Saiba quais os tipos de pós-graduação você pode cursar
7 minutos de leitura
17 de dezembro de 2020

Saiba quais os tipos de pós-graduação você pode cursar

Saiba quais tipos de pós-graduação você pode cursar

A graduação é, sem dúvida, uma das maiores realizações na vida de uma pessoa. Ao concluí-la, o próximo desafio é entender quais tipos de pós-graduação podem ajudar a alavancar sua carreira e, a partir daí, escolher a melhor opção.

Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e isso demanda um esforço maior dos profissionais em busca de diferenciais que lhes forneça melhores oportunidades.

Com uma especialização, você amplia o seu leque de possibilidades, se torna especialista em uma tema, pode atuar de forma segmentada, aumenta o seu valor de mercado e tem mais chances de conseguir aquele cargo com que você sempre sonhou.

Confira neste artigo os principais tipos de pós-graduação e saiba qual é o mais indicado para você.

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é uma formação acadêmica destinada a quem já concluiu um curso de graduação.

Atualmente, existem diferentes tipos de pós-graduação, que variam de acordo com os objetivos do aluno, desde a formação acadêmica para exercício da atividade de professor (ou pesquisador) até o desenvolvimento de competências e habilidades nas mais diferentes áreas de conhecimento para exercício profissional no mercado de trabalho.

No Brasil, os cursos de pós-graduação são:

  • mestrado (que pode ser profissional ou acadêmico)
  • doutorado (idem ao mestrado)
  • especialização
  • aperfeiçoamento
  • MBA

Entenda melhor os tipos de pós-graduação que você pode fazer

Os tipos de pós-graduação geralmente são divididos entre:

  • Cursos lato sensu
  • Cursos stricto sensu

O que é lato sensu?

Latu sensu é uma modalidade de pós-graduação que compreende os cursos de maior carga horária, em média 360 horas, e é direcionada para estudantes que desejam aprofundar sua atuação profissional na área de seu interesse (que não precisa ser necessariamente a mesma da graduação).

Os tipos mais comuns de cursos latu sensu são as especializações ou “pós” e o MBA.

Cursos de especialização ou “pós”

Para ingressar nessa modalidade de ensino superior, é necessário que o aluno tenha completado a graduação e corresponda aos pré-requisitos da instituição onde ele deseja cursar a especialização.

Em geral, as instituições exigem a apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para a concessão dos diplomas.

Cursos de aperfeiçoamento

Ainda na categoria latu sensu, temos os cursos de aperfeiçoamento. Eles têm menor tempo de duração se comparados à especialização: tendem a durar até 180 horas e são complementares à formação original.

Nessa modalidade, não há a necessidade de apresentar um trabalho final para a conclusão do curso. Essa é uma das principais diferenças em relação à especialização.

Cursos MBA

O MBA (Master Business Administration ou Mestre em Administração de Negócios) é um dos tipos de pós-graduação lato sensu. É uma especialidade direcionada especificamente a um segmento do mercado, focada no preparo de executivos na área de Administração de Empresas.

A finalidade desse tipo de curso é aperfeiçoar os conhecimentos de profissionais em cargos de gestão e administração para lidar com negócios em geral.

Confira alguns dos principais tipos de MBA:

MBA executivo

O MBA executivo é um curso voltado para as atividades dos profissionais que já têm experiência de mercado e desejam ampliar seus conhecimentos para a aplicação de novas técnicas para lidar com o cotidiano do mundo dos negócios.

MBE

O Master of Business Economics (MBE) é um curso com a mesma finalidade do modo executivo, porém com o intuito de aprofundar os conhecimentos do aluno na área de finanças.

MBE Engineering

O MBE engineering (Master in Business Engineering) é um tipo de especialização que está voltada para a engenharia e tem o objetivo de ampliar os conhecimentos do aluno a respeito de melhorias nos processos por meio de novas técnicas e conceitos.

MBP

MBP (Master in Business in Petroleum) é o nível de ensino que aumenta a capacitação dos alunos na indústria petrolífera, assim como práticas de preservação do meio ambiente e uma visão ampliada a respeito de áreas como geologia, matrizes energéticas, gestão de resíduos e reciclagem.

Pós-MBA

Por fim, o pós-MBA é uma especialização direcionada àqueles que já têm o MBA.

Sua curta duração e a intensidade de aprendizagem são as principais características dessa especialização, que é feita por muitos gestores em busca de otimização dos serviços que a sua empresa oferece.

O que é stricto sensu?

O stricto sensu é um modelo de ensino direcionado para quem já concluiu a graduação e deseja ampliar seus conhecimentos, a fim de se tornar professor universitário ou pesquisador acadêmico.

Mestrado acadêmico

Entre os tipos de pós-graduação mais comuns, esse é um modelo que requer mais dedicação, pois tem a duração de dois intensos anos de estudos.

O mestrado é dividido em dois períodos. No primeiro, o aluno assiste às disciplinas obrigatórias do curso e passa pela avaliação de qualificação, que é uma banca avaliadora sobre o desenvolvimento do trabalho. Isso ocorre geralmente no primeiro ano.

No segundo período, o aluno realiza o tirocínio docente, disciplina obrigatória para bolsistas, e finaliza a escrita da dissertação, que é o trabalho final do curso, apresentada como requisito para obtenção do grau de mestre.

Após aprovação, o aluno recebe o diploma e está habilitado a lecionar.

Para ingressar no mestrado acadêmico, é necessário ter uma graduação na qual o aluno pode ser bacharel, tecnólogo ou licenciado; além disso, o candidato deve já ter um pré-projeto, que será submetido a uma avaliação no processo seletivo para ingresso no curso.

Além do pré-projeto, o aluno passará por mais algumas etapas de seleção, entre as quais estão: avaliação do currículo acadêmico, prova escrita, exame de língua estrangeira e entrevista com professores do colegiado.

Esse é o tipo de pós responsável pela formação de professores universitários.

Mestrado profissional

Da mesma forma que o mestrado acadêmico, a duração desse curso é de dois anos, e sua finalidade é o aprofundamento do conhecimento profissional em um dado mercado por meio de técnicas específicas para uma atuação de excelência.

O ingresso nesse tipo de pós-graduação, voltado para o mercado profissional, também tem como requisito a conclusão do curso de graduação.

Ao contrário do mestrado acadêmico, ao final do curso, pode ser elaborado um artigo ou uma dissertação. Em casos que envolvam áreas de desenvolvimento tecnológico, o trabalho final pode ser a apresentação de um projeto de inovação.

Doutorado

O doutorado é o tipo de pós-graduação mais complexo, e costuma durar entre dois e quatro anos. No Brasil, o processo seletivo é semelhante ao do mestrado, sendo o grau de mestre um pré-requisito para ingresso nesse curso.

O doutorado tem o objetivo de fornecer ao aluno um conhecimento mais complexo e aprofundado, por meio de estudos e amplas pesquisas, a fim de torná-lo uma autoridade na sua área de atuação.

Para o trabalho de conclusão, é importante que o aluno apresente uma pesquisa totalmente inovadora e inédita, com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso.

O doutorando também passa pelo processo de qualificação antes de apresentar a tese, que é o requisito para obtenção do grau de doutor.

Quais são as modalidades de ensino na especialização? 

Entre os diversos tipos de pós-graduação, ainda existem as modalidades de ensino, confira.

Presencial

Como o próprio nome já diz, as aulas nessa modalidade são ministradas presencialmente. O aluno precisa comparecer para assistir às aulas, fazer as provas e realizar as diversas atividades relacionadas ao curso.

Esse formato é indicado para quem tem tempo livre e deseja aproveitar os espaços físicos da instituição; entretanto, com relação ao conteúdo, de nada difere das outras modalidades.

EaD

Devido à inovação tecnológica, a modalidade de ensino a distância tem se desenvolvido cada vez mais, principalmente por conta da flexibilidade.

Para quem já tem um diploma, fazer uma pós-graduação significa, na maioria das vezes, equilibrar a rotina de trabalho com os estudos; logo, a possibilidade de flexibilizar esse horário é uma boa oportunidade. Além disso, os cursos EaD costumam ter preços mais acessíveis.

Nessa modalidade, todas as interações acontecem online em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Remoto

O MBA remoto é uma modalidade em que as aulas são ministradas por meio de aparato tecnológico, entretanto orientadas pelos mesmos princípios da educação presencial.

Devido às medidas de isolamento social, com o impedimento da realização dos encontros presenciais, as aulas remotas mostraram-se como a melhor alternativa para minimizar os impactos no processo de aprendizagem e preservar a vida de alunos e professores durante esse processo.

Entre as principais vantagens do MBA remoto estão:

  • aulas ao vivo
  • total disponibilidade e suporte do professor
  • conteúdo e material didático personalizado
  • cronograma flexível
  • carga horária concentrada nas aulas

Certificado x diploma: entenda as diferenças 

Ambos os títulos têm muita importância para a carreira profissional, entretanto o que os diferencia são as capacitações concentradas em cada um e a forma de obtenção.

O diploma é um título stricto sensu e concede alternativas, tanto na carreira acadêmica quanto na profissional. Já o certificado é um título lato sensu e, além de agregar ao currículo profissional, dá a possibilidade de especialização na área determinada.

Além disso, os diplomas são muito importantes, não apenas em longo prazo como também para formação inicial do profissional. Já os certificados servem para atestar as suas novas qualificações, a fim de valorizá-lo e torná-lo essencial para o mercado de trabalho.

Outro fator que diferencia as duas modalidades é o grau de exigência para a obtenção, já que o diploma deve ser regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), e o certificado está isento dos órgãos reguladores.

Saia na frente no mercado de trabalho

O profissional que tem uma pós-graduação pode até dobrar o valor do seu salário, afinal o mercado de trabalho tem sido cada vez mais disputado por graduados com as mesmas características profissionais, e isso faz com que muitas empresas busquem aqueles que tenham um diferencial.

Por isso, há vários tipos de pós-graduação e, para cada área do mercado, existe uma com os conhecimentos necessários para que você adquira esses diferenciais.

Se você já tem uma graduação e sente que esta é hora de ir em busca de mais conhecimento e crescimento profissional, invista em uma pós-graduação e saia na frente.

Se você gostou deste artigo sobre os tipos de pós-graduação, confira esses outros títulos em nosso blog:

IPOG Ensino Superior

Na hora de dar o próximo passo rumo ao seu sucesso profissional, escolher uma das melhores instituições de ensino do país faz toda diferença.

O  IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e grande renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.  

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada, e a prova disso é seu índice de satisfação, que chega a 97,14% em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que já existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional com que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações.

Artigos relacionados

Estudar em casa: 6 SUPERDICAS para superar os desafios e melhorar seus resultados Enquanto o mundo segue no combate ao novo coronavírus e seus efeitos, a tendência de estudar em casa, assim como o home office, cresce em número de adeptos. De vestibulandos a estudantes de graduação e pós-graduação, são milhares os que tentam se adaptar a...
Conheça Anne: economista que encontrou no Direito a oportunidade de mudar de carreira aos 41 anos Você já se imaginou jogando tudo para o alto e recomeçando a sua trajetória profissional? Mudar de carreira aos 41 anos de idade? É, pode ser que, para muitos, essa reviravolta não seja tão atraente nesse faixa etária da vida, mas não há porquê tornar isto um ...
Educação Positiva: como utilizar este conceito da Psicologia Você conhece a educação positiva?! Este conjunto de práticas é uma tendência cada vez mais popular quando o assunto é crescimento e desenvolvimento humano. A educação positiva já tem muitos adeptos no Brasil e não são somente os pais que estão entrando ...

Sobre Carlo Guizelini

Graduado em Administração de Empresas pela PUC GO, pós-graduado em Gestão de Marketing no Varejo, pós-graduado em Docência Universitária ambas pela Universidade Salgado de Oliveira. Trabalhou na área comercial do L´oreal Brasil entre 1990 e 1998. Atuou como gestor do curso de Administração, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Turismo e Tecnólogo e Negócios Imobiliários. Em 2009 assumiu a Diretoria Acadêmica da UNIVERSO Campus Goiânia. É professor titular da Universidade Salgado de Oliveira. Professor de pós-graduação do IPOG. Em 2015 assumiu a Diretoria de Graduação e Extensão do IPOG e atualmente é Diretor Acadêmico do Instituto de Pós-Graduação e Graduação - IPOG.

Comentários