Como fidelizar clientes?
1 minuto de leitura
16 de setembro de 2016

Como fidelizar clientes?

IPOG, Fidelizar clientes

Em uma época de inúmeros produtos e ofertas é possível fidelizar clientes? O que devo fazer para ter clientes fiéis?

Essas são dúvidas recorrentes da atualidade, onde o acesso à informação e o alto nível de exigência protagonizam a disputa por clientes. Para o especialista em Gestão Comercial e professor do IPOG, Edson Teixeira, ter clientes fiéis têm sido o grande desafio das empresas. “Atualmente, nós temos um excedente de ofertantes de tudo aquilo que você procura e, naturalmente, os consumidores se tornam menos fiéis às marcas, aos produtos e aos serviços. É exatamente por isso que o relacionamento pós venda é fundamental para manter o cliente”, explica.

De acordo com o professor, três práticas podem ajudar a garantir a fidelização. Confira!

– Experiência positiva: Quando o cliente utiliza seu produto e sua marca, ele cria um registro emocional. Quando você vai escolher entre uma marca e outra, você tende a escolher aquela que você já teve alguma boa experiência. A memória consegue arquivar seu nível emocional.

– Inovação: Não basta apenas manter um padrão, é preciso inovar e oferecer algo antes dos concorrentes. Ofereça uma experiência nova para esse cliente que já é usuário. Ele precisa ver novidades que o motivem a continuar com sua marca, seu produto.

– Surpreender: Ter espírito empreendedor e criatividade é fundamental.  As empresas precisam estar sempre buscando o que vai surpreender encantar o cliente. Para isso, é preciso criar e gerar sentimentos positivos que o façam sempre lembrar da empresa/marca, o que será convertido em indicações e, claro, novos clientes para fidelização.


Artigos relacionados

#MulheresNoComando: Quando empreender torna-se uma consequência Empreender é um trabalho árduo, requer planejamento, requer investimentos. É preciso conhecer onde se pisa em cada etapa do processo. Mas, e quando apenas o coração e a intuição movem alguém a empreender? Mesmo que esse alguém não entenda nada sobre finanças, ...
O que as ferrovias têm a ver com a economia de um país? Nos últimos 50 anos, as ferrovias brasileiras vem sofrendo com a falta de investimento na construção de novas linhas férreas, em detrimento do desenvolvimento do modal rodoviário, haja vista que poucas obras foram iniciadas pelo governo federal e, dessas pouca...
Aprenda agora como fechar uma venda com cinco perguntas Fechar uma venda nem sempre é algo fácil para muitas pessoas que são iniciantes e até para quem já está nessa área há algum tempo. Isso ocorre porque muitas vezes o cliente fica indeciso sobre o produto, se é o momento certo para invest...

Sobre Edson Teixeira Alvares Junior

Graduado em Administração de Empresas e Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas - Austin/TEXAS - USA. Especialista em Liderança Administração Universitária pela PUC-GO e OUI - Organização Universitária Interamericana e IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano – IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching – Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Na 3M - Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Pesquisa de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como Docente atua na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia, Gestão de Pessoas e Liderança. Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Coordenador e professor dos cursos do IPOG em MBA Marketing e Inteligência Digital, MBA Executivo em Liderança & Gestão Empresarial e MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.

Comentários