Metodologia do ensino superior: o que vem depois da pandemia?
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Educação e Cultura Organizacional
4 minutos de leitura
16 de setembro de 2020

Metodologia do ensino superior: o que vem depois da pandemia?

Metodologia do ensino superior: o que vem depois da pandemia?
Leitura focada

As metodologias do ensino superior sempre foram campo de debate, e, no contexto da pandemia do coronavírus, essa discussão ganha mais uma nuance, já que o mundo após a crise da saúde será diferente em muitos níveis.

Embora alguns países já tenham retomado parte de suas atividades diárias, na prática ainda é muito difícil fazer projeções, seja no âmbito da economia, da saúde ou da educação.

No entanto, na certeza de que essa fase terá uma conclusão, o que ficará de tendência para a metodologia do ensino superior quando chegar o momento de retomar as atividades nos cursos de graduação e Pós-graduação?

Metodologia do ensino superior: como é feita

A metodologia do ensino superior se refere ao conjunto de técnicas, métodos e recursos utilizado pelos docentes para viabilizar o processo de aprendizagem em cursos de graduação e pós-graduação. 

Todos os meios e as estratégias de ensino que os professores utilizam para apresentar conteúdos e avaliar estudantes integram esse conjunto.

Diferentes linhas pedagógicas engendram metodologias distintas ou mescladas. Na prática, uma linha mais tradicional, pouco progressista e ultracentrada no professor ainda tem espaço em instituições de ensino nacionais por ter fácil aplicação.

No entanto, com os avanços da tecnologia para a educação e as constantes pesquisas na área de didática e na formação de professores, a expectativa é de que metodologias ativas ganhem maior espaço nas salas de aula nacionais, trazendo o foco para o aluno.

No cenário atual, as metodologias do ensino superior encaram o desafio da política de distanciamento social. Assim, em instituições nas quais houve adoção de medidas para driblar a crise, aulas remotas e aulas de EAD, com seus recursos digitais, dão o tom do que está por vir.

No entanto, isso não é tudo. As metodologias caminham para uma personalização e para uma conexão com a sociedade e seus complexos desafios. Não cabe mais conteúdo descontextualizado, pouco dinâmico e sem o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas mais amplas.

Confira

Top 3 metodologias ativas para o ensino superiorComo funciona?
Problem-Based Learning (PBL)Na aprendizagem baseada em problema, os alunos buscam identificar causas do cenário apresentado e reunir informações e hipóteses para criar estratégias de solução para um problema teórico.
Project-Based Learning (PBL)Na aprendizagem baseada em projeto, o objetivo é analisar um cenário proposto e, colaborativamente, entregar um produto final, o resultado do projeto.
Team-Based Learning (TBL)Na aprendizagem baseada em times, o objetivo é a construção de conhecimento dentro do contexto de grupo, no qual cada parte tem responsabilidades e precisa compartilhar ideias.
As metodologias ativas podem ser combinadas. São todas pautadas em colaboração, e os professores atuam como mediadores.

O EAD como uma tendência

Esta modalidade de ensino já estava em crescimento no Brasil antes da pandemia. O último censo da Associação Brasileira de Ensino a Distância – Abed (2018-2019) registrou 1,5 milhão de estudantes distribuídos em cursos superiores de estudo a distância. 

Há constante investimento para modernizar esse segmento, especialmente por parte das instituições privadas. Além disso, a flexibilidade de estudar na hora e no local mais convenientes e a autonomia na aprendizagem são atrativos.

Leia também: Qual a relação entre empregabilidade e Metodologia Ativa?

Não surpreende que as unidades de ensino que melhor fizeram a transição nesse momento são aquelas que já tinham experiência com EAD e com o uso eficaz de tecnologias educacionais. 

Essas instituições normalmente adotam metodologias do ensino superior mais ativas, portanto mais engajadoras e com experiências de aprendizagem mais significativas em cenários diversos.

Ao que tudo indica, o retorno ao modelo presencial não poderá ser efetivado integralmente durante um certo tempo. Assim, há expectativa de que soluções de ensino a distância sejam organizadas e gradativamente implementadas.

Já o sistema de aulas remotas, uma transferência do ensino presencial, pode ser desestimulante em longo prazo se não houver exploração dos recursos para além da sala de aula e maior implicação do estudante no processo de construção do conhecimento.

E não são apenas as instituições nacionais que têm ampliado a oferta de cursos na modalidade a distância. Harvard, Yale e muitas outras universidades estrangeiras também estão com um amplo catálogo de formações on-line, com certificado mediante pagamento.

É possível se aprofundar em business, marketing, literatura, idiomas e muito mais sem sair casa.

A pós-graduação como investimento seguro

Atentas aos movimentos da metodologia do ensino superior, a expectativa é que mais pessoas vejam a pós-graduação como um investimento seguro diante das incertezas trazidas com a COVID-19.

O último levantamento sobre os cursos de especialização no Brasil, realizado pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior),  revelou um aumento de 74% no número de estudantes desde 2016. 

A maior parte dos estudantes está na rede privada (88%). Além disso, de 2016 a 2018, a modalidade ensino a distância registrou um crescimento de 125% na quantidade de alunos. Com a quarentena e a oferta ampla de EAD, esse número deve crescer.

Confira também: 6 passos que vão te levar direto ao sucesso profissional

É na pós-graduação que a criação cultural, o desenvolvimento do pensamento crítico e o aperfeiçoamento profissional contínuo precisam ser ampliados. E isso só é possível com metodologias de ensino que empoderem ao máximo o aluno.

Além disso, diante do cenário de crise econômica e de empregabilidade, MBAs e especializações são cursos que proporcionam formação robusta voltada também para o mercado de trabalho. Quem deseja alavancar a carreira ou mesmo fazer uma transição só tem a ganhar buscando capacitação.

No entanto, antes de tomar decisões, vale pesquisar sobre as metodologias para o ensino superior nas instituições. Afinal, o desempenho e os resultados da formação são impactados por esse fator.

Se você está buscando unidades de ensino pensando no futuro, fale conosco para saber o que o IPOG proporciona aos seus estudantes.

Gostou do conteúdo sobre metodologia do ensino superior? Confira outros artigos do blog do IPOG:

  • Diplomas não certificados pelo MEC: quanto vale um sonho?
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Saiba mais sobre o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, o IPOG fará total diferença no seu currículo. Temos em nosso quadro de docentes excelentes professores de renome no mercado.

A proposta do IPOG é de um ensino humanizado. Priorizamos estimular o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno e otimizar o seu plano de carreira.

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