Como a certificação PMP® pode impulsionar sua carreira?
3 minutos de leitura

Como a certificação PMP® pode impulsionar sua carreira?

O PMI® – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados. Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamado PMBoK que está em sua 5ª Edição, o qual ao longo dos anos vem sendo aprimorado de acordo com as boas práticas identificadas no mercado. Portanto, é muito importante estar ligado a esta instituição que desde 1969 vem influenciando empresas, pessoas e carreiras através de suas publicações e ações em prol do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo.

No caso da Engenharia Civil e Arquitetura, tem aumentado a procura pela certificação PMP® (Project Management Professional, em português, Profissional de Gerência de Projetos). Trata-se de um documento emitido pelo PMI®, após a realização de um exame. Com essa certificação, o profissional aumenta suas chances de empregabilidade, potencializa seu crescimento profissional e conquista reconhecimento por ser essa a qualificação mais valorizada e respeitada em todo o mundo, no que se refere a Gestão de Projetos.

Ao conquistar a certificação PMP®, o profissional pode comprovar, formalmente, que possui conhecimento nas competências exigidas, que é capaz de atuar como gerente ou gestor de projetos ou até mesmo fazer parte de uma equipe de projetos. Essa área de atuação baseia-se principalmente nestes seguintes fatores:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento/Controle
  • Encerramento

Também é preciso saber sobre Gerenciamento da Integração, do Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, da Comunicação, dos Riscos, das Aquisições e das Partes Interessadas do Projeto, que são comuns a todos os projetos.

Ao ser aprovado e alcançar reconhecimento a partir da certificação PMP®, essa qualificação se torna um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Mais do que experiência, há a comprovação de que este profissional atende aos requisitos mais exigentes e reconhecidos em todo o mundo na área de Gestão de Projetos. Que está apto para aplicar técnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas nas atividades em que atua, visando sempre atingir objetivos predefinidos.

Além disso, para as empresas, é importante ter profissionais certificados. Isso demonstra aos clientes a preocupação da organização em seguir padrões que são referência mundial em relação às melhores práticas normatizadas. Por outro lado, agrega ao seu produto mais qualidade, pois efetivamente o gerenciamento de projetos acontece, o que traz mais resultados, reduz custos e ainda cria espaço para crescimento profissional e engajamento dos colaboradores.

Para obter a certificação PMP®, é necessário que o candidato tenha conhecimentos específicos de Gerenciamento de Projetos, e esteja apto a seguir um código de conduta profissional. Também é necessário ser aprovado em um exame de múltipla escolha, que mede o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, é aplicado no mundo todo. Por ser uma referência internacional, trata-se de um exame difícil, para o qual a maior parte dos candidatos precisa de ajuda como a de cursos preparatórios, antes de realizar a prova pela primeira vez.

Atento a essa necessidade, o IPOG utiliza no MBA Gestão de Projetos para Engenharias e Arquitetura as metodologias propostas pelo PMI®. Além disso, durante a especialização, existem módulos preparatórios para o exame. Em um mercado onde as oportunidades estão escassas, buscar se diferenciar pode ser determinante para o seu futuro profissional. Neste MBA, o aluno já sai especialista em Gestão de Projetos e ainda capacitado para conquistar sua certificação com reconhecimento internacional.

Afinal, em sua constante busca por melhores resultados, as organizações têm demandado cada vez mais versatilidade e competência dos profissionais, aderente à proposta do triângulo de talentos proposto pelo PMI.

O triângulo é composto por habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, habilidades de liderança e habilidades de gestão estratégica de negócios. Cada uma dessas habilidades requer conhecimentos, métodos e ferramentas que o gerente de projeto deve dominar para aumentar a atratividade de seu perfil para as organizações.

Artigos relacionados

Saiba mais sobre a tecnologia BIM e seja um profissional desejado pelo mercado A indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) apresenta cada vez mais complexidade e competitividade. Isso se deve ao surgimento das novas tecnologias e, ao mesmo tempo, do amplo acesso à informação. Neste cenário, técnicas de construção virtual e fo...
Engenharia Elétrica: conheça as principais oportunidades para profissionais Ao entrar na faculdade, você provavelmente tinha uma ideia pré-concebida do que o profissional de Engenharia Elétrica faria, certo?  A ideia inicial se manteve, mas com o tempo acreditamos que você percebeu que a área é muito mais do que apenas a perspectiv...
Tipos de fundações: qual a importância em uma obra e como escolher o mais adequado A fundação é a parte mais importante de uma construção. Ela é o alicerce necessário para que a obra se mantenha resistente e que, com o tempo, não haja rupturas na estrutura do edifício. Para chegar a esse objetivo, o profissional deve optar entre os tipos de...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br