Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais: estude no IPOG
6 minutos de leitura

Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais: conheça o novo curso do IPOG

O mercado para profissionais de engenharia está cada vez mais concorrido. Isso porque o grande número de graduados tem aumentado, mas muitos não encontram as melhores oportunidades de trabalho por não ter formações complementares e atender às exigências do mercado.

Por isso, estudar e se manter atualizado é a melhor opção para se diferenciar e ainda aumenta as opções de atuação e garante melhor rentabilidade.

Então, quem busca uma especialização que apresente valor para o mercado de trabalho vai se interessar no novo curso do IPOG: MBA Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais.

A seguir, entenda por que vale a pena se capacitar para atuar nessa área, as oportunidades de quem se especializa e as vantagens de escolher o IPOG para impulsionar o seu currículo.

Como está o mercado de engenharia para obras industriais e especiais?

O setor de construção de obras industriais e especiais se estabelece como uma área de destaque dentro do campo da engenharia. Confira alguns dados que explicam esse cenário.

Além do mais, é possível pontuar que há uma tendência de aumento de investimentos em obras de infraestrutura pelo setor privado e na área de commodities, conforme estudos da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Sendo assim, o Brasil é considerado a nova fronteira das obras industriais, devido ao potencial ainda a ser explorado. Então, ainda há mercado para quintuplicar a área industrial nacional, como apontam especialistas internacionais da Bloomberg e Deloitte.

É preciso se manter atualizado às novidades

De acordo com o professor Sérgio Botassi, coordenador da nova pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais, o segmento de obras industriais tem um grande potencial de crescimento.

Deste modo, quem se prepara e se especializa para enfrentar os desafios do mercado de construção tem uma noção melhor de como aproveitar as oportunidades do setor e se apresenta como um profissional diferenciado.

Nesse caso, o novo curso do IPOG oferece a preparação adequada, considerando o cenário atual do mercado de construção civil, agora focado nas oportunidades em obras industriais e especiais.

Quais são os diferenciais competitivos de quem domina as técnicas de obras industriais e especiais?

As construções industriais demandam maior personalização do que projetos residenciais, visto que as empresas podem ter necessidades distintas de acordo com o ramo de atuação. Sendo assim, o profissional precisa ter a melhor preparação para atender a essas características específicas.

Outro fator em relação às obras industriais é a preocupação com a possibilidade de mudanças futuras, como o crescimento da empresa. Esse é um dos pontos que pode influenciar a necessidade de expansão das atividades e, consequentemente, as mudanças no espaço físico.

Portanto, o profissional da área deve ter os conhecimentos necessários para fazer adaptações e oferecer maior flexibilidade em todo o processo.

Ou seja, o profissional que faz um curso de pós-graduação na área de obras industriais e especiais se prepara para demandas cada vez mais urgentes do mercado, como a economia das edificações.

Profissionais mais completos

O professor Sergio Botassi esclarece que o estudante ganha uma formação mais integral:

“O estudante adquire competências em vários tipos de obras especiais e elementos da construção industrial, as quais normalmente demandam mais de um profissional. Assim, ele se torna mais completo do que a maioria dos profissionais do segmento. Além de melhorias salariais, ele tem experiência condensada em termos de conhecimento e práticas profissionais a partir dos docentes que são consultores da área”, justifica o coordenador do novo curso de Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG

Conhecimento atrativo para o mercado

No entanto, a formação não é interessante apenas para o estudante, mas também para as empresas que contratam profissionais que entendem as necessidades do mercado e sabem inovar com novos processos e maior flexibilidade.

Sendo assim, a formação agrega valor aos trabalhos desenvolvidos pelo egresso, já que ele aprenderá boas práticas e normas técnicas, a fim de garantir durabilidade das obras, mas sem se esquecer de manter a economia nas soluções.

Quais são as oportunidades que se abrem ao especialista em obras industriais e especiais?

O curso é indicado para engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, arquitetos e áreas correlatas, assim como interessados em ampliar o campo de conhecimento sobre projetos e construção de obras industriais e especiais.

Contudo, a formação também é recomendada a empreendedores, gestores e coordenadores que desejam aliar a sua competência técnica com a gerencial, em empreendimentos industriais e obras especiais, com enfoque na otimização de seus processos.

Quem se especializa nesse segmento pode usufruir de um salário mais competitivo. Afinal, a área envolve um nível de responsabilidade maior, bem como as obras são de maior magnitude. Assim, o profissional tem oportunidade de ser mais valorizado e obter ganhos 30% maiores do que o salário médio de profissionais da construção civil.

Conheça o novo curso de Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG

A nova pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG oferece ao estudante a possibilidade de obter conhecimento amplo e detalhado sobre as melhores práticas de concepção de projetos dessa área, além dos respectivos dimensionamentos.

A especialização é voltada para o atendimento de requisitos de qualidade e desempenho das edificações. Além do mais, o estudante desenvolve habilidades técnicas e gerenciais para projetos com excelente capacidade de execução e de economia para a obra.

Com duração de 12 meses, o curso ainda incentiva a aplicação de instruções normativas que regulam o setor (ABNT, ISO etc.) e o debate sobre o uso de modernos recursos e técnicas para a construção civil.

Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line e ao vivo. Também são 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem para fixar ainda mais os conhecimentos ensinados.

Grade curricular

  • Projeto de Galpão em Estrutura Metálica e Detalhes Executivos;
  • Projeto de Galpão em Estrutura Pré-moldada e Detalhes Executivos;
  • Projeto e Detalhamento de Piso Industrial e Construção da Superestrutura;
  • Sistemas de Vedações e Isolamento Térmico Industriais;
  • Projeto Hidráulico de Barragem de Reservatório;
  • Projeto Estrutural de Barragem de Concreto;
  • Projeto Estrutural de Barragem de Solo;
  • Boas Práticas Construtivas e Estudos em Grandes Concretagens;
  • Projeto de Pontes de Concreto Protendido;
  • Projeto de Pavimento Rígido Aplicado a Tráfego Pesado;
  • Projeto de Sistemas de Drenagem Pluvial Industrial;
  • Gestão da Qualidade em Obras Industriais.

Diferenciais do curso

Essa é a primeira e única pós-graduação do mercado a tratar de obras industriais e especiais em um único curso, com enfoque direcionado para projeto e execução de indústrias, barragens, pontes e pavimentação.

Sendo assim, a pós-graduação oferece uma visão sistêmica e estratégica da obra, a fim de que o especialista esteja focado na racionalização de processos e no desempenho ao longo da vida útil.

O curso também é voltado para o campo prático e profissionalizante, estando alinhado com regulamentações normativas e apresenta vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados. Dessa forma, não há preocupação em se aprofundar em temas teóricos e acadêmicos.

Outra vantagem importante é que o IPOG é uma instituição reconhecida pelo conselho de classe (Crea-GO). Além disso, a pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais está em processo de registro no Crea.

Corpo docente qualificado

Os professores que integram o corpo docente do curso são especialistas no mercado de projetos e execução de obras industriais e especiais de infraestrutura, incluindo pontes, barragens e pavimentação.

São mestres e doutores com grande experiência acadêmica, com diferencial de atuação de sucesso nas respectivas áreas. Ou seja, existe uma visão sistêmica e real do mercado, dos obstáculos e de como enfrentá-los.

Metodologia inovadora com o selo IPOG de qualidade

A metodologia inovadora do IPOG conta com atividades práticas aplicadas usando o modelo de sala de aula invertida. O estudo do conteúdo é organizado pelo professor, com a realização de atividades preparatórias e de ancoragem que envolvem cases e aplicação de ferramentas, potencializando a aprendizagem durante as aulas ao vivo.

Tudo isso vem para oferecer maior autonomia ao estudante e um método que possibilite maior retenção dos módulos e do conhecimento adquirido.

Construa uma carreira de sucesso com o IPOG

Dê um salto em sua carreira profissional com a primeira pós-graduação do mercado a tratar de obras industriais e especiais em um único curso.

A pós-graduação em Projeto e Construção de Obras Industriais e Especiais do IPOG vai atender às necessidades do mercado, possibilitando atuação em áreas em potencial crescimento.

Conheça nosso curso e esteja preparado para assumir cargos mais elevados, maiores responsabilidades e salários e se desenvolver entre os melhores da construção civil.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros artigos em nosso blog:

Case de sucesso: conheça os diferenciais da graduação em Engenharia Civil no IPOG

Artigos relacionados

Entenda porque o Design de Interiores não é mais o mesmo Fazer um projeto é um desafio. É preciso unir criatividade, estética, funcionalidade e é claro, sempre lembrando de humanizar o ambiente. Por isso é que o Design de Interiores tem sido uma área muito visada ultimamente. E assim como a sociedade passa por uma ...
Engenharia Elétrica segue na contramão da crise. Saiba o porquê Enquanto outras áreas experimentam a amargura da crise, a Engenharia Elétrica parece não sentir os efeitos dos tempos de recessão econômica. Muitas pessoas não sabem, mas o engenheiro elétrico pode atuar como projetista, executor de soluções para redução de co...
Tecnologia no agronegócio: tendências que levam assertividade para o setor agrícola A tecnologia faz parte da rotina de processos produtivos de diversas áreas econômicas e no setor agrícola não é diferente. Ao longo dos anos, o campo passou a ser beneficiado com o uso da tecnologia no agronegócio. A realidade brasileira, na qual o agroneg...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br