Marketing sensorial: saiba como usar para conquistar clientes
  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós Graduação
    • Curta duração
    • Educação corporativa
    • EAD
  • Artigos
    • Tecnologia
    • Educação e Cultura Organizacional
    • Comunicação e Marketing
    • Saúde
    • Direito
    • Desenvolvimento do Potencial Humano
    • Engenharia e Arquitetura
    • Gestão e Negócios
  • Fale Conosco
Home Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing
5 minutos de leitura

Marketing sensorial: saiba como estimular os sentidos para conquistar clientes

Leitura focada

O marketing sensorial é uma estratégia que se encaixa na demanda crescente pelo foco na experiência do consumo. Por meio dos cinco sentidos, lojas e marcas estimulam as sensações para que a visita ao local e a compra sejam marcantes para o cliente.

Essa é uma técnica muito eficiente, especialmente para a decisão de compra e estímulos inconscientes para a recompra. Dessa forma, as empresas precisam entender como aplicar estratégias desse tipo para encantar e reter clientes.

Como a experiência de consumo é um ponto de destaque atualmente, cada vez mais profissionais de marketing estão atentos a esses detalhes para oferecer diferenciais aos clientes.

Neste artigo, você vai entender o que é marketing sensorial e como funciona na prática, com exemplos que podem ser aplicados e os benefícios para as empresas. Ao final, o IPOG também mostra como se qualificar para enfrentar os novos desafios do mercado. Confira!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma segmentação do marketing que propõe uma abordagem criativa e marcante para os clientes de uma marca. Com essa estratégia, as empresas podem estreitar vínculos com os consumidores por meio de estímulos sensoriais, com foco nos cinco sentidos sensoriais: o tato, a audição, o paladar, a visão e o olfato.

As ações de marketing sensorial possibilitam despertar a decisão de compra do cliente, ao aprimorar a experiência de compra e estimular as sensações de bem-estar. Para isso, os recursos sensoriais devem estar alinhados com o público-alvo e com o perfil do negócio.

Como surgiu a técnica do marketing sensorial?

O marketing sensorial surgiu no fim da década de 1990 no Brasil. As primeiras empresas a usar essa estratégia foram as lojas-conceito.

A ideia era reforçar a identidade das marcas junto aos clientes, sem necessariamente focar na venda direta dos produtos. Isso porque as empresas perceberam que o estímulo sensorial seria bom para os resultados dos negócios.

Assim, essas estratégias passaram a ser aplicadas nos pontos de vendas e se adaptaram às necessidades de cada empresa e do público que eles recebem, proporcionando uma experiência única e inovadora ligada aos sentidos.

Por que o marketing sensorial é importante?

O marketing sensorial ganha importância em um cenário em que a competitividade do mercado gera novos desafios para as empresas. Os clientes se mostram cada vez mais exigentes e buscam diferenciais nas organizações para tomar a decisão de compra.

Portanto, investir em estratégias de atração e retenção dos consumidores se torna essencial. Nessa perspectiva, a criação de experiências únicas para os consumidores transforma o consumo em uma atividade mais envolvente.

As marcas podem aproveitar o potencial de criar sensações agradáveis e de positividade do marketing sensorial para impulsionar as vendas de uma forma mais natural. Além disso, as empresas que adotam essa técnica demonstram que conhecem bem os seus clientes e podem ganhar maior reconhecimento da audiência.

Benefícios de adotar essa estratégia

  • Criação de vínculo emocional com os consumidores;
  • Fidelização de clientes;
  • Fortalecimento da imagem da marca; 
  • Criatividade para encantar os clientes;
  • Estímulo à venda dos produtos/serviços de forma mais natural
  • Experiência marcante para os compradores;

Como o marketing sensorial funciona na prática?

Agora que você sabe o que é o marketing sensorial e as vantagens de usar a estratégia em sua atuação profissional, confira alguns exemplos de como essa ideia funciona na prática, de acordo com os cinco sentidos do corpo humano.

Audição

A música pode ter um impacto significativo na experiência de compra dos seus clientes.

Uma pesquisa realizada pela Heartbeats Internacional mostrou que 35% dos clientes ficam mais tempo na loja quando gostam da música, 14% deles compram mais do que planejavam inicialmente e 31% voltam a comprar na sua loja.

Por isso, as empresas podem criar playlists pensando no seu público. Características como gênero, faixa etária e região do país influenciam essa escolha e aproximam os clientes de sua marca por identificarem gostos parecidos.

Além disso, é importante ter atenção ao volume do som para que seja adequado ao ambiente, proporcionando uma experiência agradável durante as compras.

Visão

Quem estuda a psicologia das cores sabe como a escolha da paleta vai além do gosto pessoal do designer ou do dono da loja. É uma seleção que transmite sentimentos e sensações.

Assim, a combinação de cores usada no ambiente da loja ou na página da empresa na internet é essencial para criar uma experiência de compra marcante e ainda influenciar as vendas.

Um exemplo é a comunicação feita pelos fast-food, que usam cores como o vermelho e amarelo, tons que podem estimular a fome e a rapidez – bem eficiente para o nicho.

Tato

O tato é mais um sentido que pode ser usado pelas empresas e ajuda as pessoas a se aproximarem dos produtos.

Um dos exemplos mais comuns são as concessionárias, que podem oferecer test-drive para que o cliente sinta como é entrar no veículo, toque o volante e usufrua do conforto do carro.

Outros segmentos podem focar em diferentes texturas nos produtos e no próprio ambiente da loja para encantar clientes e oferecer diferenciais que outras empresas não exploram. Sair do óbvio é sempre uma boa ideia para testar a preferência do cliente.

Paladar

Comprar presencialmente deve ser uma experiência agradável e prazerosa. Isso porque, hoje, há muita facilidade em comprar on-line, e quando o cliente opta pelo físico é essencial proporcionar uma boa recepção para encantá-lo.

Nesse caso, os estímulos ao paladar podem começar com café, água, lanches e guloseimas para compradores e seus acompanhantes.

A dica vale tanto para lojas quanto para qualquer outro serviço. Na internet, inclusive, enviar mimos personalizados também pode passar uma imagem positiva ao cliente.

Olfato

Sempre tem aquela loja que você passa que tem um cheiro característico, não é? A estratégia é usada por várias marcas para que os consumidores se lembrem sempre de lá ou que se sintam atraídos só de passar perto dela.

Dessa forma, o olfato é mais um sentido que pode ser explorado para associar sensações às marcas e remeter a experiências positivas.

Assim, escolher uma única fragrância para todas as unidades de uma rede, por exemplo, pode ajudar a reforçar a identidade da marca.

Conheça o IPOG

Viu só como o marketing sensorial pode trabalhar em favor de marcas?

Quem se especializa na área tem muito estudo pela frente e uma experiência incrível de poder oferecer bons momentos e lembranças relacionados àquela loja.

Para isso, uma pós-graduação na área é essencial para que você tenha a expertise necessária para desenvolver ações de marketing efetivas para diversos nichos.

O IPOG é uma instituição de ensino com experiência na formação de profissionais com perfis sólidos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e tem MBA, especializações e cursos de curta duração para que você se destaque em sua área.

Confira, a seguir, alguns diferenciais que nos fazem referência no mercado.

Alto índice de satisfação entre os alunos

O IPOG já faz parte do currículo de mais de 100 mil estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração.

A instituição busca o desenvolvimento integral do ser humano, ao contribuir tanto para a evolução pessoal quanto para a ascensão profissional. Uma prova dessa visão é o índice de satisfação de 97,14% entre os alunos.

Corpo docente qualificado

O corpo docente do IPOG é formado por mestres e doutores com vasta experiência em suas áreas de atuação.

Contamos com grandes nomes do mercado para que você aprenda conteúdos teóricos aliados à prática da profissão. Assim, você debate temas atuais e que são realmente encontrados no mercado de trabalho.

Metodologia inovadora

O IPOG também apresenta uma metodologia de ensino inovadora, na qual o aluno é desafiado e incentivado a ir além do óbvio.

Cada módulo é planejado com a responsabilidade de levar ao discente uma sólida abordagem teórica, além de discutir os conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.

Confira os cursos de marketing do IPOG

O IPOG oferece cursos de curta duração, MBAs e especializações nas principais áreas de marketing.

Para aprender sobre marketing sensorial e outras técnicas, conheça mais sobre eles:

  • Neuromarketing aplicado: compra, venda e fidelização de clientes
  • Marketing estratégico
  • Marketing: do clássico ao digital
  • E-commerce, design e redes sociais
  • Gestão e inteligência comercial no Ambiente 4.0.

Visite nossa página de cursos e prepare-se para dar novos rumos à sua carreira.

Gostou deste artigo sobre marketing sensorial? Leia também outros temas em nosso blog:

  • Inteligência Empresarial Orientada a Dados: a nova pós-graduação do IPOG
  • Neuromarketing Aplicado à Compra, Venda e Fidelização de Clientes: novo curso do IPOG
  • Analista de inteligência de mercado: a profissão da alta capacidade analítica

Artigos relacionados

Conheça as principais ferramentas de Business Intelligence Você sabe quais são as principais ferramentas de Business Intelligence? A inteligência de mercado ou Business Intelligence (BI), como ficou conhecida no mundo todo, é uma forma de se entender como comportam os prospects de uma empresa, ou mesmo seus concorren...
Trabalhando com os canais digitais Uma dica valiosa para os profissionais de comunicação é entender que os canais digitais são uma importante ferramenta de trabalho. Um diferencial para quem está nesta área é ter conhecimentos complementares, como conta o especialista em mídias digitais, Freder...
7 Lições de marketing aprendidas com as startups As startups – novos modelos de negócios que buscam um nova forma de resolver um problema no mercado – têm conquistado projeções bilionárias nas últimas décadas. Em seu escopo trazem uma nova forma de se fazer algo já consagrado na sociedade, agregando facilida...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários

Comunicação e Marketing

  • Marketing Digital
  • Graduação
  • IPOG
  • Psicologia
  • Contabilidade
  • Gestão e Negócios
  • Engenharia e Arquitetura
  • Desenvolvimento do Potencial Humano
  • Direito
  • Saúde
  • Comunicação e Marketing
  • Educação e Cultura Organizacional
  • Tecnologia

Artigos mais lidos

  • Comunicação e Marketing

    Saiba como a era das fake news influenciou o jornalismo mundial e descubra como evitá-la

    07 de fevereiro de 2019

  • Marketing Digital

    Por que minha empresa deve estar nas Redes Sociais?

    07 de novembro de 2018

  • Marketing Digital

    Como o NUbank se tornou uma potência da comunicação digital

    30 de janeiro de 2019


  • Sobre
  • Materiais
  • Cursos
  • Fale Conosco
Copyright © 2016 IPOG - Todos os direitos reservados
Política de privacidade | Termos de uso


Utilizamos cookies para permitir que o nosso website funcione corretamente para que seja gerado conteúdos personalizados em redes sociais e anúncios, bem como analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações com os parceiros de redes sociais, de publicidade e de analítica sobre o seu uso do nosso website.

A Política de Privacidade e os Termos de Uso complementam este aviso, além dos direitos dos titulares descritos no Aviso de Privacidade, cujos os dizeres o usuário está de acordo ao navegar por este site.

ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Configurações de cookies

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Abaixo você pode escolher que tipo de cookies você permite neste site. Clique no botão "Salvar e Aceitar" para aplicar sua escolha.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDurationDescription
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Coletam informações sobre como os sites são utilizados pelo usuário, permitindo identificar quais as páginas e links mais acessados, bem como eventuais erros de acesso.
Analítico
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Coletam dados específicos para criação de um perfil de consumo do usuário, que permitem a veiculação de publicidades específicas, de acordo com os gostos e preferências.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Salvar e Aceitar
Powered by CookieYes Logo