Como a certificação PMP® pode impulsionar sua carreira?
3 minutos de leitura

Como a certificação PMP® pode impulsionar sua carreira?

O PMI® – Project Management Institute – é a maior instituição de Gerenciamento do Projetos no Mundo, estando hoje em mais de 200 países e com mais de 500 mil associados. Além desses números, o PMI possui várias publicações e um conjunto de boas práticas chamado PMBoK que está em sua 5ª Edição, o qual ao longo dos anos vem sendo aprimorado de acordo com as boas práticas identificadas no mercado. Portanto, é muito importante estar ligado a esta instituição que desde 1969 vem influenciando empresas, pessoas e carreiras através de suas publicações e ações em prol do Gerenciamento de Projetos em todo o mundo.

No caso da Engenharia Civil e Arquitetura, tem aumentado a procura pela certificação PMP® (Project Management Professional, em português, Profissional de Gerência de Projetos). Trata-se de um documento emitido pelo PMI®, após a realização de um exame. Com essa certificação, o profissional aumenta suas chances de empregabilidade, potencializa seu crescimento profissional e conquista reconhecimento por ser essa a qualificação mais valorizada e respeitada em todo o mundo, no que se refere a Gestão de Projetos.

Ao conquistar a certificação PMP®, o profissional pode comprovar, formalmente, que possui conhecimento nas competências exigidas, que é capaz de atuar como gerente ou gestor de projetos ou até mesmo fazer parte de uma equipe de projetos. Essa área de atuação baseia-se principalmente nestes seguintes fatores:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento/Controle
  • Encerramento

Também é preciso saber sobre Gerenciamento da Integração, do Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, da Comunicação, dos Riscos, das Aquisições e das Partes Interessadas do Projeto, que são comuns a todos os projetos.

Ao ser aprovado e alcançar reconhecimento a partir da certificação PMP®, essa qualificação se torna um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Mais do que experiência, há a comprovação de que este profissional atende aos requisitos mais exigentes e reconhecidos em todo o mundo na área de Gestão de Projetos. Que está apto para aplicar técnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas nas atividades em que atua, visando sempre atingir objetivos predefinidos.

Além disso, para as empresas, é importante ter profissionais certificados. Isso demonstra aos clientes a preocupação da organização em seguir padrões que são referência mundial em relação às melhores práticas normatizadas. Por outro lado, agrega ao seu produto mais qualidade, pois efetivamente o gerenciamento de projetos acontece, o que traz mais resultados, reduz custos e ainda cria espaço para crescimento profissional e engajamento dos colaboradores.

Para obter a certificação PMP®, é necessário que o candidato tenha conhecimentos específicos de Gerenciamento de Projetos, e esteja apto a seguir um código de conduta profissional. Também é necessário ser aprovado em um exame de múltipla escolha, que mede o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, é aplicado no mundo todo. Por ser uma referência internacional, trata-se de um exame difícil, para o qual a maior parte dos candidatos precisa de ajuda como a de cursos preparatórios, antes de realizar a prova pela primeira vez.

Atento a essa necessidade, o IPOG utiliza no MBA Gestão de Projetos para Engenharias e Arquitetura as metodologias propostas pelo PMI®. Além disso, durante a especialização, existem módulos preparatórios para o exame. Em um mercado onde as oportunidades estão escassas, buscar se diferenciar pode ser determinante para o seu futuro profissional. Neste MBA, o aluno já sai especialista em Gestão de Projetos e ainda capacitado para conquistar sua certificação com reconhecimento internacional.

Afinal, em sua constante busca por melhores resultados, as organizações têm demandado cada vez mais versatilidade e competência dos profissionais, aderente à proposta do triângulo de talentos proposto pelo PMI.

O triângulo é composto por habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, habilidades de liderança e habilidades de gestão estratégica de negócios. Cada uma dessas habilidades requer conhecimentos, métodos e ferramentas que o gerente de projeto deve dominar para aumentar a atratividade de seu perfil para as organizações.

Artigos relacionados

Graduação em Engenharia: profissões em alta no mercado nacional Você sabia que engenharia é a área que mais aparece num estudo sobre a demanda por profissionais de nível superior para o futuro no Brasil? O ranking divulgado na revista Exame mostra um mercado bastante favorável para quem investir numa graduação em engen...
Quais as expectativas do mercado de trabalho para profissionais de Design de Interiores em 2019? O mercado de trabalho para o profissional que idealiza, planeja e organiza de maneira adequada e responsável os ambientes interiores residenciais, corporativos, comerciais e até cenográficos estará em grande expansão em 2019, segundo constatações de profission...
Gestão estratégica de custos: o que é e para que serve? Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar alternativas para assegurar sua sobrevivência e ainda ter rentabilidade. A gestão estratégica de custos é um dos métodos essenciais para atingir essas metas. Gestores dos mais dive...

Sobre Assessoria de Comunicação

Equipe de produção de conteúdo IPOG. Responsável : Bruno Azambuja - Gerente de Marketing - bruno.azambuja@ipog.edu.br