Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos: conheça o MBA IPOG
4 minutos de leitura
26 de agosto de 2021

Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos: conheça o MBA remoto do IPOG

Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos: conheça o MBA IPOG

A área de sistemas elétricos sempre foi promissora não apenas por se tratar de algo essencial para sociedade, mas porque as possibilidades de atuação profissional são variadas.

No entanto, como em muitos setores, falta mão de obra qualificada, especialmente no campo de gerenciamento, para explorar com expertise as oportunidades. Além disso, as constantes mudanças nessa área têm levado a uma busca por aprimoramento em gestão e engenharia de Sistemas Elétricos.

Hoje, há uma série de iniciativas públicas e privadas em curso: o setor acaba de ganhar dois planejamentos importantes pela EPE, o Plano Nacional de Energia 2050 e o Plano Decenal de Expansão de Energia 2030, e muita movimentação é esperada nessa área. 

Diante das expectativas de novidades no setor de engenharia elétrica, notadamente na geração de energia, aprimorar o conhecimento em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos é uma aposta de olho no futuro.

Neste artigo, descubra por que a pós-graduação do IPOG nesse campo é um investimento que pode fazer diferença na sua carreira. Boa leitura!

O mercado de trabalho em engenharia elétrica pressiona por eficiência

Os sistemas elétricos de usinas e redes de distribuição, a cogeração de energia, a área de comercialização e as demandas por sustentabilidade são alguns dos eixos centrais no mercado de trabalho atual.

Uma das grandes tendências dos últimos anos é o estímulo crescente à produção e ao uso de fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar. Além disso, o setor elétrico tem necessitado de revisão e melhorias nas práticas de planejamento, fiscalização e operação.

Vale mencionar ainda a constante busca das empresas por eficiência energética, o campo da engenharia de iluminação e os impactos das mudanças tecnológicas no segmento como um todo.

Todo esse cenário, embora traduza um mercado aquecido, engloba complexidade e desafios constantes, inclusive em uma escala global, que pressionam o Brasil a se aperfeiçoar.

Assim, é unânime que há necessidade de engenheiros com muito domínio técnico-tecnológico e capazes de pensar estrategicamente para gerar resultados de qualidade. Fica claro, portanto, que se especializar em gestão e engenharia de sistemas elétricos é um caminho para se preparar e se destacar nesse contexto.

Vantagens de cursar uma pós-graduação em sistemas elétricos

Conheça a pós-graduação em Gestão e Engenharia e Sistemas Elétricos IPOG

Pensando em oferecer formação de qualidade para engenheiros eletricistas, o IPOG, instituição de ensino superior com 20 anos de experiência na qualificação de especialistas para o mercado de trabalho, criou o MBA em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos.

Trata-se de um curso no qual o estudante vai construir expertise na utilização de ferramentas, repertório teórico e prático para elaborar, gerir, instalar sistemas elétricos com inteligência, estratégia e eficiência. 

As pós e os MBAs do IPOG são desenhados e atualizados com as expectativas do mercado, e a metodologia de ensino é estruturada para uma aprendizagem efetiva e contínua ao longo dos módulos. Além disso, o conhecimento adquirido nas aulas pode ser aplicado rapidamente à rotina dos alunos.  

Outro destaque do curso é o grupo de professores com ampla trajetória acadêmica e profissional, o que garante mais solidez no conteúdo apresentado em sala, já que são especialistas em diferentes campos e ainda têm uma rotina de atuação com a profissão.

Por ser um MBA, a metodologia também inclui a análise crítica de cases reais do setor, auxiliando os alunos na aquisição de habilidades e boas práticas em sistemas elétricos.

Abrangendo múltiplas frentes no setor, novas tecnologias, técnicas e normas, o MBA em Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos é uma formação completa.

Conheça o coordenador do MBA

Confira a grade curricular:

1) Fundamentos da Gestão Estratégica em Projetos Elétricos

2) Manutenção Elétrica e Gestão de Ativos

3) Diagnóstico e Estratégias para Recuperação de Sistemas Elétricos

4) Aterramento de Sistemas Elétricos

5) Proteção contra Descargas Atmosféricas – PDA

6) Proteção e Automação de Sistemas Elétricos

7) Qualidade da Energia Elétrica

8) Máquinas Elétricas: Motores, Geradores e Transformadores

9) Projeto e Execução de Instalações Elétricas Industriais

10) Geração de Energia Elétrica: Energia Solar e Eólica

11) Engenharia de Iluminação

12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Diferenciais desse MBA em elétrica

Além do elenco de professores especialistas, mestres e doutores, este curso de pós-graduação se destaca por ser o pioneiro no Brasil a oferecer uma disciplina específica de Proteção e Automação Elétrica.

Vale mencionar também que esta é uma capacitação voltada para formar o perfil profissional das posições gerenciais e de liderança na área de Engenharia Elétrica e conta com mais de 400 horas distribuídas pelas disciplinas, uma carga horária superior e que pode ser concluída em 12 meses.

A modalidade remota

O IPOG tem anos de experiência com as modalidades EAD, presencial e blended learning, todas reconhecidas pela qualidade e eficiência no processo de aprendizagem.

Em 2020, no contexto do isolamento social associado à pandemia de covid-19, a instituição lançou um novo formato de curso baseado em aulas remotas. São aulas ao vivo pela internet, em horários fixos, com a mesma dinâmica do presencial, além da interação em tempo real de professores e alunos.

Se você deseja alavancar a sua carreira, ampliar seus horizontes, aprofundar e atualizar seus conhecimentos tornando-se um especialista preparado para o mercado, fale conosco e descubra todas as vantagens de se tornar um aluno IPOG.

Gostou deste artigo sobre Gestão e Engenharia de Sistemas Elétricos? Confira mais 3 títulos que podem interessar:

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado, que faz total diferença no currículo.

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação – oferece diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

O IPOG está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal e conta com quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais.

A satisfação do aluno se tornou a sua marca registrada: o índice chega a 97,14% em todo o país. Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos já existentes no mercado, o que fez com que a instituição alcançasse o status que tem hoje.

Artigos relacionados

Por que se tornar um Perito em Engenharia? Você sabe o que faz um perito em Engenharia? Perícia (do termo latino perìtia, tem por significado a habilidade, o saber, derivado por sua vez de perìtus, "experto") é a análise técnica de uma situação, fato ou estado, redigida, relatada por um especialista nu...
As 7 Oportunidades das Edificações Inteligentes e de Alto Desempenho 1) Elas consomem menos: Imagine você escolhendo, na compra de uma geladeira, aquele aparelho que tem nível de eficiência energética D, por exemplo. Hoje em dia isso é impensável, não é mesmo? Para edificações, essa mesma tendência se intensificou com o aument...
Como a certificação PMP® pode impulsionar sua carreira? O PMI® – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados. Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamad...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários