Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence
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31 de agosto de 2017

Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence

Ferramentas de Business Intelligence

A inteligência de mercado, ou business intelligence (BI) como ficou conhecida no mundo todo, é uma forma de se entender como comportam os prospects de uma empresa, ou mesmo seus concorrentes. Importante para balizar as tomadas de decisões, seu aprimoramento tem sido constante, facilitado principalmente pelo desenvolvimento de ferramentas que permitem obter importantes informações para conduzir a empresa. Neste blogpost apresentamos sobre as principais ferramentas de Business Intelligence.

A vantagem é que as ferramentas são de fácil acesso e manipulação, que nos oferecem valiosas informações de forma gratuita.

Com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e georreferenciamento ficou muito mais poderosa a mineração e a análise de dados, ofertando um conjunto de informações mais amplas, atualizadas e precisas.

Principais ferramentas de Business Intelligence

1. IBGE Cidades

Se você planeja inserir sua empresa em um novo ponto geográfico, a navegação pelo IBGE Cidades é obrigatória. Nela você consegue extrair dados atualizados do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, agrupadas de forma facilitada e acessível.

É possível fazer um levantamento sobre o número de habitantes da cidade, sua renda per capita, quantidade de carros no município, número de escolas públicas e privadas, enfim, uma série de informações relevantes para compreender a economia local, e a viabilidade de seu negócio neste novo ponto. As informações podem ser pesquisadas referentes a cidades, estados e sobre todo o país.

Uma curiosidade: o site está com duas versões no ar. A mais nova tem um melhor design e gráficos ilustrativos, porém a versão antiga é muito mais completa em termos de informações. Você pode alternar a versão no próprio site.

2. Google Adwords

O maior buscador virtual de todos os tempos – o Google, oferece gratuitamente uma ferramenta que mostra quais são as palavras chaves mais pesquisadas na internet de acordo com o assunto desejado. Para utilizá-la basta criar uma conta no site adwords.google.com utilizando sua conta do gmail e começar a explorar como pensam os internautas diante da descoberta de algum assunto.

Essa ferramenta é altamente útil para quem pretende definir palavras chaves para serem utilizadas em geração de conteúdo online, permitindo com isso o melhor ranqueamento de sua presença virtual. Também auxilia na hora de escolher a forma mais atrativa para desenvolver uma comunicação com seus prospects, clientes em geral. Vale a pena conhecê-la.

3. Audience Insights do Facebook

Ambiente projetado para interações sociais com a presença de um sexto da população mundial, o Facebook permite que as empresas montem suas Fan pages gratuitamente, permitindo com isso a presença em uma importante rede social. Dessa forma é possível difundir uma série de informações importantes sobre sua empresa, gerar relacionamento com seu público e marcar presença nos feads de notícias de usuários diversos.

A partir do momento que você cria a página da sua empresa no Facebook é possível ter acesso ao Audience Insights (ou informações ao público), que é uma ferramenta gratuita que permite conhecer o sexo, faixa etária, escolaridade, cidade, profissão, e uma série de informações sobre o público que curtir a fanpage.

Uma forma eficiente de conhecer quem sua empresa mais deperta interesse, contribuindo para o alinhamento da linguagem na comunicação estabelecida com o público alvo, e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, tendo como ponto de partida os maiores interessados em seu trabalho.

4. Mailchimp

Esse disparador de emails automático consegue enviar milhares de emails de uma única vez, evitando que você encaminhe um a um. Além disso, a ferramenta ainda mostra quem dos seus destinatários abriu o email enviado, quantas vezes checaram o conteúdo, se clicaram no link interno enviado junto ao comunidado. Uma importante forma de definir para quais clientes você deve fazer a abordagem direta, ou seja, dar um passo mais concreto rumo a negociação, tendo como parâmetro aqueles que se interessaram pelo seu email enviado. A ferramenta funciona gratuitamente para dois mil emails cadastrados e 12 mil envios mês, ou seja seis disparos para toda a lista.

5. Crystal Knows

Essa ferramenta permite que você faça a análise de perfil DISC de qualquer pessoa, por meio de seu perfil no Linkedin ou pelo Gmail. Mas ela vai mais longe, além de trazer em detalhes o perfil psicológico dos seus prospectos, ainda apresenta uma sugestão de como deve ser um email que você enviaria a esta pessoa, com o tamanho do texto e as palavras e quais agradam quem vai receber. O ponto negativo é que ele é em inglês, portanto se não estiver tão afiado na língua você pode instalar no seu navegador Google Chrome o plug-in do Google Translator, e traduzir para o português. Não vai ficar perfeita a tradução, mas vai dar para entender bastante coisa.

6. Google Trends

Novamente o Google nos dando meios de posicionar a empresa de forma mais assertiva. Enquanto o Google Adwords nos mostrava palavras mais utilizadas, no Google Trend é possível verificar a tendência do uso dessas palavras ao longo do tempo, se estão em alta ou caindo em desuso. Também é possível comparar as tendências filtrando-as por países, estados e até mesmo cidades

7. Clear Analytics

Existem vários softwares onde você pode importar os relatórios da sua empresa, e eles mineram estes dados, gerando relatórios com informações gerenciais úteis na tomada de decisão. O Clear Analytics é um deles, e ele é bacana por dois motivos. O primeiro é que ele usa como base o Excel, então se você já tem familiaridade com planilhas eletrônicas, vai ter facilidade em alimentar a plataforma e gerar as informações que você precisa.  O seungo é que ele possui uma versão free.

8. Cliente oculto

Uma das funções da Inteligência de Mercado é monitorar as táticas e estratégias dos concorrentes da empresa. Uma atividade muito utilizada para mapear como anda o nível do atendimento das empresas é o Cliente Oculto ou Comprador Misterioso.

Existem empresas especializadas em oferecer esse serviço de análise oculta do atendimento, fornecendo relatórios sobre sua percepção e até imagens que provem sua análise.

Você pode usar desta ferramenta para avaliar como está o atendimento e os processos da sua empresa, como também para investigar quais são os diferenciais, preços, prazos e condições que seus concorrentes estão praticando no momento.

9. Teleco

Teleco é um site que reúne muitas informações gratuitas sobre o mundo de telecom. Nele você encontra dados sobre operadoras e fabricantes de telefonia fixa e móvel, e das empresas de TVs por assinatura.

Você pode, por exemplo, consultar a cobertura de cada operadora, por tecnologia, em cada DDD do país, pode ver qual é a participação do mercado de cada companhia, e também ver os modelos de aparelhos mais vendidos no mundo.

São informações muito úteis se você trabalha na área de telecomunicações, e para quem não trabalha ajuda na hora de decidir onde instalar sua empresa por exemplo, para identificar se há infraestrutura de comunicação no local. Ajuda a escolher qual companhia contratar como fornecedora de comunicação, analisando sua participação nos mercados onde você irá atender.

E para quem trabalha desenvolvendo aplicativos para celulares, auxilia em decidir sobre quais tecnologias os apps serão desenvolvidos, analisando os sistemas operacionais móveis mais presentes no mercado.

Bom, com todas essas ferramentas em mãos, tá na hora de colocá-las em prática. Se você gostaria de se aprofundar nos conceitos de Business Intelligence, confira nosso blogpost sobre o assunto.

 


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Sobre Alexandre Souza

empresário com mais de 15 anos liderando equipes de sucesso, eleito pela Revista Venda Mais um dos melhores treinadores de gestão e vendas do Brasil; mentor no SEBRAE; criador do treinamento MMA em Vendas; e professor do MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado e do curso de curta duração em Neurovendas, Negociação e Coaching Comercial do IPOG.

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