Pós-graduação em engenharia: quais as tendências para 2023
5 minutos de leitura

Pós-graduação em Engenharia: aposta de 2023, conheça as melhores áreas para investir

Considerando avançar para o próximo passo na sua carreira com uma Pós-graduação em Engenharia? Então este artigo é para você.

A maioria dos profissionais graduados chega a um momento da carreira em que se dá conta de que precisa de mais formação para entregar melhores resultados, ter melhor domínio das novidades da profissão, assegurar empregabilidade ou mesmo fazer uma transição de carreira e empreender.

Por isso, ter uma especialização e buscar formação contínua ao longo da vida se tornaram ações fundamentais do perfil profissional mais desejado pelas empresas e clientes atualmente. 

Na área de engenharia, apesar do constante discurso de que sobram vagas, sabemos que o cenário está cada vez mais competitivo.

Em 2023, o setor se manterá aquecido e com novas possibilidades de atuação. Então, é possível dizer que não faltam vagas, mas quem se qualifica sai na frente e aproveita as melhores oportunidades.

Confira agora alguns insights importantes sobre o segmento, profissões em alta e informações úteis para você tomar a decisão certa.

Pós-graduação em Engenharia: áreas de atuação

De acordo com o Guia Salarial da Robert Half, importante levantamento nacional na área de recursos humanos, trouxe dados para engenheiros e outros profissionais do setor sobre tendências em áreas de atuação e contratações.

No panorama compreendido pelo estudo, a questão da engenharia sustentável, atenta ao meio ambiente, ao uso adequado de recursos e também à busca pela eficiência energética, se torna fundamental para a sociedade.

Além disso, há expectativa para a retomada da construção civil impulsionada por aspectos como juros mais baixos e fomentação ao crédito imobiliário. 

A pesquisa ainda ressalta a área de logística, cada vez mais inteligente, imersa no ambiente 4.0, que precisa fazer frente ao crescimento dos e-commerces e marketplaces.Mais insights sobre o mercado de trabalho em engenharia em 2023:

Três das posições em destaque são para o cargo de gerente, função para a qual uma Pós-graduação em Engenharia e o perfil de especialista são elementos cada vez mais obrigatórios e que trazem incremento salarial.

Confira abaixo algumas áreas em que é possível buscar um curso de especialização e avançar no plano de carreira.

BIM

BIM é uma metodologia que tomou conta do mercado da construção, e é fundamental que engenheiros e arquitetos tenham domínio sobre ela. No curso, o profissional vai estudar gestão de projetos construtivos nesse universo, aspectos como cronograma, orçamentos, processos operacionais etc.

Perícias de Engenharia 

Neste curso, o profissional aprofunda os conhecimentos nas técnicas e nos processos que envolvem auditorias e avaliações periciais, seja para atuar no contexto imobiliário, seja nas áreas judicial e cível, com a emissão de laudos e pareceres, oferta de consultoria, entre outros. 

Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialmente em um momento em que a biossegurança em todos os espaços fica ainda mais em evidência, o profissional que se especializar nesse campo estudará as ações voltadas para os princípios e as normas de preservação da vida e do bem-estar no ambiente ocupacional.

Engenharia Rodoviária

Nesta especialização, o estudante desenvolverá visão aprofundada dos sistemas de rodovias, como: drenagem, sinalização, pavimentos etc., podendo atuar com mais assertividade em empresas voltadas para projetos, execução e fiscalização do setor. 

Engenharia Ferroviária

Capacitação voltada a ampliar as habilidades gestoras em obras desse segmento e agregar expertise técnica em construção, manutenção, controle e logística ferroviária.

Engenharia Portuária

Cada vez mais a indústria portuária vem recebendo investimentos, especialmente considerando a necessidade de uma melhor infraestrutura para as operações comerciais no setor. Neste curso, o estudante vai ampliar o seu domínio sobre modelagem e gestão de projetos nessa área.

Engenharia Elétrica

Neste curso de especialização, o profissional terá acesso a um conjunto de disciplinas voltadas para o desenvolvimento de projetos, a instalação e a gestão de sistemas elétricos com estratégias e eficiência energética.

Engenharia de Produção

Quem deseja impactar o mercado com as melhores práticas e soluções para os processos industriais em toda a cadeia produtiva pode investir nesta formação que é composta de disciplinas focadas na otimização de operações e utilização de recursos para agregar valor ao negócio.

Gestão de qualidade 

A pós-graduação na área oferece conhecimentos em Lean Six Sigma, PMI, DOE e MASP para otimizar processos com foco na redução de perdas, conhecimentos da gestão de pessoas, de qualidade e de produtividade. Além disso, oferece uma visão ampla que pode ser integrada em toda a cadeia produtiva, desde escala de produção até a análise de produtos, e conferir resultados concretos e reais às empresas.

Gestão de fontes renováveis

A especialização ensina como reduzir custos e consumo de energia e aprender estratégias e alternativas de energia renovável e sustentável. Tudo é feito considerando as novas tecnologias e novos hábitos de consumo incorporados aos projetos com redução de emissões e uso de soluções renováveis de geração de energia elétrica.

Técnicas de certificação ambiental 

A área está em pleno crescimento e o curso oferece conhecimentos como as práticas construtivas de menor impacto ambiental e o seu desempenho técnico e econômico diferenciado. Dessa forma, os novos projetos aliam benefícios ambientais aos principais agentes de interesse com ganhos reais e significativos na vertente econômica.

Logística e Supply Chain

Essa especialização tem como foco oferecer as mais modernas técnicas, tecnologias, ferramentas e orientações de aplicabilidade imediata, o que resultará na formação de profissionais de alta performance.

Ele atende ao novo mercado, no qual prazos e custos operacionais são cruciais para a sobrevivência de toda organização do mercado, exige compreensão profunda da logística, que é uma ferramenta altamente eficaz em um mercado extremamente competitivo.

Segurança do trabalho

Devido ao crescimento da diversidade e complexidade dos processos industriais, as empresas vêm supervisionando e gerenciando todas as etapas da cadeia produtiva. Com essa especialização, o Engenheiro de Segurança do Trabalho se torna uma peça fundamental na prevenção de acidentes em diversas áreas.

Geotecnologias

Apesar de a área de Geotecnologia estar se tornando cada vez mais importante, ainda existem poucos cursos profissionalizantes ou de graduação. O MBA promove uma visão ampla e traz temas extremamente novos, interessantes e totalmente aplicáveis. 

Dessa forma, a aplicação prática dos módulos apresenta ao aluno uma usabilidade direta do que está sendo proposto, aumentando, assim, suas possibilidades profissionais e da empresa na qual você trabalha.

Pós-graduação em Engenharia é no IPOG

Muita gente se pergunta como escolher um curso de pós-graduação. A verdade é que a melhor escolha é sempre uma combinação de fatores diversos, como alinhar gostos pessoais e demandas de mercado, instituição de qualidade, reconhecida pelo MEC, que oferte experiências diferenciadas, e networking.

O IPOG combina diversos diferenciais para proporcionar a melhor escolha para quem busca uma formação de qualidade.

Presente no mercado há duas décadas, a instituição conta com dezenas de opções de cursos de pós-graduação em Engenharia, além de metodologia, convênios e infraestrutura completa para formação nesse segmento.

Também merecem destaque o corpo docente, formado por profissionais com trajetória acadêmica e profissional em âmbito nacional e internacional, e as grades curriculares atualizadas, alinhadas às demandas reais do dia a dia da profissão.

Confira os principais cursos de pós-graduação em Engenharia para fazer em 2023:

Se você está considerando dar um upgrade na sua carreiraFale conosco e descubra os detalhes e benefícios que o IPOG oferece aos seus alunos, agregando valor ao seu perfil profissional e contribuindo para o seu sucesso por meio de uma formação sólida e inovadora.

Gostou deste artigo? Leia também outros conteúdos em nosso blog:

Artigos relacionados

Metodologia BIM e o Impacto nos resultados de quem aplica Por várias vezes, nós já mostramos aqui no Blog IPOG, como o trabalho com a metodologia BIM é importante para melhorar os processos em projetos de diversas áreas. Além de inovar projetos de Engenharia e Arquitetura, a metodologia ainda contribui para otimizar ...
Projeto de obra no Hot Park Resort integra conceituada publicação internacional da Engenharia O trabalho conduzido pelo coordenador do curso em MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade & Desempenho da Construção do IPOG, Doutor Sérgio Botassi, e que envolveu a participação dos engenheiros Kennedy Leandro de Souza Neves e Estevão Alencar Bandeira, foi ...
Descubra as vantagens da Sustentabilidade na Arquitetura A cada dia mais se fala sobre a sustentabilidade na arquitetura. Sabe-se que ainda é impossível realizar uma edificação sem impactos na natureza, mas é possível reduzir os danos. No entanto, segundo a professora do IPOG na Pós-graduação Master em Iluminação &...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo.

Comentários