Como fidelizar clientes?
< 1 minuto de leitura

Como fidelizar clientes?

Fidelizar clientes

Em uma época de inúmeros produtos e ofertas é possível fidelizar clientes? O que devo fazer para ter clientes fiéis?

Essas são dúvidas recorrentes da atualidade, onde o acesso à informação e o alto nível de exigência protagonizam a disputa por clientes. Para o especialista em Gestão Comercial e coordenador dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado, Edson Teixeira, ter clientes fiéis têm sido o grande desafio das empresas.

Atualmente, nós temos um excedente de ofertantes de tudo aquilo que você procura e, naturalmente, os consumidores se tornam menos fiéis às marcas, aos produtos e aos serviços. É exatamente por isso que o relacionamento pós venda é fundamental para manter o cliente“, explica.

De acordo com o professor, três práticas podem ajudar a garantir a fidelização. Confira!

Experiência positiva

Quando o cliente utiliza seu produto e sua marca, ele cria um registro emocional. Quando você vai escolher entre uma marca e outra, você tende a escolher aquela que você já teve alguma boa experiência. A memória consegue arquivar seu nível emocional.

Inovação

Não basta apenas manter um padrão, é preciso inovar e oferecer algo antes dos concorrentes. Ofereça uma experiência nova para esse cliente que já é usuário. Ele precisa ver novidades que o motivem a continuar com sua marca, seu produto.

Surpreender

Ter espírito empreendedor e criatividade é fundamental.  As empresas precisam estar sempre buscando o que vai surpreender encantar o cliente. Para isso, é preciso criar e gerar sentimentos positivos que o façam sempre lembrar da empresa/marca, o que será convertido em indicações e, claro, novos clientes para fidelização.

Artigos relacionados

Qual o comportamento do cliente? Uma coisa é fato, não um existe um parâmetro que analise o comportamento do cliente de forma generalizada, como um "manual" de como agir. Afinal, é preciso levar em consideração os mais diversos aspectos: culturais, regionais, sociais e econômicos. Mas, também...
5 razões para fazer um MBA em Gestão de Projetos Cada vez mais, empregadores de diversos segmentos têm procurado profissionais competentes em gestão de projetos. Eles buscam profissionais qualificados, com competências como: gestão do tempo, implantação de estratégias, administração eficiente do cronograma d...
#MulheresNoComando: o empreendedorismo como espaço de realização É nítida a força dos movimentos de mulheres que se espalham por todos os setores da sociedade, uns de forma mais tímida, outros com uma atuação mais feroz, mas ambos em prol de um único objetivo: conscientizar a população sobre a importância de as mulheres ocu...

Sobre Edson Teixeira Alvares Junior

Graduado em Administração de Empresas e Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas - Austin/TEXAS - USA. Especialista em Liderança Administração Universitária pela PUC-GO e OUI - Organização Universitária Interamericana e IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M - Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Docente atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia, Gestão de Pessoas e Liderança. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Coordenador e professor dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.