo para escolher a especialização em Gestão de Negócios mais adequada é entender em quais áreas e cargos você deseja atuar.

Hoje, cada profissão possui infinitas possibilidades e os cursos de especialização acompanharam isso. Por esse motivo, pesquise quais qualificações são necessárias para aquelas funções e as suas atividades de interesse.

Passo 2: Analisar a grade curricular

Antes de optar pelo curso, confira a grade curricular e o que será aprendido. Os softwares e conteúdos que você gostaria de aprender estão ali? É um jeito de avaliar também se o curso pretendido é completo e abarca todo o conhecimento que você precisa.

Nesse momento, também esteja em alerta quanto a carga horária. Para que o diploma de terceiro grau seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), uma especialização lato sensu deve ter, no mínimo, 360 horas. Do contrário, o diploma será validado apenas como um curso livre.

Passo 3: Examinar a grade docente

Os professores do curso são uma das partes mais importantes no momento de escolher o melhor curso de especialização, afinal, são eles que irão transmitir o conteúdo para o aluno e tornar as aulas atrativas e ricas em conhecimento.

Por isso, além de averiguar a grade curricular, pesquise sobre os professores que irão ministrar as disciplinas ofertadas e as suas experiências profissionais e títulos. 

O linkedIn e Lattes são uma boa fonte de pesquisa! Ah, e com o curso de Gestão de Negócios é importante que os professores tenham uma boa bagagem profissional, concorda? 

Passo 4: Pesquisar a reputação da instituição de ensino e qualidade do curso

A reputação e qualidade de ensino não são apenas importantes para um aprendizado seguro, eles também influenciam no seu valor de mercado. Ter em seu currículo uma formação em uma instituição de ensino reconhecida garante ao empregador que o seu conhecimento é sólido.

Por isso, ainda que você tenha se identificado com a grade e a descrição do curso, pesquise a respeito da reputação e qualidade da instituição. Dessa forma, você terá a certeza de estar fazendo o melhor investimento!

Agora que você já sabe o que levar em consideração para escolher a melhor formação para o seu futuro, conheça o nosso MBA em Gestão de Processos de Negócios!

O que é estudado no curso de Gestão de Processos de Negócios do IPOG?

Alinhando o que é encontrado no mercado de trabalho hoje e os fundamentos de gestão, o curso de Gestão de Processos de Negócios do IPOG foi desenvolvido para profissionais que querem aumentar o seu entendimento em estratégia e gerenciamento e desejam gerar resultados visíveis e impactantes.

O intuito do curso é melhorar a performance das empresas a partir dos profissionais que estão a frente dela. Por esse motivo, o MBA é focado em processos de gestão e tendências no mercado que já são utilizados por empresas de sucesso, como o Business Process Management (BPM) e a abordagem Lean Sigma.

Nesse sentido, o profissional sairá apto a compreender, conhecer, melhorar, gerenciar e transformar os processos gerenciais de uma empresa.

Além disso, ele terá contato com ferramentas de decisão, tornando-o apto para ter mais clareza e precisão na hora de optar por um parecer para o negócio.

Grade curricular

A grade curricular é composta por 18 disciplinas que mesclam conhecimento teórico e prático e temas de gestão de processos.

  • Fundamentos de BPM – Gestão de Processos de Negócios;
  • Gestão e Execução da Estratégia com Balanced Scorecard;
  • Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;
  • Governança de Processos e Gerenciamento Corporativo de Processos;
  • Modelagem de Processos Prática;
  • Análise de Processos;
  • Desenho de Processos e Gestão da Mudança;
  • Transformação de Processos;
  • Gerenciamento de Indicadores de Desempenho de Processos;
  • Gestão de Projetos de Processos;
  • Abordagem Lean Sigma para Melhoria Contínua I;
  • Abordagem Lean Sigma para Melhoria Contínua II;
  • Gestão Econômica e Financeira;
  • Gestão de Riscos em Transformação de Processos;
  • Tecnologias em BPM;
  • Gestão de Pessoas por Competências e Processos;
  • Gestão de Custos de Processos;
  • Governança de T.I. por Processos.

Além disso, o IPOG possui uma veia inovadora e, por isso, estimula os seus alunos a repensarem o modelo tradicional de gestão.

Desse modo, o aluno é encorajado a construir novas formas de gerir o negócio por processos, possibilitando maior capacidade de enfrentar as pressões e os desafios do ambiente.

Para quem é indicado o curso de Gestão de Negócios do IPOG?

Este curso abrange uma grande quantidade de profissionais. Não necessariamente pessoas que cursam Administração, Contabilidade e Economia se beneficiam, mas todos aqueles que querem atuar com gestão de negócios.

Por esse motivo, é comum que as turmas sejam diversificadas, com profissionais das mais diversas áreas. Afinal, as pessoas que buscam o curso vivem em ambientes de negócios, mas a graduação escolhida não oferece esse tipo de formação técnica em processos.

O curso é indicado e muito procurado, sobretudo, por empresários. São pessoas que desejam ter um negócio próprio, mas não dominam a área de gestão e não querem ser dependentes dos seus técnicos. Dessa forma, realizam o curso para incrementar a formação.

O curso é vantajoso tanto para pessoas que irão trabalhar na área privada quanto pública, afinal, em ambos é importante que os processos sejam realizados de forma otimizada e assertiva.

Quais são as vantagens em realizar o curso de Gestão de Negócios do IPOG?

O curso de Gestão de Negócios do IPOG possui alguns diferenciais que o fazem ser único no mercado. Ele é baseado em três eixos principais: finanças, planejamento e gestão.

Por isso, os conceitos e exercícios são alinhadas com as práticas CBOK, o Guia para Gerenciamento de Processos, que reúne conhecimentos dentro da área de gestão.

É por esse motivo também que 100% da grade docente possui vivência prática na área. Além disso, o coordenador do curso possui certificado CBPP e é membro da Association of Business Process Management Professionals Brasil (ABPMP).

Outra grande vantagem do curso é o alto grau de empregabilidade. Pelo fato de ser um curso voltado para quem deseja melhorar a performance de empresas, têm diversas áreas de atuação, tornando um mercado com opções.

Com o curso de especialização do IPOG, o aluno terá:

  • conhecimento qualificado;
  • entendimento de ferramentas específicas da área;
  • ensino direcionado ao business;
  • mais oportunidades profissionais;
  • valorização no mercado de trabalho;
  • networking profissional;
  • contato com últimas tendências do mercado.

Possibilidades de atuação em Gestão de Negócios: veja onde o profissional pode atuar

A área de gestão de processos é muito abrangente, sendo uma atividade necessária nas empresas de pequeno porte até as multinacionais. Por isso, o profissional que possui entendimento do assunto tem muitas opções e um mercado com alta demanda.

Ele poderá atuar em qualquer cargo de gestão estratégica e que envolve a condução de negócios.

É possível atuar na área de:

  • saúde;
  • educação;
  • marketing;
  • RH;
  • finanças;
  • empreendedorismo;
  • operações;
  • logística;
  • indústria;
  • prestadora de serviços;
  • comércio exterior;
  • consultorias;
  • setor automobilístico;
  • vendas e outros.

Portanto, se você quer ser diferente da concorrência e tem em seu plano de carreira estar em cargos de liderança, o curso de Gestão de Negócios dará as ferramentas necessárias para alcançar esse sonho.

Se você se interessou pelo curso e quer tirar os planos do papel, entre em contato conosco!

Para saber mais sobre a área de Gestão de Negócios, esses outros artigos vão te interessar:

Até a próxima!

Gostou do artigo? Esses e muitos outros assuntos, você pode conferir no blog do IPOG!

IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Afinal, de que vale ter uma certificação se o local não é valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG conta com diversos cursos de ensino superior. Além disso, tem em seu quadro de docentes excelentes professores de renome no mercado.

A proposta do IPOG é de um ensino humanizado. Priorizamos estimular o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimizar o seu plano de carreira.

O Instituto está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. Além disso, já possui quase 20 anos de experiência na formação de grandes especialistas.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado. Isso fez com o IPOG que alcançasse o status que tem hoje. 

Não deixe de investir no seu futuro com o curso de Gestão de Negócios e se torne o profissional que sempre sonhou!

 

Artigos relacionados

Logística internacional e comércio exterior: como driblar desafios empresariais Em todo o mundo, a economia se fortalece pela compra e venda entre países. O comércio internacional aquece o Produto Interno Bruto (PIB) não só do Brasil, e a gestão de compra, entrega e transporte desses itens é o que chamamos de logística. Quando esse c...
Inteligência Empresarial Orientada a Dados: a nova pós-graduação do IPOG O Business Intelligence é essencial para gerir dados importantes e que permitam que empresas tomem decisões importantes por meio de dados. Essa inteligência empresarial desempenha um papel importante no potencial competitivo das organizações e abrem caminho p...
MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas: amplie suas habilidades financeira... Quer se desenvolver na área empresarial? O melhor caminho é investir em uma pós-graduação de referência, como o MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas. O curso do IPOG abre portas para profissionais que desejam avançar de cargo, c...

Sobre Nivaldo Morais

Certificado CBPP® - BLUE SEAL, pela ABPMP-International. Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas. 18 anos de experiência na implantação de projetos envolvendo melhoria e gestão de processos e TI. Mais de 10.000 horas de projetos em BPM nos últimos 5 anos. Mais de 350 empresas atendidas desde 2011. Mais de 5000 pessoas capacitadas em BPM entre 2014 e 2019. Professor Universitário a 15 anos. Professor efetivo da UFG. Professor de Especialização com mais de 3.000 horas de sala de aula. Delegado Regional da ABPMP em Goiás. Coordenador do MBA de Gestão de Processos de Negócio do IPOG. Sócio Diretor da Consultoria BP Company.

Comentários