Projeto elétrico predial: como o MBA ajuda a fazer uma gestão estratégica
4 minutos de leitura

Projeto elétrico predial: como um MBA ajuda a fazer uma gestão estratégica

Entre uma das partes fundamentais para a elaboração de um edifício, está a elétrica. Não é para menos, ela é a responsável pelo fornecimento correto da energia e pela segurança de todos os envolvidos, por isso, questões como o projeto elétrico predial são tão importantes.

O que poucos sabem é que existem profissionais qualificados para elaborar esse tipo de projeto e, também, para administrar a sua execução.

Neste artigo, o IPOG mostra o que é o projeto elétrico predial, como elaborar o seu e quais são as qualificações necessárias para exercer esse trabalho. Ao final, você conhece qual o melhor curso para prepará-lo para os desafios do setor. Confira!

O que é um projeto elétrico predial?

Quando pensamos na palavra projeto, geralmente, associamos ao conjunto de tarefas para chegar a um objetivo. Isso não é muito diferente da concepção do projeto elétrico. Ele consiste em um plano para as instalações elétricas prediais em um empreendimento.

Para isso, além da coleta de informações sobre as principais características do local, ele precisa ser executado por profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros.

Como elaborar um projeto elétrico predial?

Alguns procedimentos devem ser considerados na hora de elaborar o projeto de instalações elétricas: o tamanho do local, o alcance da corrente elétrica e quantos apartamentos ou salas receberão a energia são alguns deles.

Por conta disso, é comum que o projeto elétrico predial seja elaborado com os seguintes passos:

  1. Determinar, calcular e localizar os pontos de utilização.
  2. Mensurar e definir quais serão os condutores e cabos, além dos locais instalados.
  3. Avaliar e definir os dispositivos de segurança, de comando e medição de energia elétrica.

Quais são as partes de um projeto elétrico predial?

Como é preciso realizar uma série de cálculos e, também, avaliações do local, o projeto elétrico, geralmente, é dividido em quatro partes: estudo preliminar, anteprojeto, projeto básico e executivo.

Confira detalhes sobre cada etapa.

Estudo preliminar

É a fase em que se estuda as principais características do local, verificando o que será preciso para a execução do projeto.

Anteprojeto

Com os primeiros resultados da avaliação, é possível criar um esboço preliminar para se ter uma ideia de como ficará o projeto. É uma fase importante para realizar as alterações.

Projeto básico

Nessa fase, um protótipo básico do projeto é elaborado com os dados do estudo preliminar e com o que foi tirado do anteprojeto. É fundamental que ele atenda aos princípios técnicos e de segurança.

Projeto executivo

Esse é o projeto na sua versão final, isto é, é o plano completo para a realização do empreendimento. Por causa disso, deve ser bastante detalhado, com informações sobre custos, quais métodos serão utilizados, prazos, além de quais ferramentas e equipamentos serão escolhidos.

Ele geralmente contém um memorial descritivo de cálculo e notas de Responsabilidade Técnica transmitido junto ao Crea.

Como fazer a gestão estratégica de instalações prediais?

Quando se trata da gestão de um projeto elétrico, os profissionais necessitam, primeiramente, de uma avaliação das necessidades do local. Depois, com essas informações, desenvolve-se o planejamento estratégico que deve determinar as metas e as prioridades.

Então, começa o gerenciamento dos materiais, isto é, da infraestrutura, dos equipamentos e das tecnologias necessárias, seguido da gestão dos serviços, como o contrato dos fornecedores, manutenções, ações de segurança, entre outros. Por fim, o monitoramento para avaliar o desempenho das instalações prediais.

Qual é a importância da pós-graduação na área?

Para quem pretende trabalhar na área, a pós-graduação é um grande diferencial, visto que garante o título de especialização e, também, oferece materiais e networking para o profissional, expondo-o a diversas situações comuns da área, além de apresentar as soluções necessárias.

Diferenciais do especialista em projeto elétrico predial

O especialista em projeto elétrico predial se destaca pela expertise em projetar sistemas elétricos eficientes e seguros para edificações. Com conhecimento aprofundado das normas técnicas e regulamentações, esse profissional é capaz de otimizar o consumo de energia, garantir a funcionalidade dos circuitos e promover a segurança dos usuários. 

Assim, a habilidade deste profissional é analisar demandas específicas e propor soluções personalizadas, fazendo dele um elemento fundamental na construção de ambientes elétricos eficientes e confiáveis.

Oportunidades de atuação do especialista em projeto elétrico predial

O profissional especializado pode trabalhar em escritórios de engenharia, empresas de construção civil, consultorias, órgãos públicos e até mesmo empreender seu próprio negócio. 

A demanda pelo engenheiro em projeto elétrico predial é constante, visto que novas construções, reformas e atualizações de sistemas elétricos são necessárias em diferentes contextos, como residencial, comercial e industrial.

Conheça o MBA em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos

O MBA em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos do IPOG é voltado para profissionais que buscam posições de gestão. Sendo assim, ele terá contato com os principais processos da área, sendo capaz de entender as etapas de desenvolvimento dos projetos, da instalação e da gestão dos sistemas.

Além disso, terá conhecimento das estratégias para aplicar métodos de eficiência energética.

Os módulos são elaborados com foco na gestão estratégica dos projetos elétricos também para que o profissional seja capaz de diagnosticar e determinar a recuperação desse tipo de sistema.

Módulos do curso

  • Fundamentos da Gestão Estratégica em Projetos Elétricos
  • Diagnóstico e Estratégias para Recuperação de Sistemas Elétricos
  • Manutenção Elétrica e Gestão de Ativos
  • Projeto e Execução de Instalações Elétricas Industriais
  • Aterramento de Sistemas Elétricos
  • Máquinas Elétricas: Motores, Geradores e Transformadores
  • Engenharia de Iluminação
  • Fontes de Energia Elétrica: Energia Solar e Eólica
  • Proteção e Automação de Sistemas Elétricos
  • Qualidade da Energia Elétrica
  • Proteção contra Descargas Atmosféricas – PDA
  • Modelagem e Simulação de Sistemas Elétricos

Professores altamente qualificados

Os professores são mestres e doutores que conhecem o mercado de trabalho e podem mostrar aos alunos como é realmente a rotina dessa profissão.

Entre alguns nomes, estão:

  • Vilson Luiz Coelho
  • Alam Silva Menezes
  • Alexandre Barbosa Teixeira
  • Daniel Vieira
  • Jayme Paiva Fernandes

Foco na prática e nos estudos de casos

O IPOG é conhecido por ter uma metodologia focada na prática, o aluno aprenderá como lidar com situações reais, incluindo estudos de caso.

Aulas on-line e ao vivo

A instituição oferece a possibilidade de aulas remotas, por isso, o aluno pode realizá-las de qualquer lugar, contanto que tenha internet. As aulas acontecem em tempo real, o que dá a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com professores.

Desenvolva habilidades estratégicas com o IPOG

Sendo um dos primeiros MBA do Brasil com um módulo sobre proteção e automação elétrica, o aluno estará mais do que preparado para lidar com as diferentes situações do dia a dia, tanto da elaboração de projetos elétricos predial quanto da instalação dos sistemas.

Quer se especializar? Conheça o MBA em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos.

Artigos relacionados

Engenharia Rodoviária: saiba mais sobre a profissão e as oportunidades de atuação A pós-graduação em Engenharia Rodoviária está aquecida e, com a onda de exportação das commodities em alta, a tendência é que mais vagas surjam deste ano em diante. Dessa forma, quem procura um novo curso ou área de especialização pode aproveitar o boom da ár...
Aprenda a dobrar os lucros em Engenharia usando o BIM O BIM representa mais um dos investimentos para melhoria dos processos da construção civil, principalmente quando o assunto é uma visão mais clara da estrutura do empreendimento, do uso de materiais e dos custos. No entanto, apesar de ser um sistema com al...
Conheça 4 cargos que estão em alta na Engenharia Recentemente, uma reportagem publicada no site da Revista Exame abordou a reação no mercado da Engenharia. A base para a produção do conteúdo foi um novo estudo de tendências e salários no Brasil elaborado pela consultoria de recrutamento HAYS. Segundo o rela...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br