Ser gerente de projetos: 6 dicas para se tornar um
4 minutos de leitura
18 de Abril de 2018

Ser gerente de projetos: 6 dicas para se tornar um

Você já pensou em se tornar gerente de projetos? Então, continue acompanhando este material! A recessão econômica dos últimos anos influenciou a área de gestão de projetos, no entanto, os próximos anos, a começar por 2018 – considerando a reversão do PIB a partir de 2017 e o crescimento mundial –  prometem uma recuperação no número de projetos que serão propostos por empresas de diversos segmentos.

Isso deve acontecer devido à necessidade de novas soluções para problemas complexos, o que irá gerar uma nova onda de contratações para gerentes de projetos, no Brasil e no mundo,  segundo o Project Management Institute (PMI), que realizou o estudo e identificou que até 2020 o Brasil precisará de 1,3 milhão de gerentes de projetos.

Segundo o PMI, até 2020 o Brasil precisará de 1,3 milhão de gerentes de projetos.

E como se tornar um gerente de projetos?

Para participar desta nova onda de contratações o gerente de projetos deverá preparar-se para a nova economia, assumir as responsabilidades inerentes à área e desenvolver habilidades em projetos para lidar com riscos, planejamento, controle de orçamentos e decisões estratégicas do negócio. Tudo isso porque mesmo os profissionais com mais tempo de experiência se deparam com a necessidade de adaptar-se aos novos moldes do mercado.

Segundo Luís Antônio Volpato, coordenador do MBA Gestão de Projetos do IPOG, a instituição inovou ao lançar a especialização com foco em negócios, com o objetivo de formar Gerentes de Projetos. Ele explica que o programa oferece o instrumental necessário e indispensável para os processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo conceitos, fundamentos e metodologia na administração de projetos.

Ele ainda destaca que o conteúdo das aulas está em conformidade com as mais avançadas práticas de gestão de projetos, utiliza o Guia PMBOK® (A Guide to the Project Management Body of Knowledge) – sixth Edition – Project Management Institute (PMI-2017). “Este é um documento de referência mundial na área, que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos, além de disciplinas com foco em negócios, como Gerenciamento de Pessoas, Negociação, Estratégia empresarial e análise de viabilidade financeira em projetos”, explica o coordenador do MBA.

… dicas para ser um gerente de projetos

Para um bom gerente de projetos é preciso ser e estar muito bem preparado para enfrentar os desafios que a profissão exige, principalmente na capacidade de planejar e utilizar os recursos disponíveis (normalmente escassos) da forma mais eficiente possível, mitigando os riscos das operações, para isso é importante:

1) Entender as necessidades do momento

Um gerente de projetos deve sempre perguntar “por que” e “para quê” realizar uma determinada atividade. Dessa forma, ele procura entender o que a empresa e a equipe precisam e como atender a demanda de forma satisfatória. Ao realizar este exercício estará realizando o gerenciamento de pessoas (stakeholders) e terá mais possibilidades de crescimento na carreira.

2) Ter capacidade de realização

O gerente de projetos é o líder da equipe e deve sempre pensar as decisões de forma positiva, com flexibilidade e tenacidade na hora de resolver os problemas. Portanto, deve estar sempre preparado para trabalhar no impasse, seja ele qual for, até que se encontre a solução ideal.

3) Ser um gerente de projetos exigente

Um bom gerente de projetos é exigente e detalhista, acompanha todo o trabalho do início ao fim, para garantir que ele realmente seja bem-feito, pois será cobrado pelo resultado de toda equipe.

4) Ter respeito com a equipe

O respeito deve prevalecer em quaisquer situações, portanto, deve-se evitar o conflito entre a equipe, evitando assim a perda de eficiência e produtividade. É importante que o gerente de projetos mantenha sempre a seriedade e serenidade, pois, caso haja excesso de companheirismo e amizade, sua equipe pode não te respeitar e sem isso, não consegue atingir as suas metas propostas.

5) Valorizar a equipe

O gerente de projetos ao perceber que alguém da sua equipe se superou ou chamou a atenção de forma positiva, deve elogias, um elogio faz com que uma pessoa ou a equipe, trabalhe mais motivada e que produza resultados acima dos esperados.

6) Conhecer cursos e certificações de gerenciamento de projetos

Conhecer cursos de gerenciamento de projetos e as certificações profissionais, como por exemplo o PMP ( certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos) que é extremamente importante e valorizada pelas empresas, pois trata-se de um reconhecimento mundial.

A certificação PMP atesta que o profissional possui experiência, formação e competência para conduzir projetos de forma eficiente e eficaz, além do que, a realização de cursos e a busca da certificação PMP faz com que o gerente de projetos tenha um diferencial no mercado, realizando ganhos (seja como profissional liberal ou contratado CLT) acima dos profissionais sem esta formação.

Em que áreas o gerente de projetos pode atuar?

O Gerente de Projetos pode atuar em muitas frentes e simultaneamente, desde a organização de uma festa de casamento, na estratégia de uma marca, nos processos de uma empresa global, no lançamento de um produto, na construção de usina hidrelétrica, em projetos de Comunicação e Tecnologia da Informação, em projetos públicos… enfim, muitas coisas, Mas sempre considerando as variáveis, o risco e o retorno na tomada de decisões e principalmente na relação com os stakeholders.

Ser ou não ser um gerente de projetos, eis a questão

Considerando que o momento econômico deverá proporcionar para a economia brasileira um crescimento nos próximos anos, com a reversão negativa e perspectivas de PIB cada vez maiores, o MBA em gerenciamento de Projetos do IPOG é a alternativa ideal para quem busca criar objetivos mensuráveis em projetos empresariais e pessoais.

Além do conteúdo desenvolvido estar em conformidade com o PMI (Project Management Institute) considerando as áreas de conhecimentos do PMBOK (Project Management Knowledge) 6ª Edição, 2017, trata-se de um documento de referência mundial na área e que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos, além de disciplinas com foco em desenvolvimento humano, negociações, estratégia, games, viabilidade de projetos e preparação para a certificação PMP.

Com o objetivo de formar Gerentes de Projetos , o programa oferece o instrumental necessário e indispensável para os processos estratégicos, desenvolve a capacidade de análise e reflexão críticas, apresentando e desenvolvendo habilidades humanas, habilidades de análise financeira, fundamentos e metodologia na administração de projetos empresariais e pessoais.


Artigos relacionados

Quer ser um empreendedor? Confira nossas dicas! A arte de empreender é capaz de transformar vidas, gerar empregos e possibilitar que desafios sejam superados. O empreendedorismo faz com que as pessoas se inspirem, sonhem, e tenham muitas ideias para a construção de um negócio promissor. Mas antes de pensar ...
MASTER BIM: conheça a metodologia que veio para inovar os projetos de arquitetura e engenharia! Se você, caro leitor, é um profissional da indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção Civil), provavelmente já deve ter ouvido falar da metodologia BIM. Mas a conhece realmente e compreende a extensão de sua funcionalidade e importância para o planeja...
Por que existem tantos problemas em obras? Frequentemente vemos na imprensa notícias sobre obras com uma qualidade questionável. Em algumas, os problemas são tão graves que acabam culminando em tragédias. Mas por que será que isso acontece tanto, já que todas elas são, ou pelo menos deveriam ser, plane...

Sobre Luiz Antonio Volpato

Doutor em Novas Tecnologias em Educação e Mestre em Administração Financeira, Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Professor Doutor, na PUC-SP e Professor Titular na ESPM-SP, ministra disciplinas de Administração Financeira, Contabilidade e Gestão de Projetos em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente é consultor Financeiro de empresas, Professor convidado do MBA Executivo da Universidade Católica do Porto-Portugal e, Coordenador do MBA de Gestão de Projetos do IPOG-Goiânia.

Comentários