Fundamentos de gestão de projetos: entenda a importância
3 minutos de leitura
02 de outubro de 2017

Planeje seu sucesso a partir dos Fundamentos de Gestão de Projetos

Certa vez, Benjamim Franklin disse que “se você falha em planejar, planeja falhar”. Uma afirmação que nunca teve tanto sentido, principalmente em um cenário como o do Brasil, onde segundo o IBGE, mais da metade das empresas fecha as portas após 4 anos.

Portanto, em um contexto onde todas as empresas necessitam executar ações para buscar seus objetivos, as soluções passam então por projetos! E para que isso aconteça, é necessário que os profissionais envolvidos neste processo tenham domínio sobre os fundamentos de gestão de projetos.

Liderança, competência na gestão de projetos e gerenciamento estratégico do negócio  também são talentos indispensáveis a uma carreira bem-sucedida.

Segundo o professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e Presidente do PMI-GO, Marsal Melo, o Gerenciamento de Projetos é fundamental para otimizar os resultados das empresas.

“Em tempos de crise, além de entregar os projetos no prazo e nos custos planejados, será ainda mais importante saber se estes projetos executados são os mais aderentes à organizações”, explica o professor.

O PMI

O PMI – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados.

Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamado PMBoK que está em sua 6ª Edição, o qual ao longo dos anos vem sendo aprimorado de acordo com as boas práticas identificadas no mercado.

Portanto, é muito importante estar ligado a esta instituição que desde 1969 vem influenciando empresas, pessoas e carreiras através de suas publicações e ações em prol do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo.

Depoimento: Como é atuar com Fundamentos de Gestão de Projetos

Josane Maria Gomes é especialista em Gestão de Projetos e se vê em sua área de atuação como um “maestro” que coordena e acompanha as ações necessárias para que uma orquestra seja bem conduzida e alcance o sucesso ao ter os aplausos do público no final da apresentação.

Para ela, o foco deste profissional deve estar em planejar, acompanhar e controlar as ações necessárias para que um projeto alcance seu objetivo dentro de suas restrições básicas: prazo, custo e qualidade. Realizada pessoal e profissionalmente após a especialização e atuação na área, Josane destaca:

O profissional de gestão de projetos precisa estar sempre se atualizando e deve estar antenado com as tendências de mercado. O mundo está em constante evolução e novas tendências de gestão surgem para complementar os métodos e melhores práticas”.

Como aprender sobre os Fundamentos de Gestão de Projetos

Por isso, o IPOG utiliza no MBA Gestão de Projetos as metodologias propostas pelo PMI, as quais vêm atraindo um grande interesse dos gestores e profissionais de empresas, não só das áreas de engenharia e tecnologia, como de todas as organizações que buscam aprimorar a elaboração, a implementação, o gerenciamento e o controle de projetos, sejam elas do setor industrial, de serviços ou do agronegócio.

“Em sua constante busca por melhores resultados, as organizações têm demandado cada vez mais versatilidade e competência dos profissionais, aderente à proposta do triângulo de talentos proposto pelo PMI”, ressalta o professor do IPOG.

Triângulo de Talentos PMI

Triângulo de talentos do PMI

O triângulo de talentos do PMI é composto por habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, habilidades de liderança e habilidades de gestão estratégica de negócios. Cada uma dessas habilidades requer conhecimentos, métodos e ferramentas que o gerente de projeto deve dominar para aumentar a atratividade de seu perfil para as organizações.

Por exemplo, a matriz curricular do MBA Gestão de Projetos do IPOG hoje é aderente a esse pensamento do PMI justamente por entender essa necessidade dos profissionais que atuam no mercado e que precisam ter domínio sobre os Fundamentos de Gestão de Projetos.

Agora que você sabe a importância de ter conhecimento aprofundado sobre esses fundamentos, que tal se informar sobre as cinco principais razoes para fazer um MBA em Gestão de Projetos. Boa leitura!

 

Artigos relacionados

Conheça as vantagens da Logística Reversa Você sabe o que é Logística Reversa e reconhece a sua importância para o meio ambiente? Diariamente, toneladas de lixos são descartadas de forma incorreta nos lixões ou aterros, que não são preparados para a proteção à saúde pública e meio ambiente. E é pen...
5 razões para fazer um MBA em Gestão de Projetos Cada vez mais, empregadores de diversos segmentos têm procurado profissionais competentes em gestão de projetos. Eles buscam profissionais qualificados, com competências como: gestão do tempo, implantação de estratégias, administração eficiente do cronograma d...
Mudança de visão: como o MBA em Gestão de Projetos transformou a carreira de um engenheiro Dentro do leque de cursos de pós-graduação oferecidos pelo IPOG está o MBA Gestão de Projetos. É uma especialização muito procurada, pois ela atende as necessidades de profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com o gerenciamento eficiente de recursos...

Sobre Marsal Melo

Professor IPOG, Analista de Sistemas, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Mestrando em Administração de Empresas (UFG). É Consultor em Gerenciamento de Projetos e Processos certificado PMP, Mentor do Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG e Coach pelo IBC. É Diretor da Empresa Efeta Soluções, Presidente do PMI-GO e Diretor de Comunicação da ASSESPRO-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Equipes, Processos e Projetos.

Comentários