Cursos de Pós-graduação: o que estará em alta em 2020
5 minutos de leitura

Cursos de Pós-graduação: o que estará em alta em 2023

Cursos de pós-graduação

Procurando cursos de pós-graduação para impulsionar a sua carreira em 2023? Antes, é preciso pesquisar o que estará em alta nos próximos anos e o que o mercado espera do profissional.

Com o mercado de trabalho bastante restrito, por conta da volatilidade econômica, mais e mais pessoas têm buscado investir na qualificação profissional para ter vantagem competitiva nos processos seletivos.

Dessa forma, os cursos de pós-graduação representam um diferencial e um investimento que traz melhorias em produtividade e remuneração. Além disso, é o caminho perfeito para quem deseja mudar de carreira e buscar oportunidades melhores de atuação. Se você está de olho na possibilidade de fazer um curso de Pós-graduação, mas ainda não se decidiu, confira a lista de áreas de atuação em alta para ser estratégico na hora de escolher.

O que é um curso de especialização? 

Um curso de especialização é uma pós-graduação em formato lato sensu, que tem por finalidade capacitar o profissional já graduado com formação teórico-prática aprofundada em uma área de conhecimento.

Ao longo de uma especialização, o estudante adquire habilidades técnicas sólidas relacionadas a determinado tema ou segmento. 

Normalmente, os cursos de pós-graduação nessa linha têm uma grade curricular que abrange diversas disciplinas e eixos da área selecionada.

O MBA, cuja sigla significa Master in Business Administration, trata-se de uma modalidade de pós-graduação, porém com um foco em Gestão e Negócios.

Dessa forma, quem deseja uma visão aprofundada do mundo corporativo encontra no MBA a melhor opção para a formação.

Por que fazer cursos de Pós-graduação? 

Foi-se o tempo em que os cursos de pós-graduação eram exclusividade de quem tinha interesse em carreira acadêmica tradicional. 

Agora, as empresas não só valorizam os profissionais que trazem esses cursos no seu currículo, como o processo de recrutamento muitas vezes exige uma especialização. Essa medida ajuda a filtrar os candidatos e garante mais assertividade e qualidade na contratação.

Dessa forma, o curso de especialização é a oportunidade de se aprofundar em uma área do seu interesse, agregando em conhecimento e solidez para sua formação.

Além disso, esses cursos aumentam as chances de ser promovido, graças à capacitação mais técnica e à visão global que se adquire em eixos temáticos diversos de uma área. 

Nesse cenário, também é importante considerar que algumas empresas remuneram seus colaboradores em função da qualificação profissional. Assim, uma especialização pode garantir aquele extra no salário.

Ademais, a pós-graduação permitem a você:

  • descobrir novas áreas de interesse;
  • ficar por dentro das atualidades do mercado que você atua ou deseja atuar;
  • potencializar o seu currículo;
  • maximizar seu networking;
  • trazer as ferramentas de que precisa para alcançar o cargo dos sonhos ou mesmo empreender.

Curso de especialização remoto: uma facilidade a seu favor

A modalidade de ensino a distância se desenvolveu de forma plena, antenada à demanda por profissionais qualificados para o mundo contemporâneo.

As vantagens dos cursos de pós-graduação nessa modalidade são diversas, sobretudo com relação à flexibilidade e chance de equilibrar a vida acadêmica e profissional. 

Além disso, é possível estudar com uma agenda mais flexível e adequada para a sua jornada pessoal, otimizar custos e ter acesso a cursos disponíveis em outros estados.

Dessa forma, basta escolher uma instituição de ensino de referência para ter acesso ao melhor curso de especialização on-line do mercado.

Cursos de pós-graduação

7 cursos que estarão em alta em 2023

A criação dos cursos de especialização e MBA permitiu a exploração de vários segmentos que atendem diretamente à demanda mercadológica atual. 

Assim, o perfil do profissional atual precisa reunir uma série de características pessoais, como comprometimento, inteligência emocional, ética e outras soft skills, mas são as habilidades e as competências os fatores determinantes para encantar as empresas.

Conheça os cursos de pós-graduação que vão ajudar você a alavancar sua carreira profissional e estão em alta no mercado.

MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial

As funções de liderança no mundo corporativo atual se deparam com novos desafios, já que nas últimas décadas a sociedade sofreu profundas transformações.

Novos mercados, novas profissões, novas dinâmicas de relações no trabalho e novas práticas de gestão criaram um cenário em que líderes precisam das melhores ferramentas para alinhar a equipe às estratégias da organização, cultivando uma cultura organizacional saudável e desenvolvendo uma visão sistêmica da empresa e de seus processos e recursos.

Com uma graduação em qualquer área de formação, optar por um curso dessa natureza é se pôr na rota da alta performance de que o mercado de trabalho tanto fala hoje em dia.

MBA Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas

Atuar no mundo dos negócios pede cada vez mais assertividade e estratégia, mesmo em áreas mais tradicionais como controladoria e finanças.

Das microempresas às grandes corporações, há necessidade de planejamento baseado em dados, otimizar a gestão e ter governança real dos recursos e projetos, para que o conjunto resulte em maior faturamento para o negócio.

Nesse curso de pós-graduação são estudados tópicos diversos em gestão e controladoria (projetos, capital de giro, ferramentas). Ademais, há módulos focados em planejamento, em contabilidade e em modelos de negócios.

Neuromarketing Aplicado: Compra, Venda e Fidelização de Clientes

É uma novidade do IPOG. O curso é projetado para abrir mentalidades, expandir conhecimentos e provocar o pensamento dos participantes. São abordadas áreas que tornam o conhecimento de marketing ainda mais rico, como: neurociência do consumo, neuroeconomia e neuromarketing, com especial ênfase ao ambiente digital, a plataformas e tecnologias de biometria e neurociência.

Especialistas nessa área ganham muito em competitividade por ser um curso com projeto exclusivo e inovador.

Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado

O ambiente 4.0, ou seja, um mercado que é atravessado por tecnologias para automação, Big Data, orientação por dados, Internet das Coisas e computação em nuvem, é uma lógica em pleno desenvolvimento em escala global.

A área comercial, portanto de vendas, é fortemente impactada nesse sentido, já que, se não há inteligência de mercado, não há compreensão das novas jornadas dos consumidores ou dos obstáculos nos processos; logo, as oportunidades de negócio são perdidas.

É por essa razão que esse curso é importante para quem deseja se capacitar e crescer, sendo reconhecido pela eficiência e pelo conhecimento especializado.

E tem mais! Este curso do IPOG foi recentemente reformulado com uma nova roupagem, novos professores e módulos para acompanhar as transformações e  desafios mais atuais do mundo dos negócios.

Inteligência Empresarial Orientada a Dados

A pós-graduação em Inteligência Empresarial orientada a Dados vem ao encontro de demandas gerenciais de forma inovadora e alinhado com as boas práticas do mercado. 

O curso une conhecimentos de tecnologias e processos tecnicamente viáveis para quaisquer modelos de negócio e profissionalmente desejáveis para atuar em seus contextos de forma proativa e equilibrada.

Dessa forma, a formação potencializa a autonomia do gestor na obtenção de insights e ter uma organização mais resiliente. 

LL.M em Direito Tributário e Empresarial

O LLM é uma sigla em inglês para Latin Legum Magister e também pode ser chamado de Master of Laws. É um curso exclusivo para graduados em Direito e que oferece ao jurista uma visão ampliada sobre a área, a fim de atuar de forma mais globalizada.

O LLM em Direito aparece como um diferencial entre todas as outras modalidades de pós-graduação. Isso porque é o único voltado a uma área específica, oferecendo um viés mais prático da área jurídica. 

Assim, o estudante ingressa em um curso que oferece as expertises para agir rapidamente diante das situações concretas enfrentadas no meio jurídico e na construção de defesas, processos e outros detalhes importantes do dia a dia da profissão.

Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais

A nova pós-graduação do IPOG oferece ao estudante a possibilidade de obter conhecimento amplo e detalhado sobre as melhores práticas de concepção de projetos dessa área, além dos respectivos dimensionamentos.

A especialização é voltada para o atendimento de requisitos de qualidade e desempenho das edificações. Além do mais, o estudante desenvolve habilidades técnicas e gerenciais para projetos com excelente capacidade de execução e de economia para a obra.

Invista em sua carreira com os cursos de pós-graduação do IPOG

Ter uma pós-graduação não faz você ser contratado ou promovido da noite para o dia, mas, se tudo for bem planejado, se você tiver rigor e empenho, o caminho rumo ao sucesso é mais bem estruturado e a recompensa vem.

E então? Um curso de pós-graduação é a sua próxima parada rumo ao cargo dos sonhos?

Conheça mais cursos do IPOG e faça seu planejamento.

Gostou deste artigo? Confira outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Porque você deve começar a usar o Storytelling na Sala de Aula Você sabia que o Storytelling na sala de aula pode ser uma importante ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem? A arte de contar histórias pode ser uma importante ferramenta para quem precisa conquistar algum público e alcançar resultados (venda...
O que uma contadora foi buscar em uma Formação em Docência? Não, Auxiliadora nunca deu aulas, nem sequer teve o papel de professora em alguma disciplina do curso de Contabilidade, sua área de atuação. Mesmo assim, se interessou e se matriculou na Formação Prática em Docência Superior do IPOG, um curso de curta duração....
Qual faculdade fazer? 5 dicas para escolher a melhor graduação para você Por incrível que pareça, mesmo com o vasto acesso a informação que temos hoje em dia, ainda é comum que muitos jovens cheguem ao final do ensino médio indecisos sobre qual faculdade fazer e profissão seguir. No início desse processo de escolha, geralmente são...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br